Thread Rating:
  • 1 Vote(s) - 5 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Setups & Configurações - Estoril
Estou a falar dos eixos no software fora do gtr.Dentro uso 50% no acelerador e 0 no travao.
Mas fora don jogo.Nos eixos do momo existem opcoes de 0 a 100% de sensibilidade tambem.Aqui uso 33% no volante e entre 0 ~e 50.

Bem so quem tem o momo deve saber o que falo.
Peço so que me digam qual a configuraçao do vosso volante fora do jogo .Obrigado.
"An eye for an eye only ends up making the whole world blind" - Gandhi

Cyber Racing
Reply
Grande topico! :biggrinbandit:

Vou stickar isto! :fixe:
Reply
jvaz só um pequeno aparte ke kero salientar, essa teoria dos bumps baixos e rebounds altos funca nem sempre, para o ppl ke tá a seguir o raciocinio do joao, quando xegarem a essa parte nao metam rebounds tao altos quanto isso, passo a explicar. ( é dificil de comprender para kem nao percebe mas vou explicar mt simplesmente )

Bumps - é a força ke o amortecedor vai ou nao aceitar o peso do carro sobre a roda ( fast bump aceitar ou nao uma irregularidade agressiva, slow bump uma irregularidade menos irregular LOL, tipo a passagem de peso na entrada duma curva é um bom exeplo.

rebounds - é a força ke o amortecedor vai aplicar ou nao para deixar a mola vir para o estado original.

posto isto rebounds mt rapidos se forem mal usados( conforme as springs e bumps ) podem dar em o carro nao contornar bem as "covas" do estoril e por ex blokear as rodas na travagem duma direita ke agora nao me recordo o nome da curva devido ao facto de o carro saltar mt nas covas e as rodas perderem a aderencia ao xao cada vez ke fazem o movimento "rebound" mt rapido
Reply
eh a curva do tanque.
essa para mim eh das curvas mais complicadas.
se o setup nao for bom, o carro fica muito descompensado e eh muito facil sair de frente
Reply
A.MELO,Jul 25 2005, 09:54 PM Wrote:jvaz só um pequeno aparte ke kero salientar,  essa teoria dos bumps baixos e rebounds altos funca nem sempre, para o ppl ke tá a seguir o raciocinio do joao, quando xegarem a essa parte nao metam rebounds tao altos quanto isso, passo a explicar. ( é dificil de comprender para kem nao percebe mas vou explicar mt simplesmente )

Bumps - é a força ke o amortecedor vai ou nao aceitar o peso do carro sobre a roda ( fast bump aceitar ou nao uma irregularidade agressiva, slow bump uma irregularidade menos irregular LOL, tipo a passagem de peso na entrada duma curva é um bom exeplo.

rebounds - é a força ke o amortecedor vai aplicar ou nao para deixar a mola vir para o estado original.

posto isto rebounds mt rapidos se forem mal usados( conforme as springs e bumps ) podem dar em o carro nao contornar bem as "covas" do estoril e por ex blokear as rodas na travagem duma direita ke agora nao me recordo o nome da curva devido ao facto de o carro saltar mt nas covas e as rodas perderem a aderencia ao xao cada vez ke fazem o movimento "rebound" mt rapido
<div align="right">[snapback]8243[/snapback]</div>

André, em relação aos Bumps e aos Rebounds deixa-me só dizer o seguinte. A tua noção está parcialmente correcta.

O slow bump não têm necessáriamente a ver com irregularidades do piso. Muitas vezes nem mesmo o fast bump têm a ver com irregularidades no piso.
A única coisa que destingue o Slow Bump do Fast Bump, é a velocidade com que o amortecedor viaja para cima! Quer provocado por uma irregularidade no piso, quer por transicionares do acelerador para o travão. Se esta reacção de compresão se der a uma velocidade superior ou igual a 100mm/seg então estamos a falar de um Fast Bump (normalmente qd passa-mos por cima de ondulações na pista ou batemos nos correctores). Se esta reacção se der a uma velocidade inferior em media a 70mm/seg então estamos a falar de um Slow Bump (que acontece por exemplo quando transitamos de acelerador para travão, dásse uma compressão lenta dos amortecdores da frente e uma descompressão lenta dos de trás &lt;70mm/seg. Têm que se usar o Motec para perceber que tipo de movimento ocorreu).

Quanto ao Rebound, este traduz-se pela descompressão do amortecedor. Isto é, controla a velocidade á qual o peso é descarregado daquela roda. Quanto mais alto o rebound, mais dificil é para o amortecedor descomprimir e o peso fica mais tempo retido naquela roda.

Os amortecedores são isto mesmo: são nada mais nada menos, que dispositivos que controlam o tempo que demora para um dado canto do carro aceitar peso e descarregar o peso. Como dizem os americanos, são &quot;timing devices&quot;. Este é o raciocinio a seguir. Para afinar os amortecedores têm que ter a perfeita noção do que é o peso dinâmico no carro á medida que o conduzimos, mas isso é outro assunto mt loooooongo. Não vale a pena falar nele aqui.

Quanto ao teu raciocinio para o Estoril deixa-me dizer-te o seguinte.
Uma roda perde aderência ou pq está super carregada ou pq está subcarregada. Há sempre o equilibrio de peso num pneu que faz com que ele tenha a máxima aderência. Por norma, na travagem para essa curva no Estoril, tu queres reter o peso o maximo de tempo possivel na roda que têm menos aderência pq viaja sobre &quot;bumps&quot;, que é a da frente do lado direito que começa a derrapar pq já estás tendencialmente a curvar para a direita, tirando peso dessa roda e pq está ser erguida nos bumps e têm pouco peso para acentar no piso com aderência. Por isso, o que tu queres é uma compressão rápida pequena (2 ou 3, tornar rápida a compressão daquela roda, aceitando o peso rápidamente) e um rebound mt lento (14 ou 15, tornando dificil para aquela roda descarregar o peso) para essa roda no sentido de manteres o peso lá por mais tempo e fazeres com que essa roda faça um melhor trabalho a ajudar a travar e curvar o carro.
Por norma, deves sempre ir com soft compressions e stiff rebounds. Isto claro, foi o que aprendi com pessoal que corre asério nos Estados Unidos e que escreve manuais detalhados de setups. Este conceito de amortecedores como &quot;timing devices&quot; e o conceito de &quot;dynamic weight transfers&quot; é muito importante para afinar os amortecedores. Mais tarde, qd pesquisar aserio, falarei nisto mais detalhadamente.

Grande abraço.
Reply
Caro Jvaz,

Apesar de ser um novato por aqui, não posso deixar de agradecer e enaltecer as suas explicações sobre os setups. Fez-me lembrar os tempos em que, quando comprei o Grand Prix I e o Indy 500 (da Papyrus), passava horas a ler os capitulos do manual dedicados aos setups. Julgo que as suas explicações foram muito claras e ajudarão todos os todos.
Faz-me sonhar com &quot;aquele campeonato&quot; em que todos correm com setups iguais e o que vale é o que cada um conduz, nada mais...
O meu MUITO obrigado !!!

Mario
<span style="color:#336666">Volante DFP com upgrade Frex/Sparco, WheelBox+, Frex Sequential Shifter, Frex Pedals Outright
----------------------------
<span style="color:#3366FF">&quot;Não importa ir depressa, importante é não abrandar...&quot;

Reply
Mario Esteves,Jul 26 2005, 09:44 AM Wrote:Faz-me sonhar com &quot;aquele campeonato&quot; em que todos correm com setups iguais e o que vale é o que cada um conduz, nada mais...
O meu MUITO obrigado !!!
Mario
<div align="right">[snapback]8259[/snapback]</div>

É isso mesmo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

:fixe:
Grand Prix Legends é provavelmente, o melhor simulador online de todos os tempos...
Reply
Zangão,Jul 26 2005, 03:14 PM Wrote:É isso mesmo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

:fixe:
<div align="right">[snapback]8263[/snapback]</div>

Fonix!

Ainda há crentes?

O &quot;segredo&quot; não está só nos setups.

Antes fosse isso .....

A &quot;peça atrás do volante&quot; conta muito mais do q qualquer setup ou pc/volante/pedais super especial.

:biggrinbandit:
[Image: banner-site.jpg]
Reply
luis,Jul 26 2005, 02:24 PM Wrote:Fonix!

Ainda há crentes?

O &quot;segredo&quot; não está só nos setups.

Antes fosse isso .....

A &quot;peça atrás do volante&quot; conta muito mais do q qualquer setup ou pc/volante/pedais super especial.

:biggrinbandit:
<div align="right">[snapback]8264[/snapback]</div>

Ya, como se os setups fizessem milagres :wacko:

ps: mas dão uma grande ajuda :fixe:
Have Fun !!!
[Image: gobabygo4bv.gif]
Reply
Boas pessoal,

Para começar o meu muito Obrigado ao Jvaz, por esta iniciativa de ajudar o pessoal.

Os setup´s podem nao fazer milagres mas pelo menos ajudou-me a entrar melhor nas curvas e a sair delas ainda mais rapido :), comecei a ganhar 4/5 segundos aos meus tempos anteriores, na proxima pista da pre-epoca(Estoril), tenho o carro bastante estavel fzendo voltas de 1:42 mas perdi velocidade nas rectas, coloquei tudo default, depois apenas mexi nas orientações do Jvaz, mas para terem uma ideia de quanto lento estou, na reta da meta apenas consigo dar 214km´s, onde andava nos 264/270 km´s

Ontem ja nao tive grande pacienci para ver o que se passava mas se alguem tiver o mesmo problema e tenha aranjado a solução , digam s.f.f.
Reply

Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  Setups oficiais AlexB 2 2.592 26-02-2005, 10:03 AM
Last Post: AlexB
  setups pré cozinhados Joaquim Abranches 7 4.946 15-01-2005, 07:11 PM
Last Post: Xtreme_Boy

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)