Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Nova forma de fazer modelos 3D :)
Lightbulb 
Bem, venho aqui explicar uma forma inovadora de modelar em 3D, utilizando kits à escala 1/24.

1: Pega-se num qualquer modelo 1/24 e aplica-se um "coating" de tinta sem reflexo (e que dê para remover com água, para não estragar o objecto).
2: Com o programa DAVID Laserscanner, que faz scans a 3D e tem uma versão gratuita (tb tem um starter kit que custa 300€) inicia-se o scan ao objecto.
3: Com o Zbrush ou o 3D Max (ou outro) recalcula-se a triangulação e limpa-se a mesma, pois o resultado do scan produz milhares de polígonos.

Este processo está a ser utilizado para recriar o Lotus Europa que participa no CPCC este ano (e no ano passado e nos anos 70). Por enquanto não sou eu que faço os scans mas sim um italiano que tem muita experiência e me ajuda nisto.
Será também testado o método em diecasts 1/43 e se funcionar... é um espectáculo porque são mais baratos e eu, por exemplo, tenho cerca de 150 carros diferentes...

Fica então uma imagem do resultado do scan (tratamento no programa 3D vai começar amanhã).

Link para o David Laserscanner: http://www.david-laserscanner.com/
Reply
Muito porreiro!
Já conhecia este método mas sem grande resultado (talvez o scanner usado não fosse o apropriado para estas coisas).
Já agora, em vez de estarem com trabalho a fazer um carro que já existe, o Lotus Europa, neste caso, porque não pedem à equipa do mod Spirit of '76Smile?
Reply
Ui!!!
Se isto funcionar com miniaturas 1:43 vai ser a loucura!! Smile

Muito bom!
Lynx.Racing.Team | Altough an endangered species the Iberian Lynx keeps racing!! Visit: SOSLynx.org
Reply
Ricardo: por 2 razões: primeiro porque o europa tem copyright da simbin e depois porque era uma das miniaturas que eu tenho que também tem motor Wink

tiago: se funcionar, vai ser uma loucura Big Grin
Reply
Ficou excelente!
E quanto é q custa um scanner 3d? Confused
[Image: fundonk0.jpg]
Reply
(19-03-2009, 07:11 AM)Alex V. Wrote: Ricardo: por 2 razões: primeiro porque o europa tem copyright da simbin e depois porque era uma das miniaturas que eu tenho que também tem motor Wink

tiago: se funcionar, vai ser uma loucura Big Grin

Tens a certeza, Alex?Blush
Estou me a referir a este mod: http://www.rfactorcentral.com/detail.cfm...%20of%2076
E mais: "All rights reserved, this is a non profit work and there is no permission to use these files or parts of them for conversions or selling purposes, this mod has been made for rFactor, if you want to convert this mod or parts of it to another sim contact us politely to www.core-team.org" Wink

Acho que não existe sequer o Europa em nenhum título da Simbin.
Reply
Ah, tinha a ideia que vinham do GTL :p

Cesar: o starter kit do DAVID custa 300€, enquanto que um scanner profissional custa no minimo 35.000€.
Reply
(19-03-2009, 07:11 PM)Alex V. Wrote: Ah, tinha a ideia que vinham do GTL :p

Cesar: o starter kit do DAVID custa 300€, enquanto que um scanner profissional custa no minimo 35.000€.

Ok, estava com duvidas em relação ao hardware, mas já vi na página do DAVID como funciona. Basta uma camera, mesmo tipo webcam e um laser tipo aqueles de ponteiro.
Nunca imaginei que pudesse ser tão simples Smile
[Image: fundonk0.jpg]
Reply
Yep, mas o laser tem de emitir uma linha e não um ponto. Dá para fazer testes gastando muito pouco dinheiro mesmo.
Reply
Ui, esta gaita seria mucho bene!! Smile Uma equipa de modding juntava-se e comprava o equipamento por todos, a dividir custos e depois era só scanear tudo e mais alguma coisa!! Big Grin
Lynx.Racing.Team | Altough an endangered species the Iberian Lynx keeps racing!! Visit: SOSLynx.org
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)