Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O vosso cockpit
Array........[/quote]


Ai pagas direito de autor pagas:whistling::biggrinbandit:

Reply
:amuse::amuse:ai ai....
Reply
:biggrinbandit:
Voltei ao ataque... e comecei esta semana a construir mais um simulador de corridas! Desta vez dedicado ao GTLengends.
Inspirado nos Prototipos dos anos 70, este projecto está já em fase avançada , mais semana menos semana e já estará concluído.
Esta é uma foto de como se encontra neste momento...

[Image: cockpitRM.jpg] - caso a imagem não dê, vejam aqui (Link)

Alterações para breve;
* Volante - Estilo Mini anos 60 - Centro metálico.
* Banco de época - Tipo GT40 - simplificado - Pensei em um banco Sport actual mas se a ideia é um clássico GT... acho que todos os pormenores contam.
* Falta ainda também a iluminação de todos os manómetros bem como as funções dos botões e alimentação do sistema de circulação de ar.
* Pc artilhado... claro!
* Centro - maneta mudanças e travão de mão.
* Sistema de som...

Espero comentários... :rolleyes:

Um abraço a todos e boas corridas!!!
<span style="color:#FF0000">CLUBMAN<!--sizec--><!--/sizec--><!--fontc--><!--/fontc-->
[Image: portuguese_flag.gif] Rikardo Matos
GTL Cortina / Mini / Abarth

Brevemente um clube Virtual de clássicos com o GTL

A ideia foi lançada... agora vamos por a primeira pedra!!!
Reply
Está muito bom!

Mas se tens tempo para te dedicares dá uma volta a um sucateiro e arranja um tablier verdadeiro, se calhas por 5 ou 10 euros arranjas um que te sirva, ou até mesmo de graça.
Eu já pensei em fazer um ao estilo dos Grupo A, mas não tenho tempo e acabaria por ser mais um monte de tralha encostado a um canto.
Mas força aí, não desanimes e tenta ser o mais perfeito possivel!:blink1:
[Image: mst%20n100.gif]
Reply
ArrayEstá muito bom!

Mas se tens tempo para te dedicares dá uma volta a um sucateiro e arranja um tablier verdadeiro, se calhas por 5 ou 10 euros arranjas um que te sirva, ou até mesmo de graça.
Eu já pensei em fazer um ao estilo dos Grupo A, mas não tenho tempo e acabaria por ser mais um monte de tralha encostado a um canto.
Mas força aí, não desanimes e tenta ser o mais perfeito possivel!:blink1:[/quote]

pois eu também nunca me dediquei até ao fim num projecto destes, por falta de tempo e espaço... mas como agora estou de férias, decidi arrancar com isto até ao fim... e claro arranjei um cantinho (mais ou menos com 2 metros de comprimento e 1 e meio de largura).
A razão pelo qual não uso um tablier verdadeiro... é muito simples! Sou fã de clássicos e dos protótipos e Gts dos anos 50 a 70... portanto depois de uma grande pesquisa decidi &quot;copiar&quot; um de um unipower 1300cc...
e assim foi...

e pronto... em breve mais fotos!

Obrigado pelo comentário! boas corridas... :biggrinbandit:
<span style="color:#FF0000">CLUBMAN<!--sizec--><!--/sizec--><!--fontc--><!--/fontc-->
[Image: portuguese_flag.gif] Rikardo Matos
GTL Cortina / Mini / Abarth

Brevemente um clube Virtual de clássicos com o GTL

A ideia foi lançada... agora vamos por a primeira pedra!!!
Reply
:cheesy:Hoje consegui dar mais um passo no simulador... agora posso dizer que já dá pica a conduzir...
Configurei um Joystik para fazer de maneta das mudanças... hehehehe
Ou seja vou ter de desmontar agora o Joy todo para montar a haste das mudanças e por fim montar tudo e correr... correr muito!:bigsmile:



para verem... cliquem aqui [foto]
<span style="color:#FF0000">CLUBMAN<!--sizec--><!--/sizec--><!--fontc--><!--/fontc-->
[Image: portuguese_flag.gif] Rikardo Matos
GTL Cortina / Mini / Abarth

Brevemente um clube Virtual de clássicos com o GTL

A ideia foi lançada... agora vamos por a primeira pedra!!!
Reply
Aqui deixo umas fotos do meu playseat.

http://rapidshare.com/files/139285946/pl...1.jpg.html
http://rapidshare.com/files/139286086/pl...2.jpg.html
(não consegui colocar directamente as fotos aqui no fórum, logo que os administradores me resolvam o problema coloco as fotos aqui)

Inicialmente foi construída a pensar no Logitech Driving Force para PS2/PC. Depois de muito ver o que havia no mercado acabei por tirar umas ideias de cada um e fazer um playseat à minha medida. O material utilizado foi essencialmente tubo de ferro (pena não ser alumínio mas isso dificultava a soldadura e encarecia o projecto) de duas medidas, barra de ferro de 2 cm de largura, chapa de alumínio, 6 pés de borracha ajustáveis, 4 parafusos de aperto manual + 4 porcas, uma bacquet OMP e respectivos cintos de 4 pontos, um pequeno perfil de alumínio rectangular, uma dobradiça e uma grande dose de paciência. A ferramenta utilizada foi uma máquina de soldar semi-automática, uma rebarbadora (disco de desbaste e de corte), um serrote, um martelo e um alicate de rebites.

Como não sabia que medias utilizar achei que o melhor seria colocar o mais número de ajustes possível. Assim posso regular a distância na horizontal entre o volante e a bacquet, a altura do volante, a distância dos pedais ao volante e à bacquet e a inclinação dos pedais. Só falta mesmo ajustar a altura da bacquet e a inclinação da mesma... LOL Para fixar o conjunto utilizo então os tais parafusos com uma &quot;roda&quot; plástica que são (des)apertados à mão. Utilizei também 4 pés de borracha ajustáveis para a base da bacquet e mais dois pés de borracha no apoio junto aos pedais.
Optei pela solução do &quot;tubo no meio das pernas&quot; por dois motivos. 1º porque a estrutura fica mais leve e mais simples e 2º porque assim é mais fácil de fazer os ajustes na estrutura no caso de a mesma ser utilizada por uma pessoa mais pequena ou maior que eu. Um pequeno pormenor mas que para mim é essencial foi passar todos os fios por dentro da estrutura. Os únicos fios ao &quot;pendurão&quot; são o cabo USB e o cabo de alimentação e ambos estão junto aos pedais e podem ser enrolados quando o &quot;playseat&quot; não está a ser utilizado.
A bacquet utilizada e os cintos foi o conjunto que me apareceu na altura e a muito bom preço com muito pouco uso. O conjunto é constituído por 4 mini-conjuntos sendo que a bacquet pode ou não ser utilizada. O primeiro conjunto consiste na bacquet e na sua base. Dois segmentos de tubo rectangular, duas barras a fazer a altura para a bacquet e um tubo perpendicular aos outros dois que serve para fazer à ligação à restante estrutura. O conjunto seguinte é o tubo do meio em forme de um Y (mais ou menos...). Esses conjunto liga os outros 3. A secção dos pedais é constituída por um T horizontal e um tubo vertical onde entra outro tubo que está ligado à chapa de alumínio para os pedais com uma dobradiça. Assim consegue-se variar a altura da base superior dos pedais, o que faz variar a inclinação dos mesmos. O último conjunto é o do volante que não é mais do que um tubo rectangular com uma barra soldada no topo a qual foi depois rebitada ao perfil de alumínio onde se fixa o volante. Foram abertos depois os furos necessários para passar os fios todos pelo interior da estrutura.

Entretanto comprei um G25 e estou a adaptar esta estrutura. Já passei os novos fios por dentro da estrutura, tive de eliminar a dobra que impedia que os pedais do Driving Force deslizassem na chapa de alumínio pois os pedais do G25 são bastante maiores e optei por aparafusa-los. Reduzi também a inclinação da base dos pedais cortanto uns 5cm aos tubos verticais que suportam a chapa de alumínio. Faltam-me portanto fazer uma estrutura para a caixa de velocidades que irei fixar ao tubo que suporta o volante. A ideia é a caixa ficar à direita do volante e numa posição um pouco inferior. Não irei optar pela solução de alguns playseats do mercado de colocar a caixa junto à bacquet por uma única razão. Este meu playseat pode ser utilizado sem a bacquet. Pode ser utilizado com a cadeira normal do PC, com um sofá, etc. Basta para isso desencaixar o tubo central da cadeira. A estrutura do volante fica completa e pode ser utilizada separadamente da bacquet. Claro que se perde um pouco do feeling de estar num carro de corrida mas é mais prático. Eu costumo inclusivé arrumar as duas coisas separadamente e a bacquet até acaba por ser usada algumas vezes por amigos ou familiares que vêm cá a casa. Esta possibilidade levou-me também a não fazer o kit de som que inicialmente tinha previsto. Estava a pensar colocar 2 colunas nas costas ou até mesmo dentro das espumas da bacquet mas isso ia obrigar a passar fios dentro entre o tubo do meio e o da bacquet e ia impossibilitar a desmontagem do playseat.
Estou a pensar ainda em aplicar um travão de mão utilizando para o efeito um joystick antiguinho de 2 botões. Mas este apenas poderá ser utilizados nos jogos que permitem utilizar mais do que um comando em simultâneo, tipo o GTR 2. No entanto, se calhar tenho de arranjar uma extensão do cabo do joystick que ainda tem uma ficha de porta de jogos. Mas isso depois vai-se ver com calma pois a maior parte dos jogos só permite utilizar um comando de cada vez, portanto apenas posso utilizar o G25.

Espero que tenham gostado do meu playseat homemade. Está sujeito a críticas, desde que as mesmas sejam construtivas.


PS: Se alguém quiser que eu faça um playseat igual ao meu pode ser que se faça negócio... É tudo uma questão de valores e de um sinal de 50% adiantado para não haver mudanças de ideias ou arrependimentos ;-)

Reply
Casper, dá-me ideia que a barra de direcção é um pouco fraca para aguentar o feedback do G25 o que faz com que absorva algumas forças mas só tu podes confirmar. O meu cockpit anterior também tinha uma backet, dá um aspecto mais racing mas na realidade não se torna muito confortável com o passar das horas. De resto esta um excelente trabalho.



O meu novo cockpit é muito parecido com o do Casper, &quot;roubei&quot; a ideia do Playseat original e as medidas tirei da minha posição de condução do meu carro. Ainda não esta concluído, entre outros pormenores, ainda falta o suporte para as mudanças do G25, um travão de mão, e mandar forrar o banco em napa preta. O banco é destacável de todo o resto da estrutura o que me permite transportar facilmente para a sala e fazer um vicio de PS3 centrado com a televisão. Por ter um bom centro de gravidade também dá para inclinar e assistir confortavelmente a um filmezito ou até fazer uma soneca :D
É uma solução relativamente barata mas trabalhosa, posso adiantar que o orçamento vai em cerca de 130€ em material o que deve aumentar para os 200€ depois de estufar o banco. Tendo em conta que um playseat original custa quase o dobro e não é tão confortável, acho que fiz uma boa aposta.

Seguem algumas imagens e um pequeno vídeo da construção onde da bem a ideia das afinações.

[Image: hpim3665wj6.th.jpg] [Image: hpim3666xm4.th.jpg] [Image: hpim3667pm0.th.jpg]

<span style="color:red">Construçao<!--sizec--><!--/sizec-->

No vídeo está o projecto com praticamente todas as medidas antes das poucas alterações que fiz, podem levar a um serralheiro e pedir para fazer orçamento. O ferro não é caro (+-30€), não faço ideia da mão-de-obra. Se tiverem alguma duvida sobre algumas medidas ou ângulos enviem PM.

Aproveito também para deixar algumas fotos do meu cockpit anterior.

[Image: cockpitrg1.th.jpg] [Image: cockpitg25in8.th.jpg]

Espero que gostem.

Abraço
[Image: isonline.Rux.gif]
[Image: kdiv_lfs.jpg]
Reply
Em relação à bacquet não tenho razões de queixa. Já tenho passado umas belas tardes a jogar e até a acho confortável. Claro que não dá para dormir uma soneca... até porque não dá para inclinar.

Quanto ao volante a rigidez da &quot;coluna de direcção&quot; é boa. Desde que se apertem bem os parafusos dos ajustes fica bom. A zona onde aperta o volante entra justa no tubo em Y central que por sua vez entra também por dentro no conjunto dos pedais e na bacquet.
De qualquer forma estou a pensar em fazer uma estrutura semelhante mas em tubo de alumínio. Espero com isso ter duas grandes vantagens: o peso e não ter de pintar a estrutura. E nessa estrutura sou capaz de colocar 2 apoios na base da &quot;coluna de direcção&quot; e apenas um por baixo dos pedais. Assim o volante fica impedido de oscilar lateralmente pelos apoios que ficam mesmo por baixo dele em vez de de &quot;agarrar&quot; aos apoios dos pedais e da bacquet. Vou ver o preço do tubo de alumínio para averiguar a viabilidade do projecto. De resto é tudo para manter pois estou muito satisfeito.
Reply
<span style="color:purple">Cockpit Ver. 1.1 <!--sizec--><!--/sizec-->


Depois de vir do estofador...

[Image: hpim3670dr3.jpg]

[Image: hpim3671mi6.jpg]

:P

[Image: isonline.Rux.gif]
[Image: kdiv_lfs.jpg]
Reply


Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  Cockpit Low Cost Filipe Goucha 7 3.708 25-05-2020, 05:16 PM
Last Post: Paulo Figueiredo
Brick Construção de cockpit em tubo PVC Gonçalo Martins 10 9.625 31-08-2017, 02:27 PM
Last Post: Gonçalo Martins
  Meu cockpit Rui Fernandes 6 4.965 02-04-2014, 11:04 PM
Last Post: Mario Lobo

Forum Jump:


Users browsing this thread: 18 Guest(s)