Threads: 296
AlexB,Jun 22 2005, 05:27 PM Wrote:Eh lá! Temos um boletim metereológico muito preciso:bigsmile:!
Espero k ainda vá a tempo de vos convencer a mudar o "weather", pelo menos no campeonato, para random. Tempo assim pre-definido retira completamente a componente táctica à volta dos pneus e estilo de condução ao longo da prova. E não estou só a falar de seco e chuva. É k à partida já todos sabemos k a corrida vai começar a 20º e acabar a 27º o k ker dizer k já estão definidos à partida o jogo dos pneus e respectivas pressões.
Espero que a filosofia do campeonato seja realismo e não comodismo.
De qualquer forma é bom saber que as coisas tão a andar e que já temos corridas agendadas.
Bom trabalho!!
<div align="right">[snapback]5981[/snapback]</div> subscrevo a 100% :cool:
..................................................................................................................
I know you believe you understand what you think I said, but I am not sure you realize that what you heard is not what I meant....
.................................................................................................................
Threads: 4
O marco mete lá uma cunha ao S. Pedro para que tenhamos uma dessas provas com chuva, penso que seria interessante nao só pela aplicação que teriamos de ter na condução durante a prova como pelo teste que se poderia fazer ao servidor e ate ao computador de cada um visto que as corridas " á chuva " exigem mais recursos dos distos pcs, servidor e ligação.
cumprimentos
Knowledge comes through practice.
- Celtic proverb -
Threads: 233
estao 4 corridas marcadas. dessas 4, um tem tempo variavel.
q mais preciso dizer?
Threads: 10
24-06-2005, 12:42 AM
(This post was last modified: 24-06-2005, 12:43 AM by AlexB.)
Guardian_Angel, eu já tive esta conversa em privado com o Marco, mas parece-me um assunto interessante de ser discutido em público, nem que seja só para aprofundar-mos as ideias k cada um tem da simulação de corridas.
Para mim o interesse, ou falta dele, de ter corridas à chuva é exactamente o mesmo de ter corridas em seco, visto k se forem pre-definidas são tão desinteressantes umas como outras. O que eu pretendo não é determinado estado metereológico pre-definido mas antes uma aleatoriadade definida pelo jogo (Isto é muito importante) para o estad do tempo em TODAS as provas. Eu não me importo k sejam todas em seco, mas tem é de ser em modo random nas opções do jogo e passo a explicar porquê:
Se for pre-definido as condições do tempo serão constantes ao longo de toda a prova variando apenas a temperatura e duma forma sempre igual k muitos de nós, já mais batidos nestas andanças, conhecemos à partida. Isto retira à partida toda a componente táctica dos pneus tanto na escolha dos mesmos como na pressão escolhida. E não é por ser à chuva que isto muda pk se for pre-definido então todas as limitações serão as mesmas mas apenas em chuva. Além disso limita bastante as condições de treino visto sabermos antemão o estado da pista no dia da corrida.
Se por outro lado o tempo estiver em random no jogo, não só temos um factor extremamente importante ( aliás o único factor) a ter em conta na táctica da prova, que é a temperatura variável além de ninguem nos garantir que se começar-mos em seco não acabamos com uma chuvada ou vice-versa. Resumindo, o modo random é o único que nos fornece uma metereologia dinâmica ao longo da prova. Todas as outras são pré-definidas.
Como o campeonato é português nem ponho a hipótese de não entrar, afinal não há nada como a bela condução à tuga:bigsmile: mas sinceramente retirar esta componente (e não digo em uma ou duas, digo em todas as provas) é sem dúvida baixar ó campeonato para um patamar inferior k não o realista, ainda mais com um jogo que para além de tantas outras coisas fantástica também tem esta muito bem modelada.
E para quem tem medo da chuva, não tenham pk mesmo com tempo em random é muito improvavel a ocorrência de chuva em prova.
Threads: 153
È o Marco que vai decidir isso, mas mesmo assim vou por o nariz no assunto também.
Eu até concordo contigo Alex, mas apenas parcialmente. O tempo variável pode ser interessante e até pode promover algumas recuperações para quem já com elas não contava.
Mas existe o reverso da medalha. Penso que o pessoal quer, acima de tudo, divertir-se com o campeonato. A esmagadora maioria conduz com piso seco e não é que não consigam andar em piso molhado, mas se em seco o setup já conta bastante com o piso molhado então é absolutamente determinante. E não há setup de seco que permita ter uma condução sem sobressaltos em molhado e vice versa.
No primeiro caso (setup p/seco com piso molhado) os problemas são, principalmente, nas travagens (irão suceder-se os bloqueios e saídas de pista) e na aceleração à saída das curvas (peões com fartura).
No segundo caso (setup p/molhado em seco) os problemas são o alongamento excessivo das distâncias de travagem, o aquecimento excessivo de travões e pneus (mesmo que se mude para pneus slick) porque os travões terão um pressão menor para molhado mas também com um brake duct inferior e o acerto de camber, caster, roll bar e pressão de pneus é diferente para chuva.
Assim as corridas com tempo variável acabam mais por se tornar numa lotaria do que realmente numa estratégia ou táctica devido à imprevisibilidade e às dificuldades de condução acrescidas que possa colocar.
Acho que será bem mais divertido ter todo o pessoal a andar bem com o tempo seco e a lutar por lugares, que ver alguns, se calhar muitos, a ficarem pelo caminho devido às dificuldades impostas pelo clima.
Como iremos ter 12 provas, penso seu que talvez possamos fazer umas 2 corridas com chuva e outras 2 com tempo variável para que não seja sempre, sempre seco. Mas a maioria das corridas parecem bem em seco. Afinal as próprias corridas automóveis tendem a ter a maioria das provas com piso seco também.
Acho que o ALexB refere dois pontos
1 - a imprevisibilidade (como na real): ir para uma prova sem saber o tempo que vai estar e pudendo mudar durante a prova.
2 - a probabilidade (como na real): deixando em random é pouco provavel que haja provas em chuva, talvez n mais que duas num campeonato.
Por isso, ter tempo ramdom, na practica, n vai dar os problemas referidos pelo Luís, apenas retira um tipo de incerteza essencial nesta simulação, retirando parte do seu atractivo.
Uma das coisas que sempre lamentei no GPL é a falta de chuva etc... nada real.
Uma das coisas que me atrai no GTR é a possibilidade de ter chuva de forma aleatória (e tb correr de noite), indo ao encontro do que gosto e acho que é o objectivo de um bom sim: simular...:amuse:
Embora compreenda que numa pre temporada se opte por provas em seco, lamentarei que no camp n seja tempo aleatório, porque de certa forma contradiz o tipo de competição que reflecte.
..................................................................................................................
I know you believe you understand what you think I said, but I am not sure you realize that what you heard is not what I meant....
.................................................................................................................
Já tenho feito algumas corridas online com tempo variável e aqui põem-se 2 questões:
1 Usar time scaled weather
2 O clima não varia em função do tempo das sessões
Ora o que acontece é que no primeiro caso vamos ter corridas em que começam secas, 10 voltas depois está a chover (vamos para a box), 8 voltas depois parou de chover, 10 voltas depois a pista está seca, mais umas 6 voltas e começa a ameaçar chover outra vez.
No segundo caso está a chover está a chover e pronto, está seco está seco e pronto, muito, muito raramente, começa seco e para aí a 15/20 minutos do fim começa a chover; ou começa a chover e para aí as uns 20 minutos do fim para de chover, o que não faz diferença de maior porque a pista não vai secar assim tão depressa, embora mesmo no final já faça alguma diferença, pouca, mas faz.
Outra situação que sucede: sessaõ de treinos com piso seco, depois a sessão de qualificação com piso molhado, depois a corrida com piso seco, ou o inverso.
Ou seja, de uma sessão para outra o tempo pode mudar drasticamente de seco para molhado, ou vice versa. Até já tem acontecido treinos, qualificação e warmup com piso molhado e a chover e quando vamos para a corrida o tempo está seco e a pista a secar rapidamente (para aí umas 8 voltas para secar) e nunca mais volta a chover.
Não me parece que seja bem isto que se passe na realidade. Se há coisa que as equipas procuram antecipar o melhor que podem é o tempo que vai estar na corrida. È claro que o tempo não é uma variável de fácil previsão, mas num curto espaço de 2/3 dias ao nível de certeza já apresenta valores muito bons.
Além disso é raro existirem provas onde haja uma variação significativa das condições climatéricas durante a corrida. È certo que por vezes existem , mas é raro.
Sinceramente acho que prefiro ter a maioria das provas com tempo seco e umas 4 entre tempo de chuva e variável.
Luís, se as mudanças são assim tão inesperadas e frequentes, de facto n é muito real.
O meu post baseava-se num grau de aleatóriedade minimo para médio, com uma possibilidade para aí de 10% de corrida com chuva e, tendo um tipo de tempo nos treinos e na prova, tambem 10% possiblidades de mudanças no mesmo dia ou na prova.
Se é assim, concordo contigo e com o Marco. Mas lá que tira interesse e expectativa tira. Mas se tem de ser, siga. :noworry:
Uma outra alternativa que me lembrei é usa o clima da época, e neste caso da época de 2003.
Isto significa que o tempo vai variar entre treinos, qualificação e corrida de acordo com o tempo pré-definido para aquela corrida.
Ou seja, por exemplo, se na época os treinos e qualificação foram secos, e durante a corrida começou a chover do meio da prova para a frente, é esse o tempo que vamos ter.
Mas mais uma vez temos que definir se o tempo muda com o tempo da sessão ou não.
É que se durante a corrida começou a chover do meio para frente e essa corrida teve 3 horas, então, sem o tempo a variar com a duração da sessão, a nossa corrida de 60 minutos vai ser toda ela com tempo seco.
Se formos com time scaled weather, significa que, como a corrida é de 60 minutos, passado meia hora vai começar a chover.
Ainda assim acho que fica garantida a imprevisibilidade, a não ser que haja malta que se dê ao trabalho de ir ver qual o clima pré-programado para a época de 2003 para cada prova.:bigsmile:
Contudo continua a garadar-me mais a existência de umas quantas provas em que o tempo não seja seco a 100% e isso seja previamente conhecido (que o tempo nã vai ser, provavelmente, seco):blink1:
Threads: 233
Isto é um pau de dois bicos.
Se por um lado o random weather pode dar mais realismo, ou mais interesse, tb pode criar problemas aqueles pilotos com um nivel nao tao bom de conduçao. Principalmente os que ainda nao sabem mexer em setups.
Se formos ver a realidade, ha muitas pistas em q as equipas qd la chegam ja sabem o tempo q vai fazer no fim de semana. Por isso a estrategia nao eh grande. No entanto ha outras em q existe a duvida de como vai estar o tempo durante o fds.
Acho q posso seguir essa "regra". Vcs podem chegar a uma pista e o tempo ser de sol para o fds todo, ou de chuva, ou ate incerto.
Quero com isto dizer, q o tempo nao vai ser definido no inicio do campeonato, mas vai sendo actualizado para cada pista.
Por isso, o conselho, eh terem um setup base para cada pista e depois adaptarem conforme o tempo q encontrarem (nao vai ser divulgado no dia da prova, mas 3 ou 4 dias antes)
|