26-10-2006, 12:24 AM
Seguindo a tradição da liga F3, aqui fica a primeira entrevista desta liga F1. A primeira vitima foi o Hugo Nobre, ou Iceman da Evolution.
<span style="color:#660000">SimRacing Portugal - Antes de mais, conta-nos um pouco acerca do teu background neste mundo dos simuladores.
Hugo Nobre - A minha experiência nos simuladores começou no velhinho GP2. Durante alguns anos foi o jogo de referência, não só para mim, mas também para muitos dos simracers de todo o mundo. Lembro-me bem que o vício era tão grande que até imprimia os resultados das qualificações e corridas para mais tarde recordar. Depois...Depois passei para o GP4 e foi aí que me iniciei nos campeonatos da internet, apesar de serem offline. Inscrevi-me no campeonato de GP4 da HOWC (Hawkeye Online/Offline World Championship) durante 1 época pela equipa Hawkeye. Aprendi muito e consegui alguns bons resultados, como vários podiums. Depois veio o rFactor e o mundo dos campeonatos Online. O ano passado a HOWC fez um campeonato de FormulaIS Winter Series. Basicamente foi um campeonato de teste. Mas devido a problemas graves com o meu pc apenas fiz 2 corridas e perdi praticamente todo o campeonato. Este ano as coisas foram diferentes e apesar de ter perdido cerca de 4 rondas por motivos pessoais, ocupo neste momento o 7º lugar a 2 provas do final. Se não tivesse perdido estas 4 rondas provavelmente neste momento estaria a discutir as 5 primeiras posições.
<span style="color:#660000">SRP E a Evolution? Quando surgiu e por quem foi criada?
HN - A Evolution Racing foi criada aquando do salto para o rFactor em 2005. Depois de eu ter corrido pela equipa Hawkeye Racing, decidi tentar a minha sorte, e criar uma equipa própria. A equipa contava então com dois pilotos oficiais, eu próprio e o inglês Darran Taplin, tendo como piloto de testes o sul-africano Jamie Ramsamy.
<span style="color:#660000">SRP A Evolution está envolvida numa liga chamada HOWC. Conta-nos um pouco acerca da liga, e do envolvimento da Evolution.
HN - A liga HOWC significa Hawkeye Online/Offline World Championship. Esta liga foi criada em 2000 pelo Richard Scott. Nessa altura a liga de referência era o GP3 e os membros foram recrutados através do chat AlphaF1. A liga foi crescendo, assim como o staff e em 2002, o australiano Ben Driehuis assumiu o comando máximo da liga, posição que ocupa até á data de hoje. Actualmente a liga está a acabar o campeonato offline de GP4, e os campeonatos de FIS e PCC do rFactor, tendo o de GP2 (rFactor) já terminado. Para o ano, muito provavelmente a liga contará com 3 campeonatos. Um offline de GP4, e dois online de rFactor (F1 e um de Turismo ainda por definir). O envolvimento da equipa Evolution Racing data de 2005 quando a equipa foi criada e inscrita nas Winter Series de FormulaIS e PCC. Actualmente e após o término do campeonato de rFactor GP2, a equipa encontra-se unicamente a participar no campeonato de FormulaIS.
<span style="color:#660000">SRP Quais consideras ser os maiores feitos da Evolution até ao momento?
HN - Até agora alguns dos maiores feitos da Evolution Racing, sendo uma equipa com apenas 1 ano de existência, tirando algumas vitórias e pódiums em algumas provas, foi sem duvida a regularidade no Top8. No entanto, o maior feito foi o título de pilotos alcançado por mim pela Evolution Racing no campeonato online de rFactor GP2 Series.
SRP Quais as perspectivas e objectivos futuros da Evolution?
HN - Os objectivos da Evolution são bem claros: Que os pilotos que corram pela equipa acima de tudo se divirtam e tenham prazer no que estão a fazer. Os resultados...os resultados vêm por arrasto. Nós temos evoluído bastante nestes ultimos meses e temos contractado alguns bons pilotos para a equipa. Actualmente ainda estamos em fase de reestruturação da equipa. O nosso objectivo a longo prazo é poder colocar a Evolution Racing bastante competitiva em várias categorias de automobilismo.
<span style="color:#660000">SRP És o team manager da equipa, por isso diz-nos do teu ponto de vista o que é fundamental para uma equipa ter sucesso a longo prazo.
HN - Acima de tudo, os pilotos que fazem parte da equipa têm de ser responsáveis e assumir sempre um nível de compromisso elevado. Penso que esses são os dois pontos chaves para uma equipa ter sucesso a longo prazo. É importante que exista também um misto de experiência de alguns pilotos e irreverência de outros. Assim, tudo será mais fácil na elaboração de setups para cada prova e o desempenho de cada um irá sempre beneficiar não só o próprio piloto mas acima de tudo a equipa que obterá resultados visíveis a longo prazo.
<span style="color:#660000">SRP O que levou a Evolution a inscrever-se na liga F1 do SimRacing Portugal?
HN - A equipa estava á procura de uma liga de F1 com este mod (CTDP). No entanto as ligas que fomos pesquisando não nos pareciam muito organizadas ou não preenchiam os requisitos que pretendemos quando nos juntamos a uma liga. Finalmente, quando li que a SRP iria começar um campeonato brevemente, foi feita uma reunião com alguns dos pilotos que correm pela Evolution Racing e chegou-se a uma conclusão. Ficou decidido que o Phil Perkins e o Richard Scott iriam defender o nome da Evolution Racing no campeonato SRPF1. No entanto, e quase em cima do fecho das inscrições, e após uma reunião de emergência no quartel general da Evolution, foi decidido que a Evolution iria participar não com uma, mas com duas equipas neste mesmo campeonato sendo a segunda equipa designada como Evolution Motorsports com os pilotos Hugo Nobre e Felipe Sikansi.
<span style="color:#660000">SRP Os resultados da Evolution até ao momento, têm correspondido às expectativas iniciais?
<span style="color:#660000">HN - Sinceramente como este campeonato era novo para nós não sabíamos ao certo o que vinhamos encontrar. De nome, só conhecia um piloto, o Bruno Marques por este correr com um amigo nosso noutra liga, o sul-africano Zaahir Essa. Depois deparamo-nos com uma realidade bem competitiva entre todos os pilotos á medida que as corridas de teste se sucediam em Monza. O mod também era novo para nós. Em Monza as coisas até estavam a correr bem depois da Qualificação ao colocarmos 2 carros nos 10 primeiros. Mas o problema maior viria nas 1as curvas da prova com 2 dos Evolution a ficarem de fora. Mais tarde seria o Phil a desistir. Conseguimos então um bom resultado com o Richard Scott em 4º lugar. Seguiu-se Nurbugring e Suzuka que foram autenticos desastres para a Evolution. Na prova Alemã, apenas eu terminei a prova e o motor rebentou a 2 voltas do fim. Apesar deste acontecimento consegui um 7º lugar. Em Suzuka nunca tivemos um setup competitivo e os problemas surgiram logo no início. Felizmente o Richard chegou ao fim e terminou em 6º trazendo mais alguns pontos para a Evolution. Agora vem aí Interlagos e espero sinceramente que possamos por em pista todos os nossos argumentos para alcançar um bom resultado. Em suma, posso dizer que estou satisfeito com o desempenho da(s) equipa(s) da Evolution apesar de todos os problemas que já tivemos porque temos pilotos bastante experientes e rápidos no seio da equipa que mais cedo ou mais tarde vão alcançar bons resultados durante este campeonato.
<span style="color:#660000">SRP Diz-nos três pontos positivos, e outros três negativos acerca do decorrer da liga até ao momento.
HN - Até agora penso que a organização da liga tem sido a todos os niveis (quase) perfeita. Sem qualquer tipo de hipocrisia, digo sinceramente que os pontos positivos têm sido as grandes disputas em pista, as corridas de teste e o bom ambiente entre os pilotos no forum. Os únicos reparos que tenho a fazer, e são mínimos, foi o esquecimento da colocação online do servidor para a Pre-Qualificação passada e o ambiente hostil que se tem vindo a observar nestes ultimos dias por parte de 2 pilotos com constantes troca de mimos. No entanto, espero que este pequeno problema fique por aqui e que tudo corra pelo melhor daqui para a frente.
<span style="color:#660000">SRP - Para terminar, fala-nos um pouco acerca das tuas preferências automobilísticas.
HN- Até à não muitos anos atrás a única competição de automobilismo que via era a Fórmula 1. A minha equipa preferida sempre foi a Mclaren e nestes últimos tempos o meu piloto preferido é o Iceman Kimi Raikkonen. Desde á alguns anos a esta parte com o aparecimento da internet, cabo e canais paytv, temos acesso a quase todas as categorias de automóveis, sendo as minhas favoritas a F1, a DTM, World Series by Renault e a F3.
<span style="color:#660000">SimRacing Portugal - Antes de mais, conta-nos um pouco acerca do teu background neste mundo dos simuladores.
Hugo Nobre - A minha experiência nos simuladores começou no velhinho GP2. Durante alguns anos foi o jogo de referência, não só para mim, mas também para muitos dos simracers de todo o mundo. Lembro-me bem que o vício era tão grande que até imprimia os resultados das qualificações e corridas para mais tarde recordar. Depois...Depois passei para o GP4 e foi aí que me iniciei nos campeonatos da internet, apesar de serem offline. Inscrevi-me no campeonato de GP4 da HOWC (Hawkeye Online/Offline World Championship) durante 1 época pela equipa Hawkeye. Aprendi muito e consegui alguns bons resultados, como vários podiums. Depois veio o rFactor e o mundo dos campeonatos Online. O ano passado a HOWC fez um campeonato de FormulaIS Winter Series. Basicamente foi um campeonato de teste. Mas devido a problemas graves com o meu pc apenas fiz 2 corridas e perdi praticamente todo o campeonato. Este ano as coisas foram diferentes e apesar de ter perdido cerca de 4 rondas por motivos pessoais, ocupo neste momento o 7º lugar a 2 provas do final. Se não tivesse perdido estas 4 rondas provavelmente neste momento estaria a discutir as 5 primeiras posições.
<span style="color:#660000">SRP E a Evolution? Quando surgiu e por quem foi criada?
HN - A Evolution Racing foi criada aquando do salto para o rFactor em 2005. Depois de eu ter corrido pela equipa Hawkeye Racing, decidi tentar a minha sorte, e criar uma equipa própria. A equipa contava então com dois pilotos oficiais, eu próprio e o inglês Darran Taplin, tendo como piloto de testes o sul-africano Jamie Ramsamy.
<span style="color:#660000">SRP A Evolution está envolvida numa liga chamada HOWC. Conta-nos um pouco acerca da liga, e do envolvimento da Evolution.
HN - A liga HOWC significa Hawkeye Online/Offline World Championship. Esta liga foi criada em 2000 pelo Richard Scott. Nessa altura a liga de referência era o GP3 e os membros foram recrutados através do chat AlphaF1. A liga foi crescendo, assim como o staff e em 2002, o australiano Ben Driehuis assumiu o comando máximo da liga, posição que ocupa até á data de hoje. Actualmente a liga está a acabar o campeonato offline de GP4, e os campeonatos de FIS e PCC do rFactor, tendo o de GP2 (rFactor) já terminado. Para o ano, muito provavelmente a liga contará com 3 campeonatos. Um offline de GP4, e dois online de rFactor (F1 e um de Turismo ainda por definir). O envolvimento da equipa Evolution Racing data de 2005 quando a equipa foi criada e inscrita nas Winter Series de FormulaIS e PCC. Actualmente e após o término do campeonato de rFactor GP2, a equipa encontra-se unicamente a participar no campeonato de FormulaIS.
<span style="color:#660000">SRP Quais consideras ser os maiores feitos da Evolution até ao momento?
HN - Até agora alguns dos maiores feitos da Evolution Racing, sendo uma equipa com apenas 1 ano de existência, tirando algumas vitórias e pódiums em algumas provas, foi sem duvida a regularidade no Top8. No entanto, o maior feito foi o título de pilotos alcançado por mim pela Evolution Racing no campeonato online de rFactor GP2 Series.
SRP Quais as perspectivas e objectivos futuros da Evolution?
HN - Os objectivos da Evolution são bem claros: Que os pilotos que corram pela equipa acima de tudo se divirtam e tenham prazer no que estão a fazer. Os resultados...os resultados vêm por arrasto. Nós temos evoluído bastante nestes ultimos meses e temos contractado alguns bons pilotos para a equipa. Actualmente ainda estamos em fase de reestruturação da equipa. O nosso objectivo a longo prazo é poder colocar a Evolution Racing bastante competitiva em várias categorias de automobilismo.
<span style="color:#660000">SRP És o team manager da equipa, por isso diz-nos do teu ponto de vista o que é fundamental para uma equipa ter sucesso a longo prazo.
HN - Acima de tudo, os pilotos que fazem parte da equipa têm de ser responsáveis e assumir sempre um nível de compromisso elevado. Penso que esses são os dois pontos chaves para uma equipa ter sucesso a longo prazo. É importante que exista também um misto de experiência de alguns pilotos e irreverência de outros. Assim, tudo será mais fácil na elaboração de setups para cada prova e o desempenho de cada um irá sempre beneficiar não só o próprio piloto mas acima de tudo a equipa que obterá resultados visíveis a longo prazo.
<span style="color:#660000">SRP O que levou a Evolution a inscrever-se na liga F1 do SimRacing Portugal?
HN - A equipa estava á procura de uma liga de F1 com este mod (CTDP). No entanto as ligas que fomos pesquisando não nos pareciam muito organizadas ou não preenchiam os requisitos que pretendemos quando nos juntamos a uma liga. Finalmente, quando li que a SRP iria começar um campeonato brevemente, foi feita uma reunião com alguns dos pilotos que correm pela Evolution Racing e chegou-se a uma conclusão. Ficou decidido que o Phil Perkins e o Richard Scott iriam defender o nome da Evolution Racing no campeonato SRPF1. No entanto, e quase em cima do fecho das inscrições, e após uma reunião de emergência no quartel general da Evolution, foi decidido que a Evolution iria participar não com uma, mas com duas equipas neste mesmo campeonato sendo a segunda equipa designada como Evolution Motorsports com os pilotos Hugo Nobre e Felipe Sikansi.
<span style="color:#660000">SRP Os resultados da Evolution até ao momento, têm correspondido às expectativas iniciais?
<span style="color:#660000">HN - Sinceramente como este campeonato era novo para nós não sabíamos ao certo o que vinhamos encontrar. De nome, só conhecia um piloto, o Bruno Marques por este correr com um amigo nosso noutra liga, o sul-africano Zaahir Essa. Depois deparamo-nos com uma realidade bem competitiva entre todos os pilotos á medida que as corridas de teste se sucediam em Monza. O mod também era novo para nós. Em Monza as coisas até estavam a correr bem depois da Qualificação ao colocarmos 2 carros nos 10 primeiros. Mas o problema maior viria nas 1as curvas da prova com 2 dos Evolution a ficarem de fora. Mais tarde seria o Phil a desistir. Conseguimos então um bom resultado com o Richard Scott em 4º lugar. Seguiu-se Nurbugring e Suzuka que foram autenticos desastres para a Evolution. Na prova Alemã, apenas eu terminei a prova e o motor rebentou a 2 voltas do fim. Apesar deste acontecimento consegui um 7º lugar. Em Suzuka nunca tivemos um setup competitivo e os problemas surgiram logo no início. Felizmente o Richard chegou ao fim e terminou em 6º trazendo mais alguns pontos para a Evolution. Agora vem aí Interlagos e espero sinceramente que possamos por em pista todos os nossos argumentos para alcançar um bom resultado. Em suma, posso dizer que estou satisfeito com o desempenho da(s) equipa(s) da Evolution apesar de todos os problemas que já tivemos porque temos pilotos bastante experientes e rápidos no seio da equipa que mais cedo ou mais tarde vão alcançar bons resultados durante este campeonato.
<span style="color:#660000">SRP Diz-nos três pontos positivos, e outros três negativos acerca do decorrer da liga até ao momento.
HN - Até agora penso que a organização da liga tem sido a todos os niveis (quase) perfeita. Sem qualquer tipo de hipocrisia, digo sinceramente que os pontos positivos têm sido as grandes disputas em pista, as corridas de teste e o bom ambiente entre os pilotos no forum. Os únicos reparos que tenho a fazer, e são mínimos, foi o esquecimento da colocação online do servidor para a Pre-Qualificação passada e o ambiente hostil que se tem vindo a observar nestes ultimos dias por parte de 2 pilotos com constantes troca de mimos. No entanto, espero que este pequeno problema fique por aqui e que tudo corra pelo melhor daqui para a frente.
<span style="color:#660000">SRP - Para terminar, fala-nos um pouco acerca das tuas preferências automobilísticas.
HN- Até à não muitos anos atrás a única competição de automobilismo que via era a Fórmula 1. A minha equipa preferida sempre foi a Mclaren e nestes últimos tempos o meu piloto preferido é o Iceman Kimi Raikkonen. Desde á alguns anos a esta parte com o aparecimento da internet, cabo e canais paytv, temos acesso a quase todas as categorias de automóveis, sendo as minhas favoritas a F1, a DTM, World Series by Renault e a F3.

