Threads: 153
30-10-2006, 12:34 PM
(This post was last modified: 30-10-2006, 12:37 PM by Luis Branco.)
Penso que muitos não utilizam o Motec para acerto do setup e aperfeiçoamento da condução no GTR2.
Julgo que o Motec é uma ferramente essencial pois na verdade é a única que realmente possibilita ver o desempenho em pista e o comportamento do carro de forma integrada. Também é o único que realmente permite averiguar da eficácia das soluções de acerto no setup.
Por forma a motivar o pessoal a utilizar o Motec (que não é nenhum bicho de 7 cabeças) aqui deixo uma screen do próprio Motec e daquilo que ele possibilita. Julgo que assim contribui-se para que se desmistifique o Motec e que se pode ver e compreender com facilidade as informações que dele se podem tirar.
A imagem está em tamanho real (1280x1024) para que seja mais fácil ver os pormenores.
Notem que o vídeo que se oberva corre em tempo real, dentro do próprio Motec, sincronizado com todos os outros dados, gráficos e barras disponíveis.
Os dados desta imagem e a sua apresentação no Motec são definidos pelo utilizador, pelo que no vosso Motec podem optar por ter quaisquer outros dados, barras ou gráficos que não estes. O Motec não é estanque.
O track map maior evidencia os locais de travagem (opção do utilizador) e o pequeno ponto vermelho nesse mapa mostra o local do carro e consequentemente do video e de todos os restantes dados visiveis.
As barras mostram (de cima para baixo): travagem, aceleração e mudança
Boas corridas
Threads: 20
Um guia em Português é k era :1a:
Eu por enquanto vai tudo a olho :amuse::laugh:
Já existe um excelente guia para o Motec feito pelo WR304.
Dentro da Sonic o Motec vai ser utilizado, tal como tenho utilizado para os meus setups sempre que tenho tempo para me dedicar a um setup em condições, o que infelizmente acontece na minoria das vezes.
Se alguém quiser fazer um guia posso responder a algumas dúvidas específicas do Motec (não acerto de setup) mas não serei co-autor de nada que com isso se relacione. Apenas questões pontuais.
É que o tempo já não dá para mais.
Mas o meu ponto é essecialmente demonstrar como a informação existente no Motec pode ser efectivamente compreensível e não apenas um monte de gráficos, barras e números.
No screen de cima qualquer um verifica da validade de poder ter um vídeo da hot lap que qualqeur um tenha feito e poder, em tempo real, obervar a sua condução, ao mesmo tempo que vê os locais de travagem, a pressão de travagem, os pontos de aceleração, a mudança utilizada, a velocidade atingida e de passagem e o bloqueio de rodas. Assim torna-se bem fácil saber onde modificar o setup ou a formada de condução (pontos de travagem e aceleração, etc, etc,).
Além disso também vê em simultâneo o movimento da suspensão, sabendo se e onde tem que modificar o setup.
Sublinho que a informação visível no screen é apenas uma pequeníssima parte de tudo aquilo que o Motec nos dá.
Threads: 38
Eu gostava muito de usar o Motec, mas infelizmente n sei como.. já li +/- o user guide do GTR1, mas o meu principal problema n é perceber o que é o quê, mas sim em saber quais os valores ideais, quais os graficos ideais. Não me serve de nada saber o que é se n sei se com uma alteracao os valores que mostra são melhores ou n :confused:
Queria ver novamente e tentar perceber o motec (pois sei que é uma excelente ferramenta de desenvolvimento de setups e da nossa propria conducao), mas infelizmente n tenho tido tempo para isso...
Luis, podes, dado por exemplo a imagem que puseste, falar alguma coisa sobre ela? tipo o que é o quê, e o que poderá melhorar.
O Luis ou alguem que saiba...
Um abraco
30-10-2006, 02:26 PM
(This post was last modified: 30-10-2006, 02:31 PM by Luis Branco.)
Na imagem acima a informação o que temos é:
Engine RPM: este é auto explicativo. Mas não deixa de de ser importante saber a que regime do motor está a funcionar. Este gráfico deve ser combinado com um outro (de barras) que mostra a percentagem de tempo a que o motor funciona em cada regime. Se o motor estiver a ser utilizado a regimes mais baixos podemos correr o risco de não estar a ser utilizada toda a potência disponível e estamos a perder tempo. Por outro lado, se utilizado a regimes muito altos estaremos para lá do regime ideal de potência máxima, pelo que também se perde tempo, pois o carro vai ter um menor desempenho. Saber a que regime o motor funciona durante a volta é crucial para acertar a relação de caixa.
Speed (corrected): igualmente não levanta dúvidas a ninguém. Mas com a ajuda desta informação temos noção da velocidade máxima e de passagem em curva que estamos a conseguir. Uma vez que a velocidade máxima depende da altura ao solo do carro (noutro gráfico) e do apoio aerodinâmico (relacionado com a altura ao solo e velocidade de passagem em curva), podemos verificar o efeito do acerto do setup neste aspecto. O que se pretende em última análise é que todas a velocidades sejam as mais altas possíveis, mas há que se fazer concessões em virtude de as pistas não serem só rectas. Assim, em conjunto com outros gráficos aqui não mostrados, podemos aquilatar se é preferível uma menor velocidade em recta e maior velocidade de passagem se o inverso, para que o tempo total por volta seja reduzido.
Damper Velocity (Gráfico): permite averiguar da velocidade de compressão e extensão dos amortecedores. De notar que para uma melhor análise os gráficos terão que ser ampliados (zoom dentro do Motec) e de preferência separar cada amortecedor de cada roda no seu gráfico. Isto porque de outra forma fica difícil de ler pois os gráficos sobrepõe-se. Ora em travagem os dampers comprimem na frente e estendem atrás, em aceleração o inverso. Em curva comprimem-se para o lado exterior e estendem do lado interior. Se a velocidade for muito elevada significa que a roda não fica em contacto com a estrada e ressalta, tornando difícil controlar o carro. Se a velocidade for muito lenta, então a suspensão não absorver as irregularidades convenientemente e o carro perde tracção (por exemplo, o pneu devia ir na direcção do solo após um ressalto, mas como a suspensão é lenta, o pneu não tem velocidade de movimento suficiente e permanece ainda em suspensão e não toca na pista).
Damper Velocity (barra): permite comparar para uma volta completa o acerto dos 4 dampers. Para uma melhor análise esta informação deve ser conjugada com outra (slow and fast bump e slow and fast rebound) não apresentada na imagem. O ideal é que os 4 bumpers apresentem um histograma idêntico para cada roda. No entanto as rodas da frente tendem a apresentar um histograma mais estreito e as de trás um mais largo. Este gráfico é um dos auxiliares para saber se a suspensão está muito rija ou muito mole.
Histogramas mais estreitos mostram suspensão mais rija que histogramas mais largos. Se o gráfico for muito estreito então significa que o limite de movimento dos bumpers está a ser atingido o que irá originar dificuldades na condução.
De notar que o Motec tem muito mais informação que a apresentada precisamente para permitir uma boa análise.
Espero ter ajudado alguma coisa.
Threads: 68
nada como uma sessão no TS para tirar duvidas :)
Threads: 296
Motec Beginners Guide no site da Blimey :fixe:
..................................................................................................................
I know you believe you understand what you think I said, but I am not sure you realize that what you heard is not what I meant....
.................................................................................................................
Threads: 14
06-11-2006, 03:07 AM
(This post was last modified: 07-11-2006, 10:19 PM by Hugo Penafort.)
Luis esse project está mesmo muito bom! Foste tu que personalizaste? Não fazia ideia que se podia colocar no Motec o video da volta, e esse mapa com a intencidade das travajens está de mais!:nuts:
Se puderes explica-me por favor como é que adicionas-te o vídeo!:fixe:
Luis, se calhar já sabes, mas como vi no *.jpg que aqui colocaste o gráfico Damper Vel nunca é de mais alertar que para interpretar as suspensões não é esse mas sim o Damper Velocity. Quando me disseram isso perguntei, mas não é a mesma coisa mas abreviado?... Pelos vistos não, o canal para o GTR2 é exactamente o Damper Velocity, também é rápido mudar isso.
De qualquer forma para quem não sabe e uma vez que é das coisas mais importantes, aqui fica a informação. O project da Blimey vem com isso direito.
<span style="font-family:Tahoma">E tu? Foste um bom robot hoje?<!--fontc--><!--/fontc-->
Threads: 35
Hey,
Onde posso sacar isto??
cumps
Threads: 67
a única coisa que eu uso no motec é para ver/acertar as temperaturas dos pneus, e os litros p/ volta...
o resto é a olho :))
|