Thread Rating:
  • 1 Vote(s) - 5 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Setups & Configurações - Estoril
Porque já tive vários pedidos, eu estou a escrever um breve manual de como acertar o carro para qq pista em termos de setups, configurações de volantes etc. Tudo o que resulta para mim eu vou tentar explicar de forma fácil de compreender. Estará pronto dentro em breve e na altura irei dar ao Marco para que ele, se voces quiserem, fazer um post do documento aqui no forum para que todos possam ler.

Uma breve noção para o Estoril:

VOLANTE E CONFIGURAÇÕES:

-Speed sensitivity = 0% (ppl, isto é para QUALQUER pista. Este valor deve sempre estar a 0, independemente do volante que usam.)

- Deixem todas as outras sensibilidades a 50%. (igualmente, para qq pista). Só se acharem que querem mais ataque, ou no travão, ou no acelerador, ou no steering, amentem o valor de 5 em 5%.

SPRINGS / CAMBER / PSI's

-Springs: qq que seja o carro e pista - o mais mole possivel. É o setting mais facil de acertar. Sempre o mais mole possivel. Sempre no minimo.

-Camber e PSI's: Para as rodas dianteiras, as temperaturas devem idealmente ficar distribuidas pelo pneu por forma á temperatura interior ser 10º mais elevada que a temperatura exterior. A temperatura do meio deve situar-se na média das outras duas. Ex para um pneu dianteiro direito: I-100 M-95 O-90. Por isso, se um pneu tiver a seguinte leitura: I-96 M-91 O-90 (dianteiro direito), esta roda precisa de menos camber (ou mais camber negativo) e mais PSI. O PSI faz variar a temperatura do meio do pneu e o camber faz variar o intervalo de tempertura interior/exterior. Se quiserem mais amplitude na temperatura interior/exterior, reduzam o camber e vice-versa. Se quiserem mais temperatura no meio do pneu, aumentem o PSI e vice-versa.
Neste caso concreto seria preciso menos camber (ou mais camber negativo) e mais PSI nessa roda.
Para as rodas traseiras, o racioncinio é o mesmo só que o intervalo de temperatura é mais fechado, entre 4º a 7º de amplitude interior/exterior.

Os valores do Camber para os carros de GT mais usados estão sempre inseridos entre (-3.4 / -4.0) para as rodas da frente e (-2.4 / -3.0) para as traseiras. Se tiverem de se afastar deste valores é pq algo está errado.
Os valores de PSI para os carros de GT mais usados nunca distam do intervalo 148/138, para as rodas esquerdas do carro e 142/132, para o lado direito. Isto pq a maioria das pistas são feitas "clockwise" onde a maioria das curvas são para a direita. Nas pistas "counter-clockwise" o oposto é verdadeiro.

NOTA: Se conseguirem acertar nisto, é meio caminho andado para um bom setup e ganham logo alguns segundos ao vosso tempo anterior que não tinha estas preparções no carro. Estes são os features mais importantes.
NOTA2: se não conhecerem a pista e não conseguirem fazer voltas consistentes com um dado carro, não mexam no setup. Se derraparem os pneus as temperaturas ficam adulteradas e nada podem concluir sobre o setup. Para acertarem o carro, têm obrigatóriamente de conseguir andar em pista entre 5 a 7 voltas sem derrapar e sem se despistarem! Caso contrário, não vale a pena mexerem no setup. Até porque, para os pneus começarem a trabalhar nas temperaturas de corrida, voces têm que andar pelo menos 3 voltas, certinhas.

ROLL BARS:

Devem sempre procurar o compromisso entre, a mais mole possivel á frente ( mas nunca menos que 80-110, depende dos carros e da sua distribuição do peso) com a mais dura possivel atrás. Começem por uma roll bar á frente mole - aí nos 110, e sem roll bar traseira. Depois vão gradualmente reduzindo a roll bar da frente até chegarem a 80. Se sentirem que ainda aguentam, vão começando a aumentar a roll bar traseira, até atingirem o ponto em que o carro foge ás 4 e não de frente. Se estiver a fugir de traseira, tirem novamente roll bar atrás ou apliquem mais á frente.
Se conseguirem controlar o F550 com 100 á frente e 100 atrás, optimo. O carro é rapido de certeza. Cuidado é com o gasto dos pneus. Nunca deixem o carro derrapar no ritmo de corrida.

RIDE HEIGHT:

Sempre o mais baixo possivel sem deixar o carro bater no chão demasiado. 1cm de diferença entre a frente e a traseira, sendo a frente mais baixa.

DIFERENCIAIS:

Para perceber o trabalho dos diferenciais, primeiro é preciso compreender o que se passa quando fazemos uma curva.
Há 3 etapas: a entrada, apex e a saída da curva.

Entrada: Começa no momento em que viramos o carro para a curva e acaba quando atingimos o apex da curva.

Apex: É o ponto no qual terminamos a entrada da curva e começamos a saída da curva.

Saída: Quando começamos a acelerar para sair da curva até estarmos em recta ou a preparar a entrada para outra curva.

COAST diferential - Entrada : dum modo geral, este diferencial controla a tendencia do carro quando entramos para a curva (fugir de frente ou fugir de traseira, na entrada). Se queremos o carro mais solto de traseira na entrada para a curva, reduzimos a percentagem deste diferencial e vice-versa. Começem com este valor entre 30 a 50%.

PRELOAD diferential - Apex : Existem curvas com um apex longo. Por exemplo, as curvas em "U" (tal como a 1ª curva de BRNO). Quando executamos o apex longo, estamos nesse momento a manter o carro a uma dada velocidade constante que dura desde o final da entrada para a curva até ao início da saída da curva. Nesse momento mantemos o carro com o acelerador a uma velocidade constante.
Este diferencial, controla a tendência do carro nesse percurso (o apex longo). Se queremos o carro mais solto de traseira nesse momento de aceleração constante, reduzimos o valor deste diferencial e vice-versa. Começem com este valor a 2 ou 3.

POWER diferential - Saída : Este difrencial controla a tendência do carro quando começamos a acelerar para sair da curva. Se queremos o carro solto de traseira aumentamos o valor percentual deste diferencial e vice versa. Começem entre 40 a 60%

NOTA: Eu ajusto os diferencias, aquando o acerto das Roll Bars. Existe um compromisso do COAST Diferential com a Roll Bar da frente quando entramos na curva (tanto o COAST diferential como a Roll Bar da frente, podem soltar ou prender o carro na entrada). Existe também um compromisso do POWER diferential com a Roll Bar traseira quando saímos da curva. Ambos estes settings podem soltar ou prender o carro na saída da curva.
Tenham atenção que estes parametros andam todos de "mão dada" e se estiverem a alterar o diferencial e não sentem a alteração que fizeram, olhem para a roll bar pq esta pode estar a mascarar a vossa alteração. Tentem encontrar o compromisso que vos servir melhor.

De resto, são tudo pequenas coisas que aprefeiçoam o comportamente do carro. Nos amortecedores, vão sempre com as compressões baixas e os rebounds altos. Os amortecedores são o setup feature que requerem mais atenção e mais detalhe quando explicados e por isso eu não vou entrar neste assunto aqui. Sigam só o raciocinio de baixas compressões e rebounds altos.

Todos os outros parametros, sugiro que para já, deixem em default. Se conseguirem ajustar com rigor todas estas coisas de que falei aqui , o vosso carro já é muito bom.

Deixei muitas outras coisas de fora que também fazem a diferença, como: a caixa, os travões, os "amortecedores", o caster, o toe in e asa. Mas estas são coisas que aprefeiçoam o setup. O básico já está dito aqui.

Se quiserem colocar questões e precisarem de concelhos para o Estoril para qualquer carro, digam, eu gosto de ajudar.
Mais tarde, e se calhar no decorrer da época, eu vou colocar um base setup no forum, para qq carro em todas semanas de corridas para a pista em questão, para os pilotos poderem aprefeiçoar e para terem melhor a noção dos valores em causa e como preparar o carro para estabilidade.

Abraço
Reply
Ganda Joao :)

Agora ninguem! Mas ninguem, tem desculpa para andar de um lado para o outro a lamber os rails.

Depois no site puderao fazer uploads e downloads de setups :)
Quem quiser contribuir no futuro, podemos ter uns tutoriais, nao so de setups mas tb do belo MOTEC.

Obrigado Joao!
Reply
Excelente JVaz!

Já agora muitos parabéns pela excelente performance no "GTR World Championship"

Temos Alien :alien::alien::alien:
Grand Prix Legends é provavelmente, o melhor simulador online de todos os tempos...
Reply
...
Primeiro apagaram a assinatura, agora também apagam o avatar. Pode-se saber porquê?
Reply
Eh man :bigsmile:

JVaz a presidente :fixe:
Have Fun !!!
[Image: gobabygo4bv.gif]
Reply
Obrigado J Vaz .
Quanto ao volante e o setup dele fora do jogo podias-me dar umas dicas.Eu tive um MSFF que tinha bastante sensibilidade em relaçao ao volante que tenho agora ,um momo vermelho .Neste volante coloco o eixo do travao a 0 e do acelerador tb mas nao sei se sera o melhor.O eixo do volante esta a 33% uso este set no nascar e nao tenho problemas ,mas no nascar quanto menos sensibilidade melhor para mim estou habituado e nao sei se sera assim em pista .
Agradeço que me dês umas dicas nisto ..Obrigado
"An eye for an eye only ends up making the whole world blind" - Gandhi

Cyber Racing
Reply
Gil Abobeleira,Jul 25 2005, 05:44 PM Wrote:Ó joão, então ficou de fora os diferenciais? Desde os meus tempos do GPl que começo sempre por afinar o carro por aí (deve ser por isso que sou tão lento......)
<div align="right">[snapback]8220[/snapback]</div>

já está lá. Sorry, esqueci-me totalmente e são bastante importantes
:wacko:
Reply
MGama,Jul 25 2005, 06:16 PM Wrote:Obrigado J Vaz .
Quanto ao volante e o setup dele fora do jogo podias-me dar umas dicas.Eu tive um MSFF que tinha bastante sensibilidade em relaçao ao volante que tenho agora ,um momo vermelho .Neste volante coloco o eixo do travao a 0 e do acelerador tb mas nao sei se sera o melhor.O eixo do volante esta a 33% uso este set no nascar e nao tenho problemas ,mas no nascar quanto menos sensibilidade melhor para mim estou habituado e nao sei se sera assim em pista .
Agradeço que me dês umas dicas nisto ..Obrigado
<div align="right">[snapback]8223[/snapback]</div>

Não estou a compreender. Dentro do GTR usas os eixos do travao e acelerador a 0?
Reply
Thanks JVaz! Muito útil, necessário e fixe!! :fixe:
Lynx.Racing.Team | Altough an endangered species the Iberian Lynx keeps racing!! Visit: SOSLynx.org
Reply
para alem destas excelentes dicas, aos mais pacientes recomendava o seguinte:

http://www.gtr-game.com/forums/index.php?showtopic=557

ja perdi algum tempo em barcelona com o MOTEC e garanto q eh uma extraordinaria ferramenta.
Reply

Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  Setups oficiais AlexB 2 2.592 26-02-2005, 10:03 AM
Last Post: AlexB
  setups pré cozinhados Joaquim Abranches 7 4.945 15-01-2005, 07:11 PM
Last Post: Xtreme_Boy

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)