Threads: 65
Quando surgiu a ideia de criar os campeonatos de ralis, estudei as possibilidades que se apresentavam, que eram e continuam a ser, Rallye Czech e RBR Online.
Acabei por optar pelo Rallye Czech (ainda era eu sozinho na R4), dada a facilidade de horários que permite.
No RBR Online, as provas têm hora de inicio igual para toda a gente e são disputadas numa janela de tempo muito mais reduzida, o que causa algumam desvantagem. No entanto, existem outras vantagens:
- maior diversidade de pisos nas classificativas (há pisos de neve, terra e asfalto para todas)
- indefinição quanto as pec a usar em dada prova (neste sistema, quem lança as provas, apenas tem de especificar o numero de classificativas, o numero de parques de assistência e o estado, predominante, das condições atmosfériacas, depois, é o próprio sistema que decide quais as pec a usar, sem influência externa).
- tempo máximo para se in iciar uma classificativa. Existem penalizações para inicios antes do tempo ou após um dado tempo máximo.
Na altura, contactei o Wally, dando-lhe conta da intenção de criação de um campeonato usando o sistema deles, pedindo para ser introduzida a bandeira portuguesa, que não existia por lá e, inquirindo sobre quais as condições, incluindo custos, em que podia utilizar o sistema para o fim em vista. Foi-me dada a resposta que o uso era livre e que não havia nenhuma condicionante.
Mais ou menos na mesma altura, o Artur Nunes tinha contactado o RBR online, para saber sobre a possibilidade de se fazer um campeonato nesse sistema. Julgo, que até hoje ainbda está à espera da resposta, tal como eu estou, ao mail que enviei, pouco tempo depois, sobre o mesmo assunto.
No entanto, sei, que a realização de campeonatos externos no RBR online, está, ou estava até à pouco, cingida, não sei porque razões, a um campeonato francês e a um norueguês ou dinamarquês. Em qualquer dos casos, a realização de provas autónomas no RBR online, implica uma verba mensal, que já soube o valor mas, que não consigo recordar.
Outra possibilidade que existia, era a da utilização do RBR Net mas, para além de tudo ter de ser feito com hora marcada, o limite máximo de 12 pilotos/prova, levou a que fosse descartado.
É claro que se existisse um Dedicated Server para o RBR tudo seria mais fácil. Duvido é que se atingisse o grau de perfeição do Plugin do Rallye Czech.
O problema da R4, neste campo, é mesmo o não possuir o/um plugin (que curiosamente faz parte das possibilidades nativas do RBR) porque, o servidor teria solução fácil.
Aguardemos por novos desenvolvimentos. Nestas situações aparece sempre uma alma caridosa.
Agora, em termos de Rallye Czech, acho que a cobrança de uma "assinatura" por login, e uma taxa para a realização de provas de campeonatos (dotadas de características exclusivas), é o único caminho a seguir. Independentemente da existência de patrocinios e donativos.
Tomara a R4 ter o plugin e o restante sistema...............