Posts: 10
Threads: 1
Joined: Sep 2006
ArrayVenha uma conversão de WTCC,lol[/quote]
Nem precisa, se o jogo em si ja é ruim imagina como ficaria uma conversão :lol2:
Posts: 6.782
Threads: 233
Joined: Dec 2004
é a mentalidade portuguesa que se reflecte em tudo o resto.
"pagar? porra! se eu posso ter sem pagar! pagar é pra totos"
João, vindo de ti esse comentário é no minimo surpreendente. Se não andasses por meios similares, ainda admitia essa gaffe. Assim parece-me extremamente absurda.
Sikansi, tens a conversao de um mod de 1900 e troca o passo. essa sim, um prodigio da tecnica e da qualidade.
tens o wtcc? ahh..so jogaste a demo. ok, ficamos por aqui.
alguem se recorda de um mod de seu nome GTP??
que me recorde, eram uns carros brancos, que se assemelhavam e muito com uns outros q ainda o ano passado vi no Estoril e faziam as delicias noutra decada.
é pena não existir um pingo de etica no que diz respeito a software.
mas como aqui so meia duzia é que sabem o que isso é, basicamente estou a perder tempo com explicações morais.
Posts: 907
Threads: 52
Joined: Dec 2004
Marco, a questão com o mod GTP é que foi necessário fazer o reverse do executável do NR2003 para poderem fazer as alterações necessárias para o mod. E essa foi a única parte ilegal do mod e por onde os gajos da iRacing (detentores dos direitos do NR2003) puderam pegar.
Esta questão da legalidade ou não dos mods sobre séries existentes já se fala há muito tempo nos foruns da especialidade por essa internet fora e, pelo que me pude aperceber, não é ilegal pois não há proveito monetário e é visto, muitas vezes, como publicidade gratuita.
Este mod com a conversão do material do GTR2 já deve ser ilegal uma vez que é feito com base em trabalho de terceiros ao contrário do que acontece com o F1 CTDP.
Faço notar que eu sou apologista de mods com mais qualidade e pagos. Eu já há algum tempo deixei de "sacar" tudo o que aparecia para o rFactor. Não vale a pena pois não tenho tempo para andar com eles. Como só gasto o meu tempo com 2 ou 3 simuladores ou mods não me importava de pagar alguma coisa por esses mods.
Posts: 6.782
Threads: 233
Joined: Dec 2004
eu concordo com essa aproximação Felix. o prob é q deixavam de existir mods, pq se o mod era pago, entao as licenças deviam ser pagas e eu pergunto qts equipas de modding poderiam fazer isso.
voltando ao F1, relembro a questão das skins, q fois bastante discutida no campeonato de RBR.
a aplicação é a mesma e bastava a Sony, ou os detentores dos direitos da F1 de se "incomodarem" para o mod acabar em 3 tempos.
se eu vir o nome e marca da minha empresa a ser usada num jogo (mod ou o q seja), ou de outra forma, mesmo que nao represente qualquer ganho para quem o use, eu nao vou gostar e vou exigir a sua remoção. Acho que isto é simples de entender.
Posts: 2.852
Threads: 61
Joined: Sep 2006
Arrayé a mentalidade portuguesa que se reflecte em tudo o resto.
"pagar? porra! se eu posso ter sem pagar! pagar é pra totos"[/quote]
Não é mentalidade Portuguesa, não fomos nós que criamos este "mod", e não somos os unicos a fazer download.
Eu paguei pelo GTR2 e não sou toto.
Arrayé pena não existir um pingo de etica no que diz respeito a software.
mas como aqui so meia duzia é que sabem o que isso é, basicamente estou a perder tempo com explicações morais.[/quote]
No caso do F1 2005, F1 '79 (propriedade FOCA), e de todas as outras classes em que as equipas de modding não pagaram os direitos, para mim não é uma questão de ética nem de moral, mas sim legal. Pelo contrario, as conversões do R.F.X, Fia GT, pistas do GTL e GTR2, pistas do rFactor para o GTR2, aí sim, é ética e legalmente reprovável.
Arraybastava a Sony, ou os detentores dos direitos da F1 de se "incomodarem" para o mod acabar em 3 tempos.[/quote]
Então porque não acabam? É obvio que os mods não entram em concorrência directa.
Arraye eu vir o nome e marca da minha empresa a ser usada num jogo (mod ou o q seja), ou de outra forma, mesmo que nao represente qualquer ganho para quem o use, eu nao vou gostar e vou exigir a sua remoção. Acho que isto é simples de entender.[/quote]
Então processas quem a usa indevidamente, algo que à excepção da A1GP, penso que mais ninguem ameaçou fazer.
PS: Porque é que os adeptos dos jogos da Simbin ficam tão incomodados com os carros, pistas serem convertidos para outros jogos? É moralmente reprovável, mas não somos nós que perdemos dinheiro....
Depois dos lançamentos destes "mods" do GTR para o rFactor, tenho visto pelos forums especializados, pessoas tão indignadas que parece que lhe estavam a roubar a casa!!
Tenham calma, isto é só um jogo!:blink1:
Posts: 1.460
Threads: 35
Joined: Dec 2004
Realmente há pessoal que se excede, mas a verdade é que esta conversão é ilegal. E só por isso, não entra aqui no meu pc. O rfactor fica com uma pessima imagem graças a estes tipos.
Relativamente à questão de licenças, isso é tão simples de contornar que acho que só uma empresa infeliz é que colocaria processos em cima da CTDP e afins. Vejam o exemplo do NAGT, tudo "teoricamente" ficticio. Bastaria fazer isso com os restantes mod's e teriamos as mesmissimas coisas, só que com nomes diferentes e ninguém poderia fazer nada relativamente a isso.
Posts: 1.028
Threads: 12
Joined: Jan 2009
ja experimentei o mod está muito bom mesmo....nao tinha experimentado muitos jogos de GTs mas de facto este mod está muito bom....eu é que nao tenho jeitinho nenhum para conduzir GTs lol
Posts: 2.852
Threads: 61
Joined: Sep 2006
ArrayO rfactor fica com uma pessima imagem graças a estes tipos.[/quote]
Isso é verdade.
Posts: 1.251
Threads: 42
Joined: Jul 2006
na verdade, a mim enquanto consumidor final, nao me diz respeito a questao da legalidade.
quem cometeu a ilegalidade, e quem foi prejudicado por ela que se mexa. nao percebo tambem porque é que isso faz tanta diferença por aqui a consumidores finais como eu, ou voces. uma coisa é certa, é o segundo melhor mod actualmente do rfactor logo atras do ctdp, IMHO.
deixem a questao da legalidade para a simbin
olo
Posts: 6.782
Threads: 233
Joined: Dec 2004
eu sou adepto das boas sims.
ate agora as unicas que me convenceram foram as da simbin, da papyrus e o rbr.
se eu so jogasse rbr ja dirias que eram os adeptos do rbr q ficavam incomodados?
se o teu comentario foi com outro intuito, ou te sentiste incomodado pq alguem levantou o problema que pode arruinar o negocio da tanga dos mods e tens medo de ver as tuas diversoes acabar. ou se es mais um dos indignados, vitimas de perseguição e injustiça contra o rfactor, tenho muita pena. nao te posso ajudar.
pensa um bocado Berto. Se tiveres uma empresa que cedeu os direitos de imagem a outra empresa para um qq produto, qual a tua atitude se visse outra empresa a utilizar os direitos de imagem que cedeste à outra empresa e sobre os quais ela te pagou? e como se sentiria essa outra empresa?
o caso da Sony ate é mais gritante.
para jogares um F1 2006 tens de comprar o jogo e uma ps2 ou psp se nao tiveres.
ao haver alguem a disponibilizar o mesmo que foi pago pela Sony para outra plataforma, a empresa vai perder 2x. pelo jogo e pela consola.
não é o caso só de outra entidade ganhar dinheiro ou nao. é o caso de fazer perder dinheiro.
e se eu nao tiver uma ps2 nem o rfactor. que vou comprar?
o rfactor pq o pc ja tenho. quem é q ganha aqui e quem perde?
|