Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
ASUS EN 8800 Ultra 768MB – Comprar ou não?
Boas pessoal,

A minha placa gráfica deu o berro. Era uma Sapphire X1900XT com 256 MB DDR3 Ati PCI-e. Não obstante ainda estar dentro da garantia (neste momento vai a caminho da PCDiga após activar o respectivo RMA) estou seriamente a pensar em comprar uma placa gráfica de última geração e estava a apontar para a nova ASUS EN 8800 Ultra 768MB. A dúvida com que me deparo é a seguinte: Tenho dois monitores completamente novos, a saber, 2 ASUS PG191 de 19’’, 2ms com uma resolução nativa de 1280 x 1024.
Para utilizar este tipo de monitores e tendo em conta a sua resolução nativa, será que compensa gastar quase 700 Euros numa gráfica? Não será de considerar hipóteses mais baratas, ou seja gráficas recentes mas com metade da memória?
A ser assim qual seria a placa aconselhada? Como sabem, esta história prende-se com a utilização do rFactor, GTR2, Race, bem, e de vez em quando dou um salto ao Flight Simulator X e, para descontrair ao TDU.
Todas as opiniões serão bem vindas!

Obrigado!

Mário Esteves
<span style="color:#336666">Volante DFP com upgrade Frex/Sparco, WheelBox+, Frex Sequential Shifter, Frex Pedals Outright
----------------------------
<span style="color:#3366FF">&quot;Não importa ir depressa, importante é não abrandar...&quot;

Reply
Boas!

Epah, na minha opinião, se tiveres €€ com fartura e ainda pa mais com 2 monitores 19'' eu apostava nessa grafica. Apesar de ainda n ter lido nada acerca dela, apenas posso apontar o facto de ser dono duma 8800GTX e digo-te mesmo, 5*! Foi uma diferença da noite po dia. Todos os jogos k tenho, incluindo TDU, AOE3, LFS, rFactor, GTR2 e GTL e uns toks de AA, tudo ao máximo, fluidez absoluta garantida.

So fikas é a bater mal da tola ao dizeres adeuzinho aos 700€ :P, o resto é conversa.

Estou convencido que, apostando num sistema SLI da nVidia, com as 8600GT's tb és capaz de conseguir uma excelente performance por um preço ligeiramente inferior ao duma unica 8800Ultra mas fica sempre a questão do &quot;ligeiramente inferior&quot; e quiçá, uma performance tb &quot;ligeiramente inferior&quot;...

No entanto essa fluidez tb vai depender em parte do resto dos componentes. Nao é so ter uma gfx topo de gama...RAM's decentes, CPU e uma PSU k aguente é imprescindivel de forma a obteres uma boa performance, são varios os factores a ter em conta.

De tomar nota:
http://www.techzonept.com/ , pessoal 5* e uma fonte de informação incrivel. Aconselho-te a falar com o Helixsk8 pois parece-me ser geek (passo a expressão) em PC's!

Cumps
[Image: gs_lfs_racer.png]
[Image: lsdblackwolf.png]
Reply
Obrigado Gonçalo, pelo tua opinião. Para além do preço, a questão prende-se com o facto de eu ter sempre lido que este tipo de placas rende em resoluções muito altas.Aliás, no fórum da PcDiga, e sobre esta placa, há lá um tipo que, com 2 Ultras em SLI e sem overclock saca 700 e muitos frames do GTR2! Ou seja, se eu jogo/utilizo o PC em 1280 x 1024 será que preciso duma placa com 768 MB de ram? Ou chegará uma placa com 300 Mega?
<span style="color:#336666">Volante DFP com upgrade Frex/Sparco, WheelBox+, Frex Sequential Shifter, Frex Pedals Outright
<span style="color:#3366FF">&quot;Não importa ir depressa, importante é não abrandar...&quot;

Reply
A questão não são os Mb da placa, mas sim a velocidade da mesma.

Se tens dois 19&quot; e muito dinheiro para gastar, é preferível arranjares um TFT de 24&quot; e uma 8800 GTX normal (ou uma ATI x2900XT) que chega muito bem, imho.

É que gastar 700 euros para jogar a 1280 por 1024, é um desperdício brutal :cheesy:
Primeiro apagaram a assinatura, agora também apagam o avatar. Pode-se saber porquê?
Reply
Boas!

É assim, do pouco conhecimento que tenho em pc's, nao é o facto de ter 768Mb de memória k torna a gfx um monstro. Aliás, a minha velhinha GF3TI200 com uns meros 64Mb davam uma coça á minha posterior GF4TI4200 com 128Mb. Se nao me engano, a quantidade de Mb's nas RAM's das gfx tem a ver com o facto de os novos jogos necessitarem cada vez mais de espaço onde guardar as texturas e os detalhes todos k o utilizador gosta de ver quando joga, e k estes possam ser acedidos no menor espaço de tempo possivel.

Neste sentido eu dir-te-ia para apostares numa gfx com elevada rapidez de memorias (como é o caso dessa 8800Ultra).

Falaste em 1280x1024 de resolução nativa como sendo pouco para o k a 8800Ultra pode aguentar, nao podes simplesmente aumentar a resolução? AInda para mais tens 2 monitores, ja deve dar mais trabalho á gfx do k tendo apenas 1...

Enfim, esperemos opiniões doutros elementos que saibam mais acerca deste assunto (sinceramente nao te posso ajudar mto mais no que a resoluções diz respeito).

Cumps
[Image: gs_lfs_racer.png]
[Image: lsdblackwolf.png]
Reply
ArrayBoas pessoal,

A minha placa gráfica deu o berro. Era uma Sapphire X1900XT com 256 MB DDR3 Ati PCI-e. Não obstante ainda estar dentro da garantia (neste momento vai a caminho da PCDiga após activar o respectivo RMA) estou seriamente a pensar em comprar uma placa gráfica de última geração e estava a apontar para a nova ASUS EN 8800 Ultra 768MB. A dúvida com que me deparo é a seguinte: Tenho dois monitores completamente novos, a saber, 2 ASUS PG191 de 19’’, 2ms com uma resolução nativa de 1280 x 1024.
Para utilizar este tipo de monitores e tendo em conta a sua resolução nativa, será que compensa gastar quase 700 Euros numa gráfica? Não será de considerar hipóteses mais baratas, ou seja gráficas recentes mas com metade da memória?
A ser assim qual seria a placa aconselhada? Como sabem, esta história prende-se com a utilização do rFactor, GTR2, Race, bem, e de vez em quando dou um salto ao Flight Simulator X e, para descontrair ao TDU.
Todas as opiniões serão bem vindas!

Obrigado!

Mário Esteves[/quote]

Não sei que sistema tens mas a julgar pela opção deves ter boas caracteristicas de base. E se as tens digo-te que decerto jogarás tudo com altas FPS nessas resoluções numa simples 8800 GTS com 320 Mb, gastando perto dos 320 €. Tenho uma e com o meu sistema (fraco para os padrões actuais- Venice 3500) não corro nada abaixo dos 70 ou 80 FPS com tudo ligado. Com um Core 2 Duo tenho a certeza que não andava abaixo das 100 FPS nos simuladores habituais. Julgo que não precisas dessa &quot;bomba&quot; embora ela seja de facto algo que não me importaria de ter:bigsmile:
Simulador actual: iRacing;  Passado: GPL
Reply
ArrayNão sei que sistema tens mas a julgar pela opção deves ter boas caracteristicas de base. E se as tens digo-te que decerto jogarás tudo com altas FPS nessas resoluções numa simples 8800 GTS com 320 Mb, gastando perto dos 320 €. Tenho uma e com o meu sistema (fraco para os padrões actuais- Venice 3500) não corro nada abaixo dos 70 ou 80 FPS com tudo ligado. Com um Core 2 Duo tenho a certeza que não andava abaixo das 100 FPS nos simuladores habituais. Julgo que não precisas dessa &quot;bomba&quot; embora ela seja de facto algo que não me importaria de ter:bigsmile:[/quote]

Neste momento o meu sistema é o seguinte :

- MotherBoard ASUS P5GD2 LGA775 DDR2 I915 PCI-E - P5GD2-X 1
- Caixa Coolermaster Centurion 5 Mid Tower com fonte de 380w (Caixa ATX em preto + alumínio)
- Dimm OEM DDR2 1 giga 533 PC2-4300 X 2 unidades (2 Giga de Ram em Dual Channel))
- Processador INTEL Pentium4 630 3.0GHz Socket 775 FSB800 2MB C/ Dissipador
- Disco MAXTOR 160GB 7200RPM 8Mb Buf. SATA -II + Western Digital de 320 GB

Qualquer que seja a opção relativamente à gráfica vou mudar a Fonte de Alimentação, e estou a pensar numa Be Quiet de pelo menos 800 W.

A ideia era - e já que tenho que alterar - ir mudando alguns componentes com vista a um melhor upgrade lá para o fim do ano, onde então alteraria a MotherBoard + Memórias + processador e eventualmente o disco.

Uso dois monitores clonados e raramente estão ligados ao mesmo tempo.Um é para trabalho e o outro é para quando me sento no cockpit.Ambos são Asus PG191, 2'' com resolução nativa de 1280 X 1024.Estou em crer que é a sua resolução máxima, não dando portanto para aumentar.

Com a X1900XT corria o rFactor, GTR2 e afins em 1280 x 1024, com tudo no máximo e com frames na ordem dos 70 a 80 (Com N carros em pista).Com apenas um carro em pista os frames chegavam aos 150, 160.

Agora e temporáriamente, instalei uma Gráfica MSI de 128 mega (7300LE), que andava lá por casa a apanhar pó. Tive que reduzir a resolução para 1024 * 768, desligar alguns detalhes (sombras) e , com apenas um carro, consigo uns &quot;excelentes&quot; 35 frames.Pelo menos vai dando para treinar...sózinho.

Reply
A minha resposta é... ou não!

nVidia 8800GTS 4xAA 16xAF:
[Image: 8800gts4xaa16xafga5.th.jpg]

ATI HD2900XT 4xAA 16xAF:
[Image: hd2900xt4xaa16afgi9.th.jpg]

E se fores ver os preços... A decisão ainda se torna mais óbvia.:23:

Abraço.
[Image: 23124423.jpg]
[Image: 37074921.jpg]
Reply
ArrayA minha resposta é... ou não!

nVidia 8800GTS 4xAA 16xAF:
[Image: 8800gts4xaa16xafga5.th.jpg]

ATI HD2900XT 4xAA 16xAF:
[Image: hd2900xt4xaa16afgi9.th.jpg]

E se fores ver os preços... A decisão ainda se torna mais óbvia.:23:

Abraço.[/quote]

Explica-te lá melhor Carlos, Por favor!

Reply
Boas Mário

Nesse computador que usas, investires numa placa grafica desse genero é como comprares um capacete replica do Rossi para andares de bicicleta a pedais. Por miudos, a grafica nao vai ter possibilidade de mostrar o que vale. Uma grafica dessa qualidade, 8800 GTS, GTX, ou Ultra, so tiras o maximo rendimento com um grande PC.
Para comprar uma grafica do genero, pensa sempre num sistema deste genero:
core 2 duo, 2gb ram ddr2 (800 mhz de preferencia), uma boa board.... etc etc...
Outra questao é de conseguires jogar com tudo no maximo com a grafica que tens. Esse parametro muda, porque o maximo numa 1900 ou noutra equivalente nao é o maximo numa 8800, e exemplifico: numa 8800 o nivel de anti aliasing vai ate 5 no config do jogo, enquanto noutras, por exemplo na ATI 1950 256mb vai apenas até 3, e é uma optima grafica a 1950.
Conselho: se queres comprar capacete, compra a mota tb :blink1:, se nao tiveres disposto a investir tanto, compra outra grafica identica, ja por ai andam as 1950 na casa dos cento e poucos euros.
olo
Reply

Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  Onde comprar um volante? AndréFilipeFerreira 4 3.861 02-03-2015, 01:28 PM
Last Post: Eliminado
  Pedido Ajuda para comprar computador Novo Mario Esteves 4 4.231 13-03-2009, 06:09 PM
Last Post: Duarte Vieira
  Backet's valores e onde comprar? tiagoandre 4 4.741 25-04-2008, 11:37 PM
Last Post: nelson c.

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)