Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
pneus
tenho a sensação que o desgaste dos pneus é muito rápido, por exemplo numa corrida de 30 min. ao usar pneus hard slick ao fim de 4 voltas já sinto o carro a escorregar em demasia, será da minha condução? também me apercebi que ninguem vai á box com corridas desta duração, que tipo de pneus custumam usar para esta duração?, valerá apena usar soft e parar aos 15 min., é que se perde n tempo nas boxes, outra duvida é quando paramos na box movimentamos o cursor para seleccionar por exemplo a reparação do carro, se o fizermos só é feita a reparação ou também é efectudada a mudança de pneus de forma automática?
Reply
De certeza que isso que referes não é desgaste dos pneus. Os pneus hard tanto nos GT como nos NGT duram 1 hora em condições normais. Provavelmente o carro escorrega devido ao teu setup ou condução. Se calhar ao fim de algumas voltas ganhas mais confiança e forças um pouco mais o carro e, como passas a andar mais perto do limite, é normal o carro escorregar. Experimenta aumentar o diferential coast side ou rear slow rebound, de certeza que essas escorregadelas que referes (presumo que sejam de traseira) diminuem.
Entre pneus medium e hard a diferença em termos de duração é minima, o que acontece é que os medium em temperaturas normais (20-25 ºC) funcionam bem, mas se for muito mais quente (track temp de 40ºC p.e.) aquecem em demasia. Por isso mesmo, em corridas de 30 mins uso medium/medium, se estiver muito quente é que uso medium/hard. Nem penses em fazer 1 pit stop em corridas de 30 mins, deitas tudo a perder, para além de que os soft não se devem aguentar abaixo dos 100ºC durante os 15 mins.
Quanto à questão do pit-stop, não tenho certeza se podes ou não fazer isso, mas aviso-te que deves em condições normais mudar pneus quando vais à boxe (admitindo que corres distancias longas).
Reply
ao fim de 4 voltas ja terias os pneus quentes o suficiente para apertares mais na conduçao.
sou da mesma opiniao do seth. setup ou forma de conduçao.
so nao disseste qual escorregar era.
se de frente.
se de traseira.
Reply
Boas! Como disse o Seth tanto os pneus hard como os medios devem aguentar sem grandes problemas uma hora, dependendo das temperaturas e do carro, mas nunca menos k 40/50 minutos sem problemas.

Se tu dizes k eles andam bem e ao fim de 4 voltas começam a falhar podem ser vários problemas mas eu apontava para um destes dois:
1-Os pneus são feitos para rolar a uma temperatura ideal que vai dos 80º aos 100º e normalmente esta temperatura demora umas 3 a 4 voltas a atingir, visto k quando arrancas os pneus estão frios. Mas não é só a temperatyura que interessa. Tão importante, ou mais, é a pressão dos mesmos k deve rondar os 170Kpa. Tal como a temperatura esta pressão tende a aumentar com a temperatura e tempo de rolagem assim a pressão a frio é inferior a uma pressão depois de aquecidos.
No teu caso deves ter a pressão dos pneus afinada para um valor a frio muito proximo dos 170Kpa, ou pelo menos devem tar demasiado cheios, assim depois das 4 voltas iniciais em vez de os pneus estarem numa temperatura ideal estarão demasiado cheios e consequentemente demasiado quentes. Logo quando os pneus deveiam começar a chegar ao ponto ideal para a corrida no teu caso estarão demasiado cheios. O que tens a fazer é fazer um treino em que faças 3 ou 4 voltas sem espetas mas a um ritmo aceitável. Não precisa de ser nos limites, mas tem de ser razoavelmente rápido para os pneus aquecerem. Depois voltas para a garagem e verificas a temperatura dos pneus e pressão dos pneus. Se tiverem demasiado cheios (+170Kpa) vê kts Kpa estão acima desses 170 e reduz essa quantidade da pressão a frio e volta a dar mais 3 ou 4 voltas. Repete o processo até acertares uma pressão de cerca de 170Kpa no fim das 3 ou 4 voltas. Se depois de acertada a pressão a temperatura dos pneus estiver acima de 100º então tens de trocar para uns mais rigos e repetir o acerto da pressão. Atenção que não convém teres tipos de pneus diferentes entre os 2 lados. Podes ter uns atrás diferentes dos da frente mas sempre iguais entre esquerda e direita.
Outro apsecto muito importante nos pneus é a temperatura da pista. Uns pneus afinados para uma temperatura da pista de 20º terão uma temperatura e pressão completamente diferentes para a pista a 35º. Comvém ter 2 ou 3 soluções de pneus diferentes para os 20, 30 e 40 graus.

2-A outra hipótese tem a ver com um erro relacionado com a condução dos pilotos e o k disse no tópico em cima. Como referi os pneus demoram cerca de 3 voltas a atingirem uma temperatura e pressão ideal e depois mantém-na durante pelo menos uns 50 minutos, mas um despiste e especialmente acompanhado dum belo peão, para recolocar o carro no sentido certo, podem descontrolar e mudar completamente as condições dos pneus. Assim cada vez que te dspistas detrioras as condições dos pneus e se fizeres 2 ou 3 numa volta podes mesmo arruina-los definitivamente e o melhor é mudar de pneus.
O k eu te aconselho é programares um botão do volante para o "LCD mode" que te mostra os vários modos de telemetria no volante. Imprescindível para corridas e no caso de teres um despiste verificar as temperaturas dos pneus(3º modo, 4 numerozinhos no ecrã). Se por acaso aquecerem em demasia (+100º) então o melhor é abrandar o ritmo de modo a k possas garantir algum tempo sem despistes e baixar a temperaura dos pneus. Normalmente, e se for só um despiste, nem é preciso uma volta para k estes voltem a estabilizar.
Muitas vezes as pessoas despistam-se sem tomar atenção aos pneus e depois estes vão-se detriorando piorando a sua aderencia e consequentemente criando mais despistes. Isto torna-se um ciclo vicioso até ao inevitavel abandono.

NOTA: Além destes 2 aspectos também a condução é extremamente importante para amanutenção de um nível competitivo do carro ao londo duma corrida. Evitas slides e tenta fazer arranques suaves sem demasiado oversteer. Se por acaso o carro estiver a fugir demasiado de traseira no arranque aumenta o diferencial power, reduz o antiroll bar traseiro e aumenta a wing.
Reply
Obrigado pelos conselhos, isto tudo a descobrir por mim próprio ia demorar bastante, em relação á temperatura dos pneus custumo carregar os settings predefenidos no jogo, "fast" para treinos e "race" para a corrida obviamente, e geralmente esta é de 145kpa, já experimentei subir mas fiquei com a sensação que piorou.
Ainda não entendi também como se carrega os settings "internet files", quando clico lá aparece uma msg "reading folder" mas depois parece bloquear e não aparece nada?!......nem sei donde se está a carregar isso?....mas tyambém não quero abusar de voces pq já tou farto de chatear aqui o pessoal.:blink1:
Reply
tens de escolher a pista do lado esquerdo
depois vai aparecer a lista dos setups do lado direito.
as vezes pode demorar um pouco mas acaba por aparecer ehehehehe
Reply
Banshee, não te preocupes em chatear o pessoal porque já todos chateamos alguém e os foruns servem para iiso mesmo.

Olha, nem sempre os setups pre-definidos são bons. Podem ser um ponto de partida mas tem muito espaço para ser melhorados.

Se escolheres sessões em seco o jogo arranca-te com a pista a 20º e pode subir com o passar do tempo até aos 27º.

Nestas condições podes pôr soft/soft para treino com combustivel para 3/4 voltas e medios/medios para corrida. Garanto-te k funcionam melhor do k muitas vezes os escolhidos pelos setups por defeito. Quanto à preesão faz o k disse no 1º tópico pk terás melhores resultados.
Reply
Estás a debater-te com o que é provavelmente a maior dificuldade do GTR: andar depressa mas a um ritmo consistente.

Como já foi dito a pressão dos pneus e, é claro, o tipo de pneus tem um papel muito importante nas corridas longas (+1 hora), mas é óbvio que em corridas com duração inferior, (<1 hora, incluindo as de 30 minutos) quanto mais equilibrado o carro estiver e menor desgaste de pneus melhor, como óbvio.

Existem vários factores que influenciam de forma determinante o equilíbrio do conjunto, mas de estes, e pondo de parte erros de condução, como travagens queimadas, peões, fugidas de frente, etc, as que mais peso acabam por ter no estado dos pneus são:

1- pressão adequada dos pneus (a pressão é sempre alterada com os pneus a frio)
2- pressão e distribuição da travagem
3- camber
4- springs
5- roll bar
6- differential (coast e power)

Ora vamos por partes.

1. A pressão dos pneus é essencial que os pneus tenham uma temperatura uniforme em toda a zona de contacto. Se tiverem pressão a mais o centro do pneu fica mais quente. Se o inverso as zonas exteriores terão temperaturas superiores. A pressão dos pneus deve ser utilizada no final dos restantes acertos para acertar com maior precisão a zona do pneu em contacto com a estrada. Caso os pneus mantenham temperaturas de funcionamento muito baixo deve diminuir a pressão dos pneus. Um bom exemplo disto é a pista do Estoril em que a pressão dos pneus da frente anda a rondar os 130, enquanto em Monza, por exemplo, usa-se +140, isto para o mesmo tipo de pneu e para o mesmo tempo de corrida (medium 45 minutos). A utilização de borrachas mais duras permite utilizar pressões de pneus mais baixas até uma variação de –8, variando entre as várias pistas. Isto porque borrachas duras demoram mais a aquecer e, por regra, funcionam sem atingirem temperaturas tão altas como as borrachas mais moles.
2. A pressão de travagem pode provocar sistemáticos bloqueio de rodas, o que provoca desgaste dos pneus e perda de performance por aumentar, e muito, a temperatura do pneu. Enquanto não conseguires controlar bem a travagem com 100% de pressão, aconselho-te a reduzir para 95% e, se vires que é necessário, para 90%. Além disso com pressão de travagens mais altas podes com maior facilidade perder o controlo na travagem por começares a virar ainda a travar, sendo que o excesso de travão pode provocar derrapagens ou peões. Por regra uso 100%, excepto em algumas pistas que uso 95%, mas são só umas 2.
3. O camber influencia a forma como os pneus aquecem entre zona exterior, meio e zona interior. Quanto mais negativo o camber maior o aquecimento interior. Maior aquecimento dos pneus menor a performance e maior desgaste. Quando se acerta o camber terá que se compensar com toe-in e toe-out. Quanto mais dura a suspensão (molas) menor a necessidade de camber (camber negativo)
4. As molas (springs) tem também influência na performance dos pneus. A frente mais mole que a traseira irá permitir que os pneus da frente aqueçam mais que os de trás, pois o frente admite uma maior aderência por ser mais mole. Barcelona é um exemplo onde uso um setup com a frente mais mole que a traseira (para aí 290 frente e 310 traseira)
5. Roll bar permite controlar o movimento do carro em curvas média e rápidas. Usar o rear roll bar na casa de uns 30 a 40% da dureza dos da frente (ex. 150 frente 50 traseira) permite que a tendência do carro para sair de traseira nessas curvas diminua. Evita um exagerado escorregar durante a curva e permite sair com melhor tracção e, por isso, acelerar melhor. Em alguns caso chego a utilizar relações como 190-60 e 210-80. Por outro lado a melhor tracção evite um exagerado patinar das rodas traseiras quando em aceleração pelo que os pneus não aquecem tanto e mantêm-se em melhor estado e com um nível de performance constante.
6. Por último o differential controla como as rodas de tracção se comportam em desaceleração e aceleração (coast e power, respectivamente). Se achas que o carro quer fugir muito de traseira durante as curvas (média lentas ou lentas), ou à entrada das mesmas, quando levantas o pé do acelerados, aumenta o differential coast. Chego a utilizar 20-80 (power-coast).

Existem mais factores que influenciam um bom acerto do carro e todos eles se interligam. Quando mexes num afectas todos os outros. A não ser que saibas exactamente qual o resultado que vai ter nunca mexes em mais que um em simultâneo antes de experimentares que resultado vai dar.

Finalmente os pneus Medium duram bem 40 minutos, mas sem atravessadelas ou travagens queimadas. Em algumas pistas, com bons acertos, podes usar Soft/Medium (frente/trás) para corridas de 30/36 minutos
[Image: WebLogo.gif]
Reply
Ontem estive a jogar em Spa, e apercebi-me que a tal pressão dos settings predefenida em "fast" era de 145kpa e tenho ideia que depois de 4 voltas a pressão estava em 170kpa +-, a temperatura dospneus estava perto dos 100º, reduzi a pressão para 140kpa e notei uma melhoria considerável, a temperatura do asfalto era de 27º e como estava a usar os setings predefenidos os pneus eram "medium", vou agora experimentar os "soft", até porque me parece que a variação das temperaturas da pista são pequenas em cada um dos circuitos.
Vou tb seguir o conselho de 90% de potencia de travagem até me habituar a controlar melhor a travagem, o Agn tinha em tempos aconselhado também a colocar a sensibilidade de acelarador e travagem abaixo dos 50% e no meu caso deu bons resultados, uso 30%, embora não tenha conseguido controlar as pressões distintivamente, no meu caso ao descer o acelerador desce tb o travão, nao sei se vos acontece o mesmo?
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)