Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Clio Cup 1ª Prova
ArrayA minha corrida nao foi má. Uns contratempos iniciais que me fizeram cair para as últimas posições, mas ainda consegui recuperar até 4º. Pode ser que amanhã corra melhor.

Nos ETCC, bem, foi bater até o carro ficar em muito mau estado. Onde diabo é que estavam as escapatórias?
Não percebi bem. Podes explicar melhor como é que a fita comprime os gases em altas rotações com o calor? Fiquei curioso porque tinha ideia que o funcionamento era apenas o de aumentar o fluxo de ar evitando através da fita que parte do ar batesse no radiador.
Na F1 penso que são usadas diferentes aberturas de tamanho fixo. Se quiserem mais ou menos ar para arrefecer os travões é só usar uma abertura maior ou menor respectivamente. Não me lembro de ver fita cola.[/quote]

para tu veres vou aqui por uma descriçao tirada de um site do que é a fita termica e o que faz...

[Image: Termo_box.jpg]

Muitos ainda não conhecem, mas nos Estados Unidos, onde rodam as máquinas mais rápidas do planeta, já é bem comum o uso de fitas térmicas para retenção do calor de escapamento e admissão. A mais comum a Thermo Tec, já testada e aprovada circula por todo o mundo.
No Brasil já podemos contar com essa tecnologia. Desenvolvida por Giba Escapamentos, www.giba.com.br , a TERMOTAPE faz a mesma função da fita americana. Como funciona?

NO ESCAPAMENTO:

Usada principalmente nos tubos de escapamento ela retêm o calor dos gases dentro do cano de descarga, mantendo a densidade baixa, o que facilita a expulsão dos gases, trazendo benefício no desempenho do carro. Revistas americanas já comprovaram estes benefícios em dinamômetro, com ganho de Potência e Torque.

Usar nos tubos de descarga também reduz o calor no cofre do motor, bem como em tudo que está no cofre do motor, tais como, mangueiras de combustível, mangueiras de óleo, eletrônicos, compressor de ar condicionado, etc. aumentando a vida útil destes componentes.

NA ADMISSÃO:

Nos tubos de admissão, ela faz o mesmo papel, neste caso não deixando que os tubos de admissão se aqueçam, mantendo o ar mais frio, mais denso, portanto dando uma maior potência.

Em carros TURBO, o benefício é ainda maior, pois temperatura da carcaça quente da turbina é muito maior do que em um coletor de um carro aspidado.

Mas a fita realmente reduz a temperatura do cofre?

Isto é o que a Equipe Turbocar foi descobrir. Desafiamos o Giba para um teste prático da fita para saber se realmente a Termotape é eficiente.

Como foi o teste:

[Image: Foto_1.jpg]

Pegamos um carro, no caso um Gol com escapamento dimensionado e revestimos apenas dois canos de descarga com a Termotape.

Depois para simular mos componentes próximos ao coletor de descarga colocamos duas chapas de alumínio próximas, sem contato direto, dos canos. Uma nos dois canos revestidos com a fita e outro nos dois canos sem o revestimento.

[Image: Foto_2.jpg]

Então marcamos o lugar onde se ia tomar a temperatura nas chapas de alumínio com fita isolante. Isto também foi necessário para que o pirômetro fizesse a leitura correta.

[Image: Foto_3.jpg]

Temperatura ambiente = 25 C

Teste 1

[Image: Graf_teste1.jpg]

Aquecimento do motor até sua temperatura normal de trabalho.
Hora de ligar o motor. A cada 2 minutos tomamos a temperatura das duas chapas de alumínio e veja o resultado.

Teste 2

[Image: Graf_teste2.jpg]

Desligamos o motor e resfriamos as chapas de alumínio, agora é hora de ver com o carro desligado a influência da temperatura com o carro desligado, sem gerar calor. O resultado foi surpreendente.

[Image: Piro_82.jpg] [Image: Piro_168.jpg]

Conclusão:

Assim como a Termo Tec americana a TERMOTAPE realmente mantém a temperatura do cofre do motor mais baixa em torno de 30%. Isso realmente trás benefício para as partes próximas ao escapamento aumento sua vida útil. Um outro fator é que a temperatura do cofre do motor sendo mais baixa o ar admitido pelo motor é mais frio, conseqüentemente mais denso, o que trás também ganho de potência.

ajudei???era disto que falavas nao era???
[Image: minid1.jpg]
[Image: thumb_normal_20070224234506.jpg][Image: thumb_normal_20070224234506.jpg][Image: thumb_normal_20070224234506.jpg][Image: thumb_normal_20070224234506.jpg]
Reply
Okki, isso até pode resultar, mas no mod eles referem-se ao gril tape, e o gril tape, é aquilo que o Rui Azevedo disse.. Hum, tu ao alterares aquele parâmetro, só ganhas mais velocidade de ponta (e consequentemente um aumento da temperatura do motor)... Segundo isso que meteste aí, as temperaturas do motor baixam com essa tape pos colectores de escape, e tu se mexeres naquele parâmetro do clio, a temperatura do motor tende em aumentar.. Por isso, definitivamente não é isso que tu dizes

Anyway, desconhecia essa fita térmica, mas é bacana:cheesy:
Reply
ArrayOkki, isso até pode resultar, mas no mod eles referem-se ao gril tape, e o gril tape, é aquilo que o Rui Azevedo disse.. Hum, tu ao alterares aquele parâmetro, só ganhas mais velocidade de ponta (e consequentemente um aumento da temperatura do motor)... Segundo isso que meteste aí, as temperaturas do motor baixam com essa tape pos colectores de escape, e tu se mexeres naquele parâmetro do clio, a temperatura do motor tende em aumentar.. Por isso, definitivamente não é isso que tu dizes

Anyway, desconhecia essa fita térmica, mas é bacana:cheesy:[/quote]

LOL pois mas acredita que aquece o motor (bloco) essa fita porque eu tive no meu e o bloco rachou (bloco em aluminio)

mas tb nao interessa pa nada:fixe:
[Image: thumb_normal_20070224234506.jpg][Image: thumb_normal_20070224234506.jpg][Image: thumb_normal_20070224234506.jpg][Image: thumb_normal_20070224234506.jpg]
Reply
Fico contente de ver que a malta se divertiu e o teste correu bem.
Eu só entrei para ver se a minha instalação estava bem e depois fiquei a monitorizar o live. Tinha outro teste à mesma hora de gtr2 em que tb se estava a testar o live e assim fiquei a tratar dos dois.

Boa sorte a todos para logo!:fixe:
Filipe Galego

[Image: assinaturaracingjf9.jpg]
Reply
ninguem tem por aí um replay do teste??
Reply
Como o Tiago disse, no mod não se trata dessa fita mas sim da simples colocação de fita na frente do carro. Não conhecia essa e tenho algumas dúvidas quanto a isso mas isso já é outra história.

O replay já está a sair e daqui a pouco faço upload e coloco aqui o link.

EDIT:

LINK REPLAY: http://rapidshare.com/files/17368515/Brand...y_v2_1.Vcr.html
Reply
ArrayComo o Tiago disse, no mod não se trata dessa fita mas sim da simples colocação de fita na frente do carro. Não conhecia essa e tenho algumas dúvidas quanto a isso mas isso já é outra história.

O replay já está a sair e daqui a pouco faço upload e coloco aqui o link.

EDIT:

LINK REPLAY: http://rapidshare.com/files/17368515/Brand...y_v2_1.Vcr.html[/quote]

mas nao precisas de desconfiar:biggrinbandit:é o que se usa em competiçao...eu próprio tenho noi meu carro mas so no sistema secundário porque é como te digo em blocos de aluminio nao e recomendavel pois racha quando se desliga o carro...pk os gases que estao comprimidos e nao saiem quando se desliga o carro eles voltam ao bloco (pelo menos foi o que li num livro que cá tenho!)

e acredita em aceleraçao nao notas nada....mas o meu civic em ponta dava 225km/h e com a fita aumentou 5km/h ficando a dar 230km/h:fixe:
Reply
ArrayGrill tape is nothing more than duct tape. This tape is applied to the front bumper & air dam of the car covering the openings for air flow to the various components that are cooled through the force of air. These components include the radiator, oil/transmission coolers, & brakes.[/quote]
in "http://www. racelinecentral.com/RacingSetupGuide.html"

este é o sentido de "grill tape" que nós usamos nos simuladores, o que não impede a existência de outras fitas nos automóveis…

por falar em fitas, se a corrida de ontem não fosse de teste apresentava um protesto!
No fim da primeira volta, fiz a “recta” da meta lado a lado com alguém, (não vi quem era) e ao chegar à T1 quis olhar para o lado para ver onde ele estava. Enganei-me no botão e carreguei na embraiagem. Com isto tudo falhei a travagem e sai de traseira contra as barreiras. Apetece-me protestar contra pilotos em pista que me ultrapassam, embraiagens nos botões e coisas que tal…
Reply
Arrayin "http://www. racelinecentral.com/RacingSetupGuide.html"

este é o sentido de "grill tape" que nós usamos nos simuladores, o que não impede a existência de outras fitas nos automóveis…

por falar em fitas, se a corrida de ontem não fosse de teste apresentava um protesto!
No fim da primeira volta, fiz a “recta” da meta lado a lado com alguém, (não vi quem era) e ao chegar à T1 quis olhar para o lado para ver onde ele estava. Enganei-me no botão e carreguei na embraiagem. Com isto tudo falhei a travagem e sai de traseira contra as barreiras. Apetece-me protestar contra pilotos em pista que me ultrapassam, embraiagens nos botões e coisas que tal…[/quote]

bom artigo e obrigado por esclareceres!!!

quanto ao teu protesto....bem tambem protesto..nao gosto que me ultrapassem:biggrinbandit:
Reply
Só para informar que dada a impossibilidade de 1 dos meus pilotos nao poder correr hj eu vou correr por ele :racer:
[Image: sig.png]
Reply

Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  Clio Cup -Prova 8 Filipe Galego 17 9.012 11-05-2007, 05:34 PM
Last Post: Pedro Rodrigues
  Clio Cup - 8ª Prova - Pedido João Barbosa 11 6.706 09-05-2007, 10:57 AM
Last Post: Freeman29
  SRP-PTCC Clio Cup - Calendário iceman 29 16.726 04-05-2007, 10:04 PM
Last Post: Rui Azevedo

Forum Jump:

Users browsing this thread: 9 Guest(s)