Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Estoril - Corrida cancelada
Ja todos devem saber o que se passou.

Passei o dia inteiro a tentar descobrir qual o problema com pings tao altos.
A troca de emails com a administraçao do server foi constante à procura do pq e de uma soluçao.

Para o fim da tarde, graças a uma dica do Pedro Miguel, começou a fazer-se alguma luz, e os resultados que obtivemos ao longo do dia começaram a fazer sentido.

Isto foi o q a nossa amiga PT resolveu fazer:

"É ja este mês, Novembro, que entra em vigor o tão mal amado (para alguns) TRAFFICSHAPING, nos produtos do grupo ADSL.PT ou seja, Sapo, Telepac ADSL.PT e NETCABO ADSL.

Esta contenção por "QOS" (quality of service) penalizará na rede todo o trafego do tipo "P2P" (peer-to-peer), dando prioridade aos blocos provenientes de HTTP, FTP, POP e SMTP que são aqueles que a maioria dos comuns utilizadores de internet usam..

Até ver será uma contenção leve! Esta estará/está a ser feita a nivel de servidor junto a DSLAM pela analise dos cabeçalhos dos pacotes enviados/recebidos e terá uma taxa apróximada de 50% dia e 75% a noite, valores definidos até esta data! ou seja todo o trafego gerado por p2p durante o dia terá metade da prioridade sobre o restante trafego global e a noite terá três quartos da prioridade sobre o restante trafêgo!

Esta medida é provisória, até ao aprovisionamento dos novos "Exchanges" nacionais (pontos de trocagação/re-ligação de trafego).

De salientar que a capacidade de alteração das taxas de QOS em tempo real já é possivel, nesta nova tecnologia que a PT fez o fazor de por a disposição dos seu clientes... ou seja podem existir periodos do dia em que a taxa de QOS para o protocolo p2p seja nula ou em outros periodos seja quase maxima!

Uma má caracteristica para os utilizadores de p2p
Uma boa caracteristica para todos aqueles que querem surfar na web á velocidade "máxima" e para quem procura baixos valores de latência nos jogos on-line!"

"Os exchanges nacionais, são servidores que fazem o encaminhamento de Trafego entre os vários operadores no mercado nacional e entre o trafego Internacional, que no caso do grupo PT vem directamente da plataforma MID da MARCONI Telecom.. Devido ao aumento do Parque de clientes do Grupo PT e seus associados muitos desses exchanges por vezes atingem picos e entram no limite maximo suportado. Pelo que até a implementação de novos servidores de routeamento de Trafego, os quais já começaram a ser implementados existirá um leve condicionamento de alguns protocolos na rede, perdendo estes prioridade para os protocolos mais comuns..."

"Assim, a largura de banda contratada nos Acessos Agregados ATM deverá ser sempre
superior ou igual ao somatório das contribuições dos débitos dos PVP das categorias
respectivas.

O controlo do tráfego no Acesso Agregado ATM é da responsabilidade do
Operador/Prestador.

No sentido GRZQVWUHDP o tráfego dos PVP contratados é submetido a um controlo ou
policiamento à entrada do Serviço Rede ADSL PT, de acordo com 7UDIILF3ROLFLQJ I.371 do
ITU-T [ 8 ] e são descartadas todas as células que não estejam em conformidade com os
parâmetros de tráfego acordados.

O Operador/Prestador deverá efectuar 7UDIILF6KDSLQJ por PVP no sentido GRZQVWUHDP. Este
mecanismo altera as características de tráfego de uma VWUHDPde células numa ligação para
obter uma maior eficiência do tráfego cursado na rede e ao mesmo tempo para garantir que o
tráfego enviado está de acordo com o contratado, evitando o descarte de células na rede de
transporte.

Ainda no sentido GRZQVWUHDP, o Operador/Prestador deverá garantir, para além de efectuar
7UDIILF6KDSLQJ ao nível do PVP, que o tráfego dos PVC dos Acessos Locais não excede o
débito do Acesso Local.

No sentido XSVWUHDP, o Serviço Rede ADSL PT implementa mecanismos de 7UDIILF6KDSLQJ
ao nível do PVP, garantindo que a totalidade de tráfego de todas as ligações lógicas dos
Acessos Locais para a Categoria de Serviço ATM respectiva cumpre os parâmetros de tráfego
contratados.

Em situações de congestionamento do PVC do Acesso Local são suportadas técnicas de
controlo de congestão como (DUO\3DFNHW'LVFDUG (EPD) ou 3DUWLDO3DFNHW'LVFDUG (PPD)
nos DSLAM que dispõem da respectiva tecnologia. Actualmente, apenas as Áreas Central
equipadas com tecnologia Alcatel, listadas no Anexo B, suportam esta funcionalidade."

Com isto ja devem entender mais ou menos o que se passa.
A ligaçao que fazemos eh por ip directo, que penso eu utilizar protocolos semelhantes aos q o p2p usa (nao deixam de ser ligaçoes por ip directo).
Isto eh notorio qd de tarde tinhamos pings de 500-600 para o servidor, e a noit 1400-1500.

Tentei colocar o server no lobby do GTR, mas por razoes que desconheço nao consegui.
Vou continuar a tentar com auxilio da admin do server para arranjar uma soluçao.

Sendo assim, Estoril passa para a proxima semana, se o problema for resolvido. De outro modo, colocamos depois de Enna.

Quem puder, mude para Clix que nao tem estes problemas (tanto o Pedro Miguel como o Joao Fontes tinham pings normais).
Reply
Ja assinei pelo clix mas demora cerca de 2 meses aqui na zona.
OEFGDTR so ca vem depois de RTYUHGF e do m$%$%DFGTE declarar que esta tudo em ordem.eheh

Obrigado pela explicaçao Marco.
Continuo a ter problemas em entrar com o vsync desligado..meu deus tou velho pra isto.
"An eye for an eye only ends up making the whole world blind" - Gandhi

Cyber Racing
Reply
Não percebi nada do teu post senão a ideia base:bigsmile:: quem está com a PT tá fod#$o quando utilizar ip.

Também percebi que a medida deve ser temporária, embora não se saiba até quando.

Logo julgo que a melhor solução de imediato será colocar o server no lobby equanto esta situação durar.
Apenas não sei o que estará a impedir o broadcast do server para o lobby.
Ora se todos os servers têm que passar pela autênticação, mesmo quando por ip, não faz sentido não aparecer no lobby.

Já pensei se não será necessário abrir/permitir algum endereço UDP/TCP para que o server possa aparecer no lobby. Mas, se for, tal terá que passar pela a malta do server, que são eles que têm acesso a isso.
No entanto se assim fosse acho que também não apareceria no ip.

Enfim, a PT lixou-nos bem desta vez.

Bem que gostava de mudar para a clix, mas de momento Alverca ainda não é zona clix, pelo que não me traria vantajens por aí além. Conto fazê-lo em breve, quando tiver zona clix com ADSL 16MB.
E diga-se por preço inferior ao que pago á sapo pelos 4MB.
[Image: WebLogo.gif]
Reply
Como é óbvio, não vai toda a gente mudar para Clix só para poder entrar no server com pings decentes...

Eu até nem me importava, mas ainda não chegou à minha zona... Por isso...

A melhor solução seria por o server no Lobby. Mas eu disso não percebo nada. =(
[Image: 23124423.jpg]
[Image: 37074921.jpg]
Reply
Pois... também não culpem só a PT, pois a culpa maior é de quem anda a pastar as mulas... eu e o JJ (João Silva - PTS) tivemos montes de problemas quando estávamos na VVR por causa da Happy Hour da Netcabo.. que começava á 1 da matina... as nossas corridas começavam por volta das 2.30... eram só pings de 700 para cima... o Alexandre Baptista, como era da Sapo, tinha pings de 200...
Penso que o JJ ainda tem esse problemas a jogar outros jogos... eu não, porque normalmente já estou a dormir...
[Image: BodeRTBanner350x120.jpg]

BODE RT - Nick: Nico / Nicolau Pais

Pilotos
Nicolau Pais
Pedro Conceição
Reply
o abuso, eh q a PT esta a limitar-te um dos muitos serviços que pagas.
ora isto nao acontecia se tivessem as condiçoes necessarias e suficientes para q nao se verificasse um estrangulamento da linha.
traffic shapping eh utilizado la fora por ISP sem limites de trafego.
ca, para alem de te imporem limites de trafego, ainda te limitam a forma como acedes a esse limitado trafego.
puderá ser o caminho futuro, mas, so depois de esgotar as soluçoes tecnicas q existem.
mais uma vez a PT toma uma atitude autista para com os seus clientes.
Reply
Eu tenho os 4mb do sapo. O meu pc está 24 sobre 24 ligado. e as duas ultimas noites a ligação caiu (quando cheguei de manha não tinha ligação á net)Isto nunca tinha acontecido antes, será q tem alguma coisa a ver com o traffic shaping?:mad:
[Image: 17536.gif]
Reply
Mgranada,Nov 19 2005, 09:04 AM Wrote:Eu tenho os 4mb do sapo. O meu pc está 24 sobre 24 ligado. e as duas ultimas noites a ligação caiu (quando cheguei de manha não tinha ligação á net)Isto nunca tinha acontecido antes, será q tem alguma coisa a ver com o traffic shaping?:mad:
<div align="right">[snapback]15033[/snapback]</div>

Somos 2.
Aconteceu-me exactamente o mesmo com a telepac 4MB.
A ligação á net caíu. Tb foi a primeira vez que tal coisa me aconteceu.
A mim acontceu-me precisamente na 5ª. Notei porque deixei de ter o server TS.
Na 6ª, quando cheguei ao escritório, vi que tinha perdido a ligação.
[Image: WebLogo.gif]
Reply
eu tenho netcabo empresarial , 4mb por 256kb e tb tive os mm problemas...
[Image: mclarensj5.jpg]
Reply
voilá!
Reply

Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  Corrida - Estoril JoaoM 68 21.696 19-12-2005, 11:44 AM
Last Post: Marco
  Testes p a corrida no Estoril hoje? (27 de Julho) JoaoM 1 1.316 27-07-2005, 07:44 PM
Last Post: A.MELO
  Estoril _FOCUS_ 9 3.475 25-07-2005, 03:47 AM
Last Post: Mario Gama

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)