Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temperatura dos Pneus
Desculpem lá a minha nabiçe.

Já devem ter reparado que ha um nabo que anda com um C5R, sempre lá para traz na grelha.

É o seguinte, nao sei se é por usar pneus dunlop em vez de michelin que independentemente do setup que use, mesmo com a pressao dos pneus no minimo, antirolls mais resistentes, e suspenções mais duras etc. Nao consigo de maneira nenhuma ficar perto da temperatura optima dos pneus.

Talvez alguem me pudesse ajudar :racer:
[Image: macca200992759.jpg]
Peace cannot be kept by force. It can only be achieved by understanding. - Albert Einstein
Reply
Gostava de ajudar mas infelizmente, tem sido a parte mais difícil de aprender para estes lados...
[Image: MR-Corse-logo.png]
Reply
Oi....

Não sou nenhum expert mas o que falas tb não é correcto. Não deves colocar os pneus no minimo da pressão. Acho q a melhor forma é rodares com o setup default durante umas 10 voltas ou qd tiveres a pista completamente mecanizada. Só apartir daí é q deves começar a trbalhar o setup. Normalmente os Sets default são muito "user friendly", isto é, não são lentos nem são rápidos, são estáveis, ao fim ao cabo são uma plataforma para evoluir. Qt mais rápido começares a rodar mais depressa irás sentir dificuldades e vais aprender a entender o que se está a passar com o carro.
Em termos de pressões a nivel do F575 as pressoes para as pistas anda na casa dos 155/175 para os pneus da frente e um pouco menos para os detrás.

Existem uns bom "guides" de setups para teres umas noções mas aqui ficam algumas, espero q te ajudem e corrijam-me se disser asneiras... eheh:

- Mais pressão = mais temperatura/ menos desgaste
- Menos pressão = menos Temp/ maior desgaste
- camber mais negativo = aquecimento mais rápido/ mais temperatura/ mais desgaste
- Camber mais positivo = efeito contrario ao acima referido.

A nivel de susps tb afecta o desempenho dos pneus mas nesse campo normalmente adopta-se uma susp mais dura à frente que atás pois é nela que reside a tracção, ora qt mais esta estiver dura mais salta logo menos grip...
O básico é mesmo o que disse em cima a nivel de cambers e pressão... depois é encontrar um equilibrio entre desgaste vs temperatura que por sua x é sempre afectado pelo estilo de condução de cada 1!!

Espero ter ajudado João :)
Abraço
[Image: bentobanner2.jpg]
Reply
Pois, talves seja melhor começar com o set default.

quanto ao que disseste
"- Mais pressão = mais temperatura/ menos desgaste
- Menos pressão = menos Temp/ maior desgaste
- camber mais negativo = aquecimento mais rápido/ mais temperatura/ mais desgaste
- Camber mais positivo = efeito contrario ao acima referido."

Penso que ha aqui algo errado, no meu ver mais pressão nos pneus visto que diminuem a superficie de contacto com o chão, vai gerar menor temperatura. A menos que com esta menor superficie de contacto o carro escorregue mais e assim ganhes mais temperatura.

Quanto a relação do camber e a temperatura, penso que a alterção deste serve apenas (no caso da temperatura) para homogenizar a temperatura das laterais e do centro do pneu.

Bem, pelo tem logica que assim seja.

Isto das temperaturas tem sido uma pedra no sapato desde que começei a jogar convosco. Por mais que teste e volte a testar, nunca consigo ter as temperaturas estaveis, e muito menos homogeneas em toda a superficie dos pneus.

Em ambas as provas que fiz, os pneus com menos de 30min de rodagem ja vinham muito gastos, o que me condicionou bastante a prova e os meus neurónios, porque já me sinto profundamente irritado com isto eheh.
Peace cannot be kept by force. It can only be achieved by understanding. - Albert Einstein
Reply
Na teoria, os pneus para funcionarem a 100% a sua temperatura deve andar entre os 85º a 95º.

A pressão e o camber são os parâmetros que influenciam mais directamente nestes valores, embora a pressão dos pneus seja o reflexo de toda a afinação do carro...

em termos de camber e pressão o ideal e termos uma temperatura de 85 no exterior e 95 no interior, sendo a 90º a temperatura a meio do pneu.

Aumentando a pressão fazemos com que a temperatura no meio do pneu suba, aumentando o camber a diferença de temperatura entre o interior e exterior do pneu aumenta.Esta diferença deve andar entre os 8 a 10º nos pneus da frente.

também li algures que a pressão dos pneus deve andar na casa dos 200kPa.

O que me acontece bastantes vezes, e ter o camber afinado os pneus na casa dos 200kPa, mas a temperatura dos pneus anda na casa dos 80º nos pneus a frente...
[Image: MR-Corse-logo.png]
Reply
se tiveres temperaturas baixas e nao consegues ter mais altas escolhe o compound inferior,no caso de teres medium tires.selecciona os soft que a temperatura aparece.

Deves rodar nos 200 kpas mais ou menos mas por vezes é habito haver um dos pneus que nao aquece nem a martelada eheh normAlmente nos da frente ,nao te importes.

da uma leitura atenta a este topico do Joao "alien"Vaz http://www.simracingportugal.net/index.p...topic=2082

e alteras os valores optimos para o GTR2 KPA para 200 em vez de 170,isto era no GTR1 e temperaturas de 90-100 para 80-95

Vais ver que vais perceber melhor.
Agora isto é tudo teoria muitas vezes nao vais conseguir colocar os valores na perfeiçao mas andam la perto claro.

Normalmente uso medium/medium para a corrida e soft/soft para o qualify,por vezes soft/medium no qualify quando a temperatura dos pneus dispara para valores muito altos na segunda volta,nao é sempre mas acontece eheh.
"An eye for an eye only ends up making the whole world blind" - Gandhi

Cyber Racing
Reply
Viva João! :smile:

Quando dizes que com menos de 30 min já tens os pneus gastos, isso deve-se em parte ao facto de actualmente estarmos a disputar o campeonato com tyre usage x2 e fuel x1.

Mas é claro que estas condições são para todos, e há pilotos que conseguem conservar mais os pneus do que outros.

Concordo inteiramente com a apreciação do Miguel e do Mário (lê o topic do Vaz que vale bem a pena!), embora desconfie um pouco dos valores teóricos de referência no que respeita a temperaturas e compostos...

Não te preocupes demasiado em acertar as temperaturas de todos os pneus. Por exemplo, em Hockenheim a maioria das curvas são para a direita, por isso é muito mais importante acertar as temperaturas do lado esquerdo do carro (que é o mais solicitado) que do lado direito, onde as temperaturas serão naturalmente mais baixas, especialmente no eixo dianteiro. Nem sequer me preocupo em fazê-las subir muito.

Para além disso tudo muda quando metes um pouco mais (ou menos) de asa, ou alteras a resistência das anti-roll bars, ou o tipo de pneu...

Vou dar-te o meu exemplo em Hockenheim, com o BMW M3 GTR. Como estava com dúvidas sobre o melhor tipo de pneu, ou seja, o que me daria o melhor compromisso entre performance e durabilidade, decidi acertar o setup por forma a que fosse possível usar à frente mediums ou hard tyres. O que aconteceu?

1º turno
hard tyres à frente (temperatura média: LF-73º ; RF-64º)
25 voltas realizadas
melhor volta: 1m.41,7**s

2º turno
medium tyres à frente (temperatura média: LF-96º ; RF-84º)
27 voltas realizadas
melhor volta: 1m41,2**s

O engraçado é que com os hard tyres consegui manter-me perto do melhor tempo durante mais voltas do que com os medium (sinal de que estes estavam a desgastar-se mais rapidamente).

Acho que só com o tempo (entenda-se muitos testes e corridas) é que irás encontrar a melhor solução para o teu estilo de condução. Posso dizer-te que os setups do meu colega de equipa Luís Dinis, actual líder dos GT2 no bSkilled, também com um BMW M3, raramente em agradam. Por isso compreendo quando leio que a arte de fazer setups é um género de magia negra... e o que serve para um não significa necessariamente que servirá para outro...

Um abraço!:fixe:
Reply
Só tenho a dizer o seguinte:

Excelente post Jorge :fixe:
[Image: bentobanner2.jpg]
Reply
Desde já obrigado pelo vosso feedback

Pois o problema é em geral ambos os pneus da frente rondam os 80º, mesmo sendo agressivo.
Apenas com o composto macio consigo ter boas temperaturas, mas visto que nem os mediums se aguentam nas minhas mãos, os soft mto menos.

Vou continuar a tentar aprefeiçoar o setup, vamos ver se em donington já consigo que os pneus durem mais um pouco.

Abraço:racer:
Reply
ArrayConcordo inteiramente com a apreciação do Miguel e do Mário (lê o topic do Vaz que vale bem a pena!), embora desconfie um pouco dos valores teóricos de referência no que respeita a temperaturas e compostos...[/quote]

Como disse no meu topico, o que o Vaz diz refere-se ao GTR1 , para o gtr2 as temperaturas sao 80 a 100 ,pressao KPAs nos 200 e diferenças nas temperaturas dentro e fora do pneu 10 no maximo com o meio numa temperatura intermedia.Isto na teoria , podes sempre andar um pouco fora disto mas, como disse o Jorge nao ha nada como practicar e experimentar.
"An eye for an eye only ends up making the whole world blind" - Gandhi

Cyber Racing
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)