No que me diz respeito disse (e mantenho) que para mim o LFS não é simulador de corridas e pistas reais, é um simulador de condução em automóveis. Só isso. E tb disse que isso importa pouco, se os adeptos do LFS previlegiam o online e o gozo que dão as corridas, tudo bem. Mas permitam tb a outros discordar do entusiasmo e preferir (obviamente divertindo-se tb, que aqui ninguem anda nestas coisas para ter chatices ou andar a perder tempo com coisas tristes) outro tipo se jogos que, para além de permitir ao ppl conduzir carros em circuitos, procuram recriar nos nossos PC um simulacro de uma realidade que no tempo ou no espaço não temos possiblidades de vivenciar de outra forma.
Só eu sei o que senti em 98 quando vi o GPL anunciado, e o comecei a explorar, ainda com as imagens daquela época guardadas na minha memória. E as primeiras provas online (sim, com modem...) em que nos reuniamos 4 ou 8 "carolas" e ficávamos horas seguidas e dias a fio presos àquele jogo, num estado de puro maravilhamento com o que a tecnologia nos estava a propiciar.
Amigos, não quantifiquem nem desvalorizem a alegria e a satisfação que outros participantes deste forum têem nos seus sims de preferencia. Acreditem que é igual à vossa.
Estive agora mesmo no LFS S2, experimentei vários tipos de carro e andei online em vários servers, e achei divertido e muito bem construido todo o jogo ao serviço do online: foi feito par isso, e vários detalhes do interface potenciam a jogabilidade e eficácia com que o LFS gere as ligações pela Net. Bom trabalho (até a fraqueza do som é desculpavel, porque é o som muitas vezes o principall responsavel pelo lag e dificuldades na ligação. Mas...
Quando corro em Spa, Monaco, Ring, Monza Kialamy... eu vivi aquelas pistas, sei o nome das curvas, sei a história dos circuitos, os dramas e as alegrias, sei os tempos que os pilotos faziam, e por isso posso comparar, treinar, tentar aproximar, abordar certa curva ou dificuldade como via fazer ao tempo, enquanto no LFS ando às voltas em circuitos que não são referencia para mim (e sendo fantasia, não são referencia para ninguem). Acreditem que isso pesa numa decisão não de preferencia, mas de simples investimento de tempo.
O erro de base da poll foi de ser abertamente (e está no cabeçalho... ) LFS vs GTR: uma poll em oposição para optar. Já estava no forum outra poll que n deixava de fora practicamente nenhum sim, fosse de carros ou motos. Porque o SRP é um forum de N sims, n de 2 apenas.
O outro erro foi procurar-se passar a ideia de que quem n apreciam por aí alem o LFS é por que tem má vontade e desconhecimento. Pode existir menos investimento, mas acreditem que (n digo todos) não foi nem má vontade nem desconhecimento, e se algum destes factores existiu, foi de parte a parte, como disse n há vencdedores aqui, perdemos todos e pouco se ganhou.
Frases do tipo "n gostam porque n sabem, se soubessem preferiam", referentes a opiniões expressas por mim, André, Luís, Mario G, entre outros revelaram algum desapontamento por n partilharmos o vosso interesse. Paciencia, mas não somos todos feitos do mesmo molde.
Agora, esta questão do que é um simulador... n estou a inventar nada nem a ser original. Se andam nisto à tempo suficiente conhecem decerto a FILSCA. Não vamos discutir o seu valor, mas parece claro que já tem muita gente, tem vindo a crescer de ano para ano, é constituida por gente capaz, e que não estão envolvidos nesta polémica no SRP...
Na sua página,
http://www.filsca.com/1000253/816 encontram para descarregar um PDF com a definição do que para eles são as normas de aprovação de um simulador de corridas.
Transcrevendo:
Simulation Approval
1) For the racing series of a member league to be approved and accepted by FILSCA, the product chosen for its race series must have been accepted as as a racing simulation by the FILSCA members. Each new version counts as product.
(2) The members of the FILSCA Simulation Approval Committee (FSAC) shall evaluate compliance of a product with the requirements to be accepted as a simulation (see 5 below).
(3) Motions for a product to be accepted as a FILSCA racing simulation may be proposed to the FILSCA Management at any time by:
(i) The copyright owner of the product, and/or
(ii) The FILSCA Management and/or
(iii) A member or a party applying for membership in according with the Statutes.
(4) Upon motion, the FILSCA Management shall appoint the FSAC to prepare an evaluation of the product, to be completed within a period of no longer than one calendar month.
(i) Upon availability of the final report of the FSAC, the president initiates the vote. The vote shall be completed within a period of two weeks.
(ii) A majority of 50% + 1 vote of all members is required for approval.
(iii) Motions for a second voting are possible upon publication of official patches of the product.
<span style="color:yellow">(5) FILSCA members shall agree to use the following basic requirements in their evaluation as to the products acceptance as a FILSCA simulator:
(i) Real time count, independent of the server or client-sided soft or hardware environment and,
(ii) The storage of server-sided replays and
(iii) The ability to identify a real-world counterpart to the simulator, whether current or historical and,
(iv) The simulation must allow for race series that are similar to their real-world counterpart and,
(v) The simulator must allow for Race Series that are similar to its real-world counterpart. This includes,but is not limited to, (a) a minimum of 15 drivers,or (b) 75% of the number of participating drivers in the real world counterpart competition - whichever is less - per event. © This number must be permissible and feasible, within the simulator, online and over the internet (excluding LAN).
(vi) The chassis, the handling of cars (physics) and the tracks must be modeled to a level that is as historically correct as the current state of the art and/or technology allows it to be so.
vii) The simulator must have a damage model that alters and/or otherwise influences the cars ability to remain competitive when the car has been driven too hard and/or has sustained some sort of impact with another object. The damage model
should, eventually, cause terminal damage, i.e. the car to become undriveable,
(viii) The program code must ensure, or at least allow and give access to, via third party add-ons approved by FILSCA or specifically designed FILSCA modules, the prevention of client-sided manipulation of the cars behavior, features, physics, damage vulnerability, and/or tracks or anyother manipulation(s) that exceed the options of the simulator or of additional modules approved by the members of FILSCA,
(ix) State of the art technology in multi-player modulesto ensure the highest quality of online races,
(x) Damage levels and race length must be adjustableby the hosting modules upon decision of the league managers/administrators,
(xi) Free choice of race hosts (i.e. access must not be limited to servers of the company that produced the simulator),
(xii) Password protected access,
(xiii) The export of results in a standard format (e.g. spreadsheets, ASCII files with delimiters, XML).
(6) FILSCA members agree that the criteria, as set out above, are subject to change at the discretion of the FILSCA committee at any time, in pursuance of its goal of contributing to the fairness of online racing and to the values of sportsmanship."[/COLOR]
Fica aqui como referencia a check list do que constitui um simulador de corridas replicavel para a FILSCA.
Isto em nada altera a minha opinião sobre o valor do LFS e do lugar que por direito ocupa no SRP. Mas convem clarificar conceitos e evitar mal entendidos, propositados ou não.
Um abraço. :noworry: