Threads: 15
Amigalhão economista sangue do meu sangue:
Explica lá outra vez a cena do "Preload" - diferental settings, que explicaste tão bem no almoço aqui dos GTR's.
Até hoje, ainda ng me tinha feito ver a cena do preload como tu. O pior é que já me esqueci do que disseste!! mas lembro-me que fazia todo o sentido. Foste mesmo tu certo? acho que foste.
Grande abraço.
Threads: 153
Com umas Quintas do Cabriz no bucho tudo o que eu digo faz sentido:biggrinbandit:
Ora cá vai.
O preload, tal como o nome diz, significa que ainda antes da actuação dos diferenciais (power ou coast) já está em utilização uma % pré-estabelecida de power, coast e neutro.
Valores de preload altos podem ser utilizados em substituição de um aumento da percentagem dos diferenciais, já que mesmo sem aceleração e sem travão aplicado o diferencial está activo.
Valores de preload baixos significa que muito dificilmente o efeito do diferencial chegua a ser utilizado em pleno.
Pode-se então dizer que o preload gere a velocidade de transição entre os diferencias coast e power.
Um preload alto implica que muito rapidamente se tem o efeito máximo do diferencial power quando se acelera e também o mesmo é verdade para quando se tira o pé do acelerador (coast).
Preload em 5 terás uma transição rapidíssima entre coast e power em aceleração, e o inverso em desaceleração.
Preload em 1 muito dificilmente chegarás a atingir a % de diferencial que designaste para power (logo em aceleração) e o mesmo para o coast (desaceleração)
Por último importa reter que os diferenciais só estão a produzir o seu efeito em pleno quando se utiliza apenas o acelerador. Quando se utiliza, por exemplo, trail braking o efeito dos diferenciais é manifestamente reduzido já que o power está a ser influenciado pelo travão e o coast nem sequer actua pois nunca se deixa de acelerar.
Espero que seja compreensível, mas sem uma Quinta do Cabriz tenho dificuldade em fazer melhor:biggrinbandit::laugh:
Threads: 131
ArrayCom umas Quintas do Cabriz no bucho tudo o que eu digo faz sentido:biggrinbandit:[/quote]
Luis, já experimentaste o Cabeça de Burro 82? :fixe::fixe::fixe:
http://www.lusawines.com/vozEnologo.asp?id=43
http://aromasdouro.pt/loja/product_info.ph...131c1e05dd51b94
Nota: um bom vinho do Dão não é nada mau, mas não há nada como um bom vinho de eleição do Douro
Threads: 296
Pode ajudar...
Setup guide 0.91 by Niels Heusinkveld (beta)
The Limited Slip Differential
Eu costumo pensar assim em termos simples (o Luís que me corrija se estou a ir mal):
Valores elevados: rodas "presas" uma à outra, tendencia de girarem à mesma velocidade, maior estabilidade e tracção, mais tolerancia ao erro, menor sensibilidade na aceleração (positiva ou negativa) e menor capacidade de negociar curvas, subviragem. Efeito tipo ABS.
valores reduzidos: rodas soltas, maior capacidade de girar com velocidades diferentes, menor estabilidade e tracção, menos tolerancia ao erro, maior sensibilidade a variações na aceleração (necessidade de maior e mais fino controle do acelerador) maior capacidade de inserção em curva, sobreviragem. Carro mais solto.
Preload: valor default base a partir do qual actua, pouco mais solto em geral, alto mais preso em geral.
Será assim?
:racer:
..................................................................................................................
I know you believe you understand what you think I said, but I am not sure you realize that what you heard is not what I meant....
.................................................................................................................
Threads: 15
24-05-2006, 02:19 PM
(This post was last modified: 24-05-2006, 02:20 PM by JVaz.)
Ha ha!! Grande Luís. É isto mesmo.
Deixa-me só dizer uma coisa que eu já reparei muitas vezes no GTR e ainda mais no GTL.
Não me faz grande diferênça alterar o "Coast" para preparar o carro na entrada das curvas. Onde noto "Coast" mesmo aserio é quando estou precisamente a segurar o carro em curva com o acelerador estável, isto é, nem a acelerar nem a desacelerar, ORA "Coast" que é precisamente isso: manter a velocidade constante.
Eu noto que nos manuais e falam os intendidos que o coast é para entrar nas curvas...pelo menos para mim, no GTR não noto isso. Noto sim quando seguro o carro nas curvas.
Por isso, "Coast" afino quando quero o carro mais solto (menos coast) ou mais preso (mais coast) quando faço o cruise do carro nas curvas.
Daí fazer sentido a cena do Preload para mim, para regular o timing de sair o coast quando carrego no acelerador. :fixe:
Thx Luís, és o maior!
Abraço
Threads: 233
eu dou o meu exemplo, q pode nao ser o melhor :D
por norma, utilizo um pre-load de 3 para um valor de coast sempre superior ao power.
isto da-me mais segurança e eficiencia na entrada e prolongamento da curva.
a saida de curva pode ser prejudicada, mas neste momento, com o binario do Viper, isso é irrelevante.
so se sair mesmo muito mal é que perco para os restantes.
no primeiro embate, afastava-me de forma celere de quem estava colado a mim.
Threads: 153
O diferencial coast e power tem o seguido efeito.
POWER:
Este diferencial controla com as rodas recebem potência/binário em aceleração.
Valores altos de POWER permitem uma melhor aceleração em recta, com uma distribuição mais equitativa da potência/binário pelas duas rodas traseiras. 100% significa que ambas a rodas recebem exactamente a mesma potência
No entanto como ambas as rodas receberem a mesma potência, quando em aceleração em curva a roda exterior terá tendência para patinar e sendo essa que está a contribuir com a maior aprte da tracção em curva irá causar sobreviragem.
Valores baixos de POWER provocam uma menor capacidade de aceleração em recta, uma vez que a distribuição pelas duas rodas é menos equilibrada. Mas em aceleração em curva, permite que a roda interior receba mais potência que a exterior. Como a roda interior recebe mais potência irá patinar o que permite reduzir a sobreviragem na aceleração.
COAST:
Funciona de forma idêntica ao POWER mas aqui o que se transmite ás rodas é mais o efeito travão do motor que propriamente a potência/binário.
Valores altos de COAST permitem diminuir o efeito de sobreviragem em desaceleração, podendo no limite causar subviragem
Valores baixos de COAST irão facilitar a entrada em curva mas no limite podem causar sobreviragem na entrada.
Threads: 67
agora em português............. :))
eu uso o por norma uso o cost baixo em pistas de dificuldade elevada nomeadamente a de Oschers...mas isto sou só eu que até nem percebo muito de set's :))
Threads: 29
Arrayagora em português............. :))
eu uso o por norma uso o cost baixo em pistas de dificuldade elevada nomeadamente a de Oschers...mas isto sou só eu que até nem percebo muito de set's :))[/quote]
E o pouco que sabes fui eu que ensinei :laugh::laugh:
Threads: 67
ArrayE o pouco que sabes fui eu que ensinei :laugh::laugh:[/quote]
vê-se quem anda sempre a pedir ajuda e set's....e a perguntar cenas.... :biggrinbandit: