Thread Rating:
  • 1 Vote(s) - 5 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Gran Turismo 5
(24-11-2010, 05:40 PM)Valter Cardoso Wrote: Eu acho que por aqui nao encontrarás GT haters.....encontrarás sim pessoal com opinioes diferentes.
Até porque estamos num forum de um portal chamado "SIM" racing portugal.

Atenção que eu não me referia a pessoas do fórum. Eu referi a expressão "GT haters" por essa net fora e não aqui, até porque eu nem sabia que tinham respondido ao tópico e não há qualquer razão dizer uma coisa dessas pois nunca ninguém criticou o jogo e além disso todas as críticas fundamentadas são muito bem vindas.
Como devem saber, este jogo tem muitos aficionados, mas caso não saibam, tem muito mais gente que o odeia.
Da minha parte nem estou de um lado da barricada nem do outro. Confesso que nunca gostei da saga GT devido a muitas lacunas que sempre apresentou (demasiadas para mim), mas desde que experimentei o Prologue pela primeira vez, deu para ver que rompeu definitivamente com tudo o que a saga GT tinha feito até aí (mantendo apenas a sobriedade que sempre a caracterizou) e apesar de ainda faltar muita coisa a esse jogo (muita mesmo), ao menos deu para começar a ver algum potencial na física, que aliado ao aspecto visual, poderia finalmente ser o início de qualquer coisa.

Pelo que percebi, esse "SIM" (entre aspas) foi para reforçar a vertente de simulação deste fórum e foi precisamente por esse motivo que decidi abrir este tópico aqui, pois quer gostemos quer não, este jogo posiciona-se como uma simulação Automóvel e as reviews estão a ser feitas nesse sentido (e teria de ser assim, pois como jogo Arcade o GT5 é péssimo), isto independentemente de ser um bom ou mau simulador .
Uma coisa é certa. Este jogo não é, não pode, nem pretende ser um simulador puro, ao nível dos simuladores de PC, mas embora não o seja, acaba por ter mais semelhanças com os simuladores do que com os jogos Arcade, que saem todos os anos, tipo fast food.
Ao contrário destes, o GT5 demorou 6 anos a ser desenvolvido e tenta aproximar-se ao máximo da simulação, mantendo uma porta aberta ao condutor mais casual através de várias configurações que facilitam a vida dos condutores menos experientes (mas que mesmo assim está muito longe da facilidade dada por outros jogos).

Nunca antes a série GT se aproximou tanto da realidade, quer a nível visual, quer ao nível da física e isto é um facto. Mas será que chega para ser bom?
Cabe a cada um de nós testar e decidir.

Deixo aqui um comentário bastante elucidativo da GAMEREACTOR relativamente à física deste jogo :

"But to feel that realism, there's a price. You simply can't feel the small improved differences with a standard Dual shock 3 controller. With myself parked in Gamereactor's Fanatec Rennsport-cockpit with a Logitech G27 steering wheel in my hands and with the gas pedal pressed down on the game's Calsonic Nissan GT-R, Gran Turismo 5 is fantastic. The car physics in the Gran Turismo series have always been a bit stiff since the start. It's been too mechanical, too heavy. In Gran Turismo 4 it often felt like you were driving a 12,000 kilo heavy lump of steel and not a 1200 kilo light Japan GT-monster. In Gran Turismo 5, Polyphony have been working hard with the tire physics and how the weight is distributed, which you can really feel. There's another kind of dynamic in how the car tires react when you turn a tight corner. It's more exact than ever before, with an added sense of speed and power. With my chosen car, on my chosen track, and without any stupid droner cars controlled by the game's AI, I throw myself on to the tracks of Laguna Seca, Monza and Suzuka to improve my lap times.
And that's when Gran Turismo 5 truly shines of pure quality. With the G27 everything is changed. That Polyphony this time around simulates the air pressure in the tires and the heat of that air up to 180 times per minute is noticeable. I get a more detailed form of feedback from my steering wheel and I feel faster than ever round Laguna Seca in a Gran Turismo car."

[Image: LogoPequenoLetrasCores_V23.png]
Reply
Comprei o jogo hoje, daqui a pouco vou experimenta-lo com o g25 vamos la ver o que vale
O verdadeiro piloto é aquele que acelera nas rectas e nas curvas, e não aquele que que acelera nas rectas e trava afundo nas curvas.

Black_Machine
Reply
Só para informar que saiu hoje um update com vários níveis de danos mecânicos no online e pelo que pude testar estão bastante realistas (ao nível da direcção, motor, caixa, pneus, etc...) e alguns geram movimentos bastante violentos no volante (principalmente quando os danos incidem no eixos).
O Online está bastante bom ao nível das salas e opções ao nível da regulamentação e é sempre muito fluído, como nas várias corridas que fiz hoje, num servidor de 16 carros (todos de volante curiosamente [curiosamente por ser numa consola]), mesmo em pistas citadinas como a do Mónaco, que diga-se, está muito bem recriada.
Graficamente este jogo tem um aspecto extremamente realista e mesmo a correr em 1080p com a pista cheia é extremamente fluído. O ingame é muito bom visualmente, assim como as repetições da corrida e o modo de fotografia é qualquer coisa de extraordinário, visto o detalhe extremo que se consegue obter (não sei como é que eles conseguiram alcançar esse nível de detalhe).
Quanto à física, surpreendeu-me pela positiva e é de longe a melhor que se pode encontrar em consolas. Também não há muito por onde escolher, pois ao nível de simulação (ou tentativas disso), só existe mesmo o Ferrari Challenge (com uma boa física e um som muito bom) e o Forza3 (com uma física inferior ao Ferrari, mas bastantes opções de afinação), mas qualquer um deles está muito longe do GT5, embora na minha opinião sempre sejam melhores que a lixeirada Arcade que prolifera no mundo das consolas.
Também gostei do "feeling" do volante neste jogo, não só nas perdas de tracção e transferências de massas, mas também pela forma como o volante nos transmite a informação da pista (como as irregularidades, ou objectos derrubados na pista, como peças soltas ou cones derrubados etc...)
Recomendo a todos os amantes de Sims que dêem uma vista de olhos neste GT5 de preferência com um bom volante, mas não sejam muito duros pois este jogo não é um Simulador puro como os nossos, mas tendo em conta que é um jogo de consolas acho que alcançou um excelente nível, incomparavelmente melhor que os seus antecessores GT1 a GT4 que de simulação só tinham mesmo o nome, porque de resto era zero.

P.S.: Já conheço a pista de testes do Top Gear de trás para a frente e agora, quando vejo o programa, já reconheço melhor os locais o Stig passa. Um dia destes ainda o desafio para uma corrida MrGreen
Reply
Do que vi, os danos mecânicos duravam apenas alguns segundos, talvez uns 10 segundos no máximo. Será que é setting do servidor ou é mesmo assim? Exemplo: esbarrava-me contra o muro, a direcção ficava atrofiada, o carro forçava virar para a esquerda. Passado uns segundinhos já estava tudo bem.

O que mais me irrita no GT5 é a lentidão daquilo tudo. Tem demasiados loadings, demasiado lentos. Navegar menus, trocar de carro, participar numa corrida... Desespero enquanto jogo o GT Mode :\
And remember... respect is everything!
Reply
Olá. Eu até agora quase só joguei online e do pouco que naveguei no modo GT, realmente poderia ser mais rápido. Talvez isso aconteça devido ao facto do jogo ser muito grande, já que ocupa mais de 20GB no disco Blu-Ray. Até agora, no modo GT, apenas tirei algumas licenças, mas ao menos sempre que temos de fazer "restart" é instantâneo.

(09-12-2010, 02:38 PM)Francisco Costa Wrote: Do que vi, os danos mecânicos duravam apenas alguns segundos, talvez uns 10 segundos no máximo. Será que é setting do servidor ou é mesmo assim? Exemplo: esbarrava-me contra o muro, a direcção ficava atrofiada, o carro forçava virar para a esquerda. Passado uns segundinhos já estava tudo bem.

Isso aconteceu, porque o servidor estava definido para danos mecânicos leves, porque quando tem danos totais, se o dano for mais grave, somos mesmo obrigados a parar nas boxes para fazer a reparação da viatura, caso contrário torna-se impossível continuar.

Aqui fica a descrição desta ultima actualização:
Quote:UPDATE: The servers are back online and an in-game news notice has been posted, but it mentions nothing of exactly what changes v1.03 contains. However, as can be seen in the online “My Lounge” options for an online race, a new “Mechanical Damage” setting is available for the event with three settings, as described by the scrolling information bar on the bottom of the screen:
“None” – No mechanical damage.
“Light” – Mechanical parts can be damaged, but will “automatically be repaired after a short time has passed.”
“Heavy” – Mechanical damage will be more severe, and can only be repaired by making a pit stop. Damaged parts will be indicated with on-screen icons.
Reply
Como posso fazer as actualizações? e já agora porque é que eu no meu em modo offline não tenho danos? (ainda não joguei online)
O verdadeiro piloto é aquele que acelera nas rectas e nas curvas, e não aquele que que acelera nas rectas e trava afundo nas curvas.

Black_Machine
Reply
(09-12-2010, 07:00 PM)Henrique Manuel Wrote: Como posso fazer as actualizações? e já agora porque é que eu no meu em modo offline não tenho danos? (ainda não joguei online)

As actualizações são automáticas. Basta-te estar ligado à net que ao iniciares o jogo, aparece-te um aviso a dizer que existe uma actualização nova e pergunta-te se queres instalar.

Quanto aos danos, no início apenas existem danos visuais superficiais e não existem danos mecânicos (de forma a não complicar as coisas aos menos experientes). Conforme o teu nível vai aumentado, os danos vão aumentando também e julgo que só quando chegares ao nível 40 é que os danos mecânicos ficam desbloqueados.

A vantagem do online é que com esta actualização 1.03 tens os danos mecânicos desbloqueados independentemente do nível que tens.

Quanto a notícias, a Sony anunciou que em menos de 15 dias já despachou mais de 5,5 milhões de cópias do GT5:
http://www.gtplanet.net/5-5-million-copi...0-million/

Já agora, aproveito para colocar aqui algumas fotos que tirei:
[Image: 5406897351_d8a8ea4fba_z.jpg]

[Image: 5407504594_30ca4d1bd2_z.jpg]

[Image: 5406998405_886d408332_z.jpg]

[Image: 5407592698_ba0b71251e_z.jpg]

[Image: 5406902637_47224bcaf2_z.jpg]

[Image: 5406901313_c80f177d07_z.jpg]

[Image: 5407498596_d7ed17b309_z.jpg]

[Image: 5407499156_a154299248_z.jpg]

[Image: 5407506300_75e65196cd_z.jpg]

[Image: 5406898753_3a99c5d49e_z.jpg]

[Image: 5406891589_25d6dde241_z.jpg]

[Image: 5406894249_5852e255d9_z.jpg]

[Image: 5406889555_086e98f1f0_z.jpg]

[Image: 5406893503_7637ca0925_z.jpg]
Espero que gostem.
Reply
Boas

Acabei agora há pouco tempo de acabar a contruçao do meu playseat e como ainda nao chegaram o resto das coisas que comprei decidi carregar a ps3, ir buscar um televisor e jogar GT5 até poder jogar o RBR,RFactor,etc..
Estou a gostar de jogar tirando a parte que tem menus 'demorados' (falo da quantidade de menus para fazer uma corrida de 2/3 voltas e ir á oficina, e o tempo de espera ate entrar na corrida,.. ) mas depareime agora aqui com um problema. Eu uso um G27 e quando acabo uma corrida ou quero reinicia-la tenho sempre o problema que o 'X' nao funciona! So funciona se desligar o cabo que liga aos pedais. Ja aconteceu com mais alguem o mesmo problema?
O volante é novo. Tem 2 dias

Cumprimentos
Reply
(11-08-2011, 10:06 PM)Pedro Mendes Wrote: Boas

Acabei agora há pouco tempo de acabar a contruçao do meu playseat e como ainda nao chegaram o resto das coisas que comprei decidi carregar a ps3, ir buscar um televisor e jogar GT5 até poder jogar o RBR,RFactor,etc..
Estou a gostar de jogar tirando a parte que tem menus 'demorados' (falo da quantidade de menus para fazer uma corrida de 2/3 voltas e ir á oficina, e o tempo de espera ate entrar na corrida,.. ) mas depareime agora aqui com um problema. Eu uso um G27 e quando acabo uma corrida ou quero reinicia-la tenho sempre o problema que o 'X' nao funciona! So funciona se desligar o cabo que liga aos pedais. Ja aconteceu com mais alguem o mesmo problema?
O volante é novo. Tem 2 dias

Cumprimentos

A mim nunca me aconteceu isso. Tenho um G25 e o meu irmão tem um G27 e também nunca teve esse problema, pois os botões dão todos na perfeição.
Aparece online, pois o online deste jogo é excelente.

Cumps

Reply
Como isto anda parado deixo aqui mais uma das muitas fotos que tenho tirado quando estou em pista:
[Image: 6296376043_7f09d8a8cc_z.jpg]
Cumps

Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)