Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Artigo de opinião sobre o actual DTM
#1
Achei muito interessante o seguinte artigo do Sportmotores.es (sim, também existe uma versão espanhola desse portal), nem que seja pelo facto de tocar em várias matérias que afligem, não só o DTM, como também outros campeonatos:

ArrayEl DTM estaba, en opinión del que suscribe este artículo, herido desde que Opel abandonó la competición a finales de 2005. Tras los acontecimientos del pasado fin de semana podemos decir que tal como lo conocemos está casi herido de muerte.

El Deutsche Tourenwagen Masters creado en 2000 era el heredero directo del Deutsche Tourenwagen Meisterschaft que sobrevivió desde 1984, año en el que ganó Volker Strycek, hasta 1996 cuando lo mató la FIA al convertirlo en el ITC con la victoria de Manuel Reuter.

Con el resurgimiento en el año 2000 de la mano de ITR parecía que las cosas iban a ser como antes. Pero nada más lejos de la realidad. ITR, con sus luces y sombras, había sido un buen gestor pero en los últimos años parece querer cambiar ésto y acabar con la tradición de un campeonato que en nada tiene que ver al originario que conocimos.

El principal error es su reglamentación. El DTM era un campeonato de turismos, el que vemos hoy no puede ser denominado como tal. Incluso los Clase 1 de 1993-1996 fueron mucho más turismos que lo que los actuales vehículos serán nunca. Esta reglamentación, sumamente cara, impide además que otros fabricantes puedan participar en él, lo que motivó la retira de Opel hace dos años y que otras marcas se animen a dar el paso.

Actualmente son Siluetas, muy lejos de lo que era el tradicional DTM. LA presencia de tan sólo dos marcas provoca que no haya varios equipos dentro de cada marca, sino en la práctica dos "macroequipos" con diez coches cada uno. A las pruebas de lo visto este año nos remitimos.

Otro de los puntos negros en la actualidad es la absurda aspiración de covertir el DTM en algo parecido a la Formula 1. No, el DTM no necesita parecerse a la Formula 1 pues tiene personalidad propia. ¿Por qué hay que copiar el sistema de puntuación de la Formula 1?<!--/sizec-->¿Por qué su sistema de calificación?¿Por qué las paradas en boxes en carreras que no son de resistencia?<!--/sizec-->¿Por qué no regresar al esquema de dos carreras por fin de semana? Como decimos un wannabe de Formula 1.

Los acontecimientos del pasado fin de semana en Montmeló denotan los síntomas de un campeonato enfermo. Dos marcas que no entienden el espíritu del deporte y que precisan inmediatamente de otras marcas que aumente sobremanera la competencia.

Se necesita un cambio de reglamento, volver a los orígenes. El DTM en la actualidad no tiene nada que ver con lo que una vez fue. ¿Ha intentado acabar la FIA con él en esta década? No, razón de que no es tan exitoso y preocupante para ellos como fue una vez.[/quote]

:notrust::notrust::notrust::notrust:

E claro, nós, também gostamos de copiar aquilo que o Bernie inventa para o seu circo de macaquinhos :notrust::notrust::notrust:

Reply
#2
Verdade seja dita o DTM ta a fugir muito da realidade, eu lembro-m de ver a uns anos atras, era eu puto com 10 anos 12 ja nao m recordo bm, e adorava os carros, dps o meu pai mostrou-m os carros dos anos 80 ate 90 e pico e fiquei impressionado, akilo sim eram os verdadeiros DTM.
Agora ta a ir muito mal na minha opiniao.:suspicious:
If you want to win it, you got to believe it.
[Image: mrcorsenovaimagem.gif]
Canal Youtube
Reply
#3
Este estado de coisas é mais uma prova do que eu afirmo há já algum tempo (claro que ninguém me ouve... :suspicious:) de que todas as categorias de desporto automóvel onde as marcas se envolvem oficialmente acaba por morrer... Foi assim o antigo Grupo C; Foi assim o atigo Grupo B de ralies; Está a ser assim o actual WRC (este também já com fim à vista); E vai, infelizmente, ser assim com a Formula 1 e o DTM já está a ser...

As entidades reguladoras ficam deslumbradas com a entrada oficial das marcas (Claro!!! Se as marcas se interessam é porque o que nós fazemos é bom...:notrust:) e quando dão por ela já estão de tal maneira dependentes do dinheiro das marcas que têm que lhes fazer tudo o que elas querem... A minha mulher usa uma expressão que eu adoro q faz muito sentido: &quot;Quanto mais te baixas mais te vêm o cu...&quot; :23:
Team Racing Knowledge

[Image: 400_small_best_promising_s.jpg]

Mac and iPhone Development
FASS Software
Reply
#4
Os grupo b eram os reais carros de rally, mas neste caso ate tiveram um pouco de razao, tavam-se a tornar muito perigosos, f1 tbm ta a perder o animo todo, k soudades dos carros de f1 dos anos 90, simplesmente adorava akeles carros.
If you want to win it, you got to believe it.
[Image: mrcorsenovaimagem.gif]
Canal Youtube
Reply
#5
e pq as marcas se interessam?
pq veem dinheiro.
e se ha dinheiro é pq ha negocio.
e como ja sabemos q o desporto automovel é um negocio estas coisas nao deviam espantar ninguem.
a partir do momento em q o retorno for menor, abandonam.
o passado era passado e viver com suspiros nao leva a nada.
se aproveitarem o presente e souberem antever o futuro, pode o desporto automovel nao morrer nas formas q ainda gostamos.

agora artigos de opiniao valem o q valem...que é zero
Reply
#6
Não sei as causas nem me interessam.
Antigamente dava-me gozo ver DTM, hoje em dia não. E para mim é só isso que interessa...
[Image: 23124423.jpg]
[Image: 37074921.jpg]
Reply
#7
ArrayEste estado de coisas é mais uma prova do que eu afirmo há já algum tempo (claro que ninguém me ouve... :suspicious:) de que todas as categorias de desporto automóvel onde as marcas se envolvem oficialmente acaba por morrer... Foi assim o antigo Grupo C; Foi assim o atigo Grupo B de ralies; Está a ser assim o actual WRC (este também já com fim à vista); E vai, infelizmente, ser assim com a Formula 1 e o DTM já está a ser...

As entidades reguladoras ficam deslumbradas com a entrada oficial das marcas (Claro!!! Se as marcas se interessam é porque o que nós fazemos é bom...:notrust:) e quando dão por ela já estão de tal maneira dependentes do dinheiro das marcas que têm que lhes fazer tudo o que elas querem... A minha mulher usa uma expressão que eu adoro q faz muito sentido: &quot;Quanto mais te baixas mais te vêm o cu...&quot; :23:[/quote]


O Grupo C e o Grupo B não morreram com a escalada de custos (a FIA pôs um travão antes:lol2:).

Em 1989 e 1990, a regulamentação dos Grupo C ainda se baseava na fórmula de consumo (creio que 51litros por 100km, e 2550 litros para as 24 horas de Le Mans). Nesses dois anos, tivemos:

- Mercedes
- Nissan
- Jaguar
- Aston Martin (em 1989)
- Toyota
- Mazda
- Porsche semi-oficiais da Joest

O que matou foi a FIA mudar completamente o regulamento para 1991: novos C1 com 750kg, de peso, motores à la F1 e sem restrições de consumo, enquanto os velhos C1 viram o seu peso aumentado para 1000kg. Resultado, ficaram apenas as equipas de fábrica (com dinheiro para desenvolverem os 3,5Litros), que depois, eventualmente, foram parar à F1 (viram a ligação com os motores?). É claro que os pobres de espírito que só vêem Ferrari/F1/FIA à frente não viram nem nunca virão nada disto :notrust:

Em relação aos Grupo B, bem, carros de 500 cv e controlo de espectadores nulo... só podia dar em problemas :wondering::wondering:E se virmos actualmente o WRC, foi a estúpida da expansão para 16 provas, que acabou por roubar o interesse às marcas... Isso e, de certo modo, o facto de actualmente os rallyes não terem espírito nenhum (agradeçam ao David Richards... mais um estúpido com interesses na F1 :evil::evil: ).

Mas por acaso até teria sido interessante verificar o que teria acontecido se a FIA (Mosley e tio Bernie) não tivessem morto o Campeonato do Mundo de Sport... Será que uma eventual escalada de custos iria afastar as principais marcas (mesmo sabendo que em 1991 a economia japonesa entrou numa recessão bem pesada)?:embarrest::embarrest::embarrest:

Agora, expliquem-me, porquê:

10
8
6
5
4
3
2
1

Acham esta pontuação justa? Eu não, eu desprezo-a ao máximo :evil::evil::evil::evil:

(mas como o povo gosta de imitar, siga para bingo :push::blink: )

Reply
#8
Essa pontuaçao é do pior que ha....:Kick_Can_emoticon:
If you want finish in first, first you need to finish.

CManzini - ABRacing #19 Driver
[Image: ?u=Cizot&u3=8555786]
Reply


Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  "Que Grande Máquina" - Fórum sobre desportos motorizados Gonçalo Araújo 1 2.347 21-03-2013, 01:29 AM
Last Post: Gonçalo Araújo
  Artigo sobre o futuro do desporto automóvel Gil A. 11 5.826 06-02-2008, 06:47 PM
Last Post: Artur Nunes

Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)