Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Problemas com o Motec, uso do Sim-Challenge VcrCheck
Sobre o trabalho que dá ou não.

No inicio do GPLPT (que tem pai há muito tempo e chama-se Kim) sempre achei um exagero e estive contra o trabalho desmedido que ele tinha em visionar todas as voltas das races de todos os carros para encontrar cheats, problemas ou incidentes.

Defendi que o cortar de curvas abusivo era sancionado pelo jogo com bandeira preta, e que os incidentes entre pilotos deviam ser protestados pelos mesmos para serem analizados.

Essa ideia foi aceite, e baseada numa proposta do Marco foi levada à practica. Uma comissão de 3 pilotos por divisão, com um coordenador independente, num total de 5 pessoas, analizava e decidia sobre protestos baseados em replays e apenas nisso. Sem replays.. nada feito. Os pilotos da Div1 decidiam protestos da Div2 e vice versa. Eu fiquei como coordenador (não corria na altura) por proposta do Marco.

Incidente não protestado era inexistente ponto parágrafo.

Tamos aqui para correr, divertir e confraternizar e não para andar à procura de agulhas em palheiros. Portanto, longe de mim a ideia de dar trabalho a quem quer que seja: por isso não protestei nem protesto esta situação, apenas fui à boleia da disponibilidade do Marco em ver o que se tinha passado com o Ficticious.
Pedi para, já agora, ver a minha situação tambem.... mas se não der n deu.

Haverá forma de pegar num replay e sem trabalho, ter uma ideia do que se passou, tempos por volta, voltas dadas, melhores voltas e posição final?

No GPL e Nascar chama-se Replay Analizer, e todas ou quase todas as ligas o usam para os seus resultados.
No GTR chama-se <span style="color:#990000">Sim-Challenge VcrCheck, permite a mesma coisa: pegar num replay, e em 10 segundos teres a posição final de todos os carros e tambem um registo completo de todas as voltas (numero, posição nessa volta, tempo de volta e splits) de todos os carros.

Qual o replay a usar?.... sempre achei que deve ser o replay do server.
Se a info desse replay confirmar a do log, no problem, se a info do replay corrigir a do log, porque não?...
Não me parece que se possa usar o replay de cada um, porque aí sim dá lugar a subjectividade e confusão... agora se for o replay oficial do server, qual a duvida?.

Esta situação ocorre noutras ligas, e tambem é resolvida desta maneira:
“ma è normale che nel risultato di gara finale quelli ritirati e sconnessi dal server non rimangano nell'export?
C'e' una ragione per cui accade... c'e' una risposta di Steve sul forum ufficiale (in inglese) del perche' accade.
Ci si sta lavorando su, ma la soluzione ottimale non e' semplice come potrebbe sembrare.
Nel mentre, puoi usare Sim-Challenge VcrCheck è un programma esterno a Gtr si basa sul file del replay della gara.
Non è affatto male, da i tempi di tutti i giri di ognuno e anche gli intermedi.
”

O programa pode-se sacar daqui:

Sim-Challenge VcrCheck

Ex de registo (Anderstorp)

<span style="color:#000099">File C:\GTR\ReplayData\Anderstorp.Vcr
Decompressed ok, size 50209797
Version String: IRSR
Version Number: 1,01
Track: Anderstorp
Player Slot: 10
Game Session: 6
Number of participants: 30

Participant: 1
Participant Slot: 0
Name: CARLOS COSTA
Vehicle: Carlos Costa013_SIM_NGT_PORSCHE_GT3.CAR
Livery: 013_Porsche_Body1.bmp

Participant: 2
Participant Slot: 1
Name: Ricardo
Vehicle: 045_SIM_GT_F550.CAR
Livery: 045_FERRARI 550_Body1.bmp

Participant: 3
Participant Slot: 2
Name: Rui Azevedo
Vehicle: 380_SIM_NGT_PORSCHE_GT3.CAR
Livery: 380_Porsche_Body1.bmp

.......

Participant: 28
Participant Slot: 27
Name: Marco Rosas
Vehicle: Marco Rosas777_SIM_NGT_FERRARI_360.CAR
Livery: 777_Ferrari 360_Body1.bmp

Participant: 29
Participant Slot: 28
Name: Tuareg
Vehicle: Nicolau Pais098_SIM_NGT_FERRARI_360.CAR
Livery: 098_Ferrari 360_Body1.bmp

Total Estimated Race Time 4635991 1h17m15.990s

<span style="color:#000000">Exemplo de registo volta a volta
…..
Participant: 16 Sergio Junior
Vehicle File: 030_SIM_GT_F550.CAR
Lap 01 Pos 01 Split1=0:55.441 Split2=1:54.905 Time=2:30.705
Lap 02 Pos 01 Split1=0:28.467 Split2=1:04.075 Time=1:28.625
Lap 03 Pos 01 Split2=1:04.415 Time=1:28.642
…
Lap 46 Pos 02 Split1=0:27.750 Split2=1:04.225 Time=1:29.514
Lap 47 Pos 02 Split1=0:28.352 Split2=1:04.864 Time=1:30.122
Lap 48 Pos 02 Split1=0:28.314 Split2=1:05.814 Time=1:32.095
Total Race Time Sergio Junior 1h13m41.711s

Participant: 17 [PT] Luis Branco
Vehicle File: 123_SIM_GT_F550.CAR
Lap 01 Pos 09 Split1=1:06.751 Split2=2:03.880 Time=2:35.105
Lap 02 Pos 09 Split1=0:28.376 Split2=1:05.350 Time=1:30.168
Lap 03 Pos 08 Split1=0:27.907 Split2=1:03.932 Time=1:29.157
…
Lap 46 Pos 01 Split1=0:28.041 Split2=1:05.327 Time=1:30.301
Lap 47 Pos 01 Split1=0:27.510 Split2=1:03.672 Time=1:29.050
Lap 48 Pos 01 Split1=0:28.060 Split2=1:05.201 Time=1:31.794
Total Race Time [PT] Luis Branco 1h13m20.464s

E tambem dá a tabela de classificação final baseada no replay do server.

Fica aqui como sugestão. Fiquem bem. :noworry::racer:
..................................................................................................................
I know you believe you understand what you think I said, but I am not sure you realize that what you heard is not what I meant....Sleepy
.................................................................................................................
Reply
Nós temos o VCRCheck http://www.gtrresource.com/vcrcheck/ desde o início do campeonato

Mas o que sucede é que o GTR LS só lê o log da race. Nem sequer dá para colocar a posição dos pilotos manualmente.
Se desse o problema era menor, pois podiamos com muito mais facilidade colocar o piloto na posição correcta.

Mas o VCRCheck não resolve o problema da posição dos pilotos sem Motec. Não tendo tempos por volta e tempo final o VCR não lhe dá posição.
O que se faz é correr o log no GTR Analyzer, correr o replay no VCR Check, e comparar com o resultado no log no GTR LS.
Quando há pilotos com voltas a mais o GTR Analyzer detecta e permite a correcção. De seguida corrije-se o log (que o GTR Analyzer não altera) e faz-se correr o log corrigido no GTR LS

Quando os pilotos não têm voltas é que está o caldo entornado. Nem GTR LS, nem replay, nem GTR Analyzer nem VCR Check. Não há nenhum que detecte ou permita fazer a correcção. Terá mesmo que se vizualizar o replay e construir o log manualmente.

Como disse o GTR LS não permite modificar manualmente a posição dos pilotos. Apenas lê o log, dái ter que se mexer no log para se ter o resultado no GTR LS.

A situação de não ter Motec é daquelas que mais vale não correr, já que a solução para a mesma é de muito difícil e de muito trabalho (e tempo) a impossível.
[Image: WebLogo.gif]
Reply
so uma correcçao.
eu posso mexer directamente na bd, o prob eh q sao inumeras as tabelas q terei de mexer, e isso torna impracticavel a mudança.

isto claro, conseguindo detectar qual a posiçao efectiva do piloto
Reply
Arrayso uma correcçao.
eu posso mexer directamente na bd, o prob eh q sao inumeras as tabelas q terei de mexer, e isso torna impracticavel a mudança.

isto claro, conseguindo detectar qual a posiçao efectiva do piloto[/quote]
ok... se o problema está no GTR LS (ou no SLS) percebo o problema: ele só importa o log, não o replay, pode-se mexer na BD mas é impraticável por trabalhoso.
Então outras ligas que n usam o SLS conseguem resolver com o replay do server, mas aqui n é possivel.
Correctissimo, fico informado de onde está o Aquiles.:noworry:

Sobre o que o Luis refere: Luís, n sei leste o meu post anterior em que relato a minha crónica, mas lá fica claro que n percebi (acho que nem o Motec :embarrest: ) se tinha ou não tinha o dito: aparecia ou desaparecia... :blink:A lap ficava no 1, e o tempo por volta is sendo dado, nivel de gasolina, etc... apenas o previous car intermitente e o next car sempre correcto. Umas vezes tava classificado (mesmo com Lap1...) e noutras ia em ultimo (26º para ser mais exacto).
Tinha de perceber se tinha ou n tinha Motec?... :confused:

Depois Luís, falas dos carros sem volta que é complicado etc... tudo bem. Mas eu n tinha voltas?... O que tem a dizer o replay do server sobre isto? É que eu sempre estive em prova, n andei escondido nem sózinho...:sad:

O que eu fiz com o meu replay (antes de ser apagado pelo replay seguinte da mesma pista... :evil:) foi:
1 - visionei o replay a partir do meu carro até ao fim, e confirmei que, do meu ponto de vista/replay, faço toda a prova e me dá indicação de 18º na altura em que o Sérgio etc... cortam a meta.
2 - passei o replay no VcrChecker e ele deu todas as indicações que refiro e no fim colocou a tabela final de acordo com o replay, tb em 18º lugar atrás do Vitor.

Só gostava de saber/ver se:
1- existe o replay do server
2 - feito o mesmo no replay do server o que é que aparece... leva 1 minuto.

Porque se o replay do server mostrar coincidencia com o que vi (vemos) no(s) nosso(s) replay(s), penso que quer dizer que a info das laps chegou ao server (penso que sim porque todos me viram em pista tanto que se desviavam etc..) , o log ou o Motec é que são o problema.
Mas... se o replay do server mostrar o contrário (não ter registo das voltas, o carro n aparecer etc...), o problema é dos nossos carrosgações/setup. Estarei a ver bem a coisa?

Repito que n quero problemas, confusões, pontos a mais ou a menos, whatever. Quero tão só perceber a situação, porque se me dizem que o problema é nosso temos que ir à procura de confirmar (ou não) isso, e encontrar a solução para que se possa diminuir este tipo de ocorrencias. Para resolver um determinado problema temos de saber onde o problema de facto reside não?.... :blink1:

Se for possivel postar o que o VcrChecker diz da classificação final de Enna baseado no replay do server, que penso n ser segredo de estado, agradecia :fixe:.

Se não for, nem vou perguntar o motivo.... siga!
Um abraço.:blink1:
..................................................................................................................
I know you believe you understand what you think I said, but I am not sure you realize that what you heard is not what I meant....Sleepy
.................................................................................................................
Reply
outro ponto q reparei o vcrcheck nao da os dados de corrida dem formato decimal, apena tempo por volta e tempo final.
ora, tanto o replay analyzer como o gtr ls ou sls verificam estes dados.
e se estes mesmos dados nao baterem certo, ele pura e simplesmente ignora.
o replay do server concerteza q te mostra, o problema é o registo do log/motec.
a razao de tal acontecer eu nao sei, mas penso q nao seja muito diferente daquela que ocorria no gpl qd as voltas nao eram contadas.
continuam a correr, sao visiveis, penso q apareciam no replay, mas... os dados nao eram registados.
Reply
Ora bem, no replay o carro aparece. Por replay quero dizer por correr o ficheiro vcr com a gravação da corrida no GTR na secção de replays.

Acontece que, como é óbvio, o PC apenas lê dados. O facto do carro ser visto em pista e ser visto no replay só por si não resolve o problema pois o log, que é aquilo que o GTR LS lê, continua a não te dar voltas.
Daí eu já ter dito noutros post que nestes casos têm que se vizualizar o replay. Isto porque é precisamente a forma de verificar em que lugar o carro anda em pista.

Quando me refiro ao Motec não funcionar é a parte sobre a leitura de tempo de corrida. Certamente fizeste a corrida toda sem qualquer indicação do tempo que faltava para a corrida terminar.
Lamento, mas não tenho a menor ideia qual a solução para a falta de Motec. O que posso dizer é como o GTR funciona.
Ao contrário de outros jogos o GTR está continuamente a validar o user. Isto significa que quando entramos em Multiplayer e indicamos o username e a password essa é apenas a validação para acesso ao sistema online.
Durante todo tempo que se está online o GTR continua a validar o user. Se, por alguma razão, a validação não é feita correctamente podem acontcer várias coisas, desde cair para lobby ou mesmo para o Desktop, não ter Motec, os outros carros, ou o do prório, ficarem invisíveis, não conseguir ver os tempos dos outros pilotos na garagem, não conseguir enviar chat (ninguém consegue ler o que escrevemos), os semáforos não funcionarem, não ter pit board ao passar pela meta, etc.

Normalmente estes sintomas são perceptíveis antes da corrida se iniciar, embora possa acontecer um azar ainda maior e tal apenas aparecer quando se vai para a corrida.
Se isto for detectado antes da warmup a solução será reentrar no servidor. Se for na Warmup ou em Race não há nada a fazer.
A razão de tal acontecer, se for caso ou casos isolados, ou seja apenas um ou alguns pilotos forem afectados, prende-se certamente com problemas de ligação do lado client. Se fosse do lado do server todos os pilotos seriam afectados, todos sem excepção.
Também sucede que basta existir um piloto com problemas de ligação para poder afectar o servidor e influenciar a ligação de outros pilotos.

Verificas portanto que não basta ver o carro no replay. É preciso fazer o log de acordo com esse replay. Aí é que está o busílis.

Relativamente á posição final que obténs (18º) nada te garante que seja essa efectivamente a posição que tinhas em pista. É que essa posição era 18º porque além de ti ainda estavam mais 17 carros ainda no servidor. Ou seja, 18º era a última posição, mesmo considerando alqueles que já tinham dedistido mas continuaram no servidor.
Se olhares para o n.º de carros que terminaram em Enna vais ver que são bem menos do que 18. Se o VCRCheck funcionasse nestes casos não te colocava em 18º mas sim mais á frente. Pelo menos em último dos que ainda andavam em pista.
O mesmo se passa quando se corre o vcr check do replay do server. Não me lembro em que posição te coloca (em termo de numeros) mas ficas em último de todos os carros ainda presentes no servidor.
Ora, em último já tu tás no GTR LS. O que se quer é que sejas colocado na posição correcto que terias em pista e que devia ser, qualquer coisa como 13º geral e 7º nGT (penso eu, porque nada me garante que realmente tenhas terminado em último).
Como disse, nestes casos não á santo que ajude, nem VCR, nem Analyzer, só mesmo visualizar o replay manualmente, tentar balizar o piloto e então construir o log com base no lugar correcto em pista.
Muito difícil. Até hoje nunca consegui descontinar a posição de um piloto em pista nestas condições. Simplesmente perco-me a ver o replay ao tentar seguir 3 carros para cada piloto sem tempo (o carro do próprio, o que vai á frente e o que vai atrás). Um vai á box, ou outro sai de pista e é passado, depois passa um pelo carro sem tempo e eu já não sei se é uma dobragem se uma ultrapassagem, enfim, a coisa vai-se adensando.
É claro também que só haveria algum interesse nisto se for para atribuir pontos ao piloto em questão. Mas só se torna mais fácil de fazer para o 1º e para o último, e para este não há qualquer interesse em o fazer.
Reply
Infelizmente o vcr de Enna dá erro ao ser descomprimido pelo VCR Check :sad:

[Image: Enna.jpg]

Mas coloco aqui o de Spa onde houve bastantes pilotos com problemas no Motec.
Como podem verificar os pilotos que não tiveram o Motec a funcionar em condições no VCR nem sequer aparecem na classificação.
No replay são visiveis esses carros mas simplesmente não existem dados sobre eles sob a forma de voltas e tempo por volta para terem classificação, mesmo quando analizado o replay com o VCR

[Image: VCRCheck.jpg]

Podem verificar aqui a classificação para Spa, resultante do log do servidor. Os resultados estão disponíveis no site do campeonato

[Image: Brno.jpg]

Podem fazer o download do log completo obtido com o VCR Check

Como podem então constatar, quando digo que a única forma de verificar a posição de alguém que não tem o Motec a funcionar é através da visualização do replay, é porque é mesmo a única forma.
Reply
:embarrest: maldita a hora em que resolvi fazer umas voltas em Enna depois da prova e depois de ter visto o replay... fiquei sem o cujo. Bolas!
Tambem já andei à procura se me lembrei de fazer um txt ou .doc do resultado do VcrCheck ao replay, mas pelos vistos não me lembrei; é que não dava erro e os carros apareciam.... :sad:
Encerra-se então o assunto, fica por perceber porque é que outras ligas (nomeadamente o Sim-Challenge) resolvem situações semelhantes com o VcRCheck.
Siga. Obrigado ao Luís pelo tempo e trabalho que gastou com este &quot;chato&quot;. E já agora por tudo o resto tambem. Assim sim! :fixe:
Reply

Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  Problemas de Login no GTR... Nico 10 5.189 27-06-2006, 04:37 PM
Last Post: Marco
  problemas com o servidor? Nuno Coelho 1 1.514 18-10-2005, 10:01 PM
Last Post: Ricardo Silva

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)