Threads: 233
hoje nao eh possivel fazer testes
pelo menos a horas de "gente"
com dedicated server ainda nao descobri como colocar o pace car.
pelo q li em alguns forums nao eh possivel.
fica para domingo mais um teste.
mas para o pessoal rolar.
ontem foi o ultimo para testar soluçoes.
Threads: 10
30-09-2005, 08:20 PM
(This post was last modified: 30-09-2005, 08:23 PM by AlexB.)
Boas!
Infelizmente apesar de não correr no campeonato fui convidado para as corridas de teste, mas sinceramente com uma afluencia destas não serviram realmente de grande coisa.
Acho k a direcção deveria marcar uma nova corrida de testes desta vez com penalizações já a contar pro campeonato, tipo influencia na largada da 1ª prova ou coisa parecida.
Quanto aos testes propriamente ditos, acho k há coisas a mudar. Em primeiro lugar parece-me essencial uma sessão de warmup. Isto de sair a meio da classificação e ter só 30 seg para entrar na corrida é mesmo pedir confusão.
Em segundo lugar tem a ver com a tão falada largada. Deveriam duma vez por todas acertar o método e quem não o respeitar será punido. No primeiro teste ainda foi normal com volta lenta mas no 2º dia foi um atropelo total.
Por fim, e sobre a volta lenta, não sei a k propósito é k acham k 100km/h é uma boa velocidade, mas com tantas provas dadas k é um exagero n percebo pk é k continuam a insistir nessa velocidade. Os 1ºs pilotos deveriam nestes testes olhar para trás e ver k esta velocidade só dá é problemas.
Em 1º lugar, nem mesmo um GT consegue fazer todas as curvas a 100, logo kd os primeiros vão numa recta, andam os outros a atropelar-se e a criar espaços entre carros para manter essa velocidade em troços mais lentos.
Em segundo lugar, esta velocidade só serve é para criar despistes, e estes legítimos, dos pilotos k tentam acompanhar os da frente.
E por fim há a injustiça dos primeiros pilotos, devido a esta velocidade ser inapropriada em toda a pista, passarem a meta na largada, ou seja, poderem realmente começar a acelerar muito antes dos outros k ainda tão em troços mais lentos e bem abaixo desses 100.
No teste em Enna por exemplo, k até teve uma largada mais ou menos ordenada, já tavam os primeiros, k por acaso resolveram acelerar logo no início da recta da meta e não na meta propriamente dita, a passar a meta e ainda ia o grosso do pelotão a entrar na penultima chicane antes desta recta.
O jogo impõe por defeito ao pace car uma velocidade de 60km/h e não é por acaso. É k é o limite onde se pode andar constante em todos os troços das pistas e caso exista uma excepção permite perfeitamente uma recuperação do espaço criado sem ser necessário andar aos atropelos.
Isto sempre me pareceu mto óbvio. Não entendo como é k ainda gera tanta confusão.
Abraços e espero k o campeonato corra no melhor!:fixe:
Threads: 153
Marco,Sep 30 2005, 06:49 PM Wrote:com dedicated server ainda nao descobri como colocar o pace car.
pelo q li em alguns forums nao eh possivel.
<div align="right">[snapback]11803[/snapback]</div>
Quando se corre o nonDX dedicated server não há pacecar.
O pace car só aparace em servers quando se faz correr a versão DX do server (com CD na drive, placa gráfica DX instalada)
Threads: 153
Sim, a questão da velocidade durante a pace lap tem que ser bem definida antes da 1ª corrida.
Tás a por o dedo na frida:bigsmile:
Mas Alex, se a organização optar pelos 100km/h esse valor é a velocidade máxima permitida para o carro da pole, pois vai ser esse que controla a duração da volta.
Se o 1º entender ir a 40hm/h, é essa a velocidade da pace lap.
Se curvas houver a negociar a velocidade inferior ninguém é obrigado a passa a 100. Até nem faz sentido que o façam pois correm o risco de de espetarem se, digamos, a curva tem ser negociada a uma velocidade inferior.
Por outro lado 100km/h de velecidade máxima está num limite suficientemente baixo em que toda a gente pode seguir completamente á vontade.
Além disso quem segue atrás do 1º, do 2º ao último, pode, momentaneamente, ter velocidades na pace lap superiores a 100.
Apenas não pode bater no carro da frente nem o ultrapassar. Como o 1º nunca irá a mais de 100, só durante pouco tempo poderão os outros andar a mais que esse limite, como é óbvio.
Tem sido este o procedimento seguido na ligas em que corro, ou corri, sempre com resultados muito positivos.
Não me recordo de ter havido um único incidente na pace lap em qualquer campeonato que segue este tipo de pace lap.
Pelo que entendo das regras ninguém pode passar da velocidade máxima estabelecida para a pace lap antes de passar a recta de meta, seja o 1º seja o último da grelha. Depois ninguém pode ultrapassar, o mesmo é dizer esboçar tentativa de ultrapassagem, antes de negociada a T1 de cada circuito.
Quanto á velocidade do pace car do jogo estar limitada a 60 km/h deriva somente de ser esse também o limite estabelecido como velocidade limite na pit lane. O jogo utiliza para o pace car a mesma velocidade de pit limit.
Quem já fez corrida atrás do pace car já experimentou situações caricatas, em que o pace car chega a fazer curvas a 20km/h, e até menos, as mesmas que em corrida normal são feitas para aí entre os 80 e os 120.
ha 5 min de warmup
nestes 2 testes procurou-se centrar apenas nas largadas
somos todos adultos, penso q nao ha ninguem a correr com menos de 20 anos, portanto todos tem cabecinha suficiente para perceber a volta lenta, eh para ser lenta, para evitar cacetadas.
e por isso mesmo eh q ate a T1 nao se pode passar, para evitar os chicos espertos.
se isto tudo nao for cumprido, restam as penalizaçoes para acalmar as almas mais excitadas.
Threads: 243
01-10-2005, 12:01 AM
(This post was last modified: 01-10-2005, 12:03 AM by JoaoM.)
:fixe: Obrigado AlexB!
Apesar de 'óbvio' alguns problemas estão ainda patentes, as penalizações realmente n concordo a partir logo dos testes, pois...Lugares alheios ganhos no qual pouco conta n é bem o objectivo da organização.
Esperamos e temos a certeza de q tudo se irá resolver e se nos outros testes correu pior ou menos bem, esperamos mm q venham a correr melhor ou muito bem.
Com o tempo defenido p Treino Livre e QF dará suficientemente p fazer um acabar e fazer um LOAD SETUP, é apenas seleciona-lo e fazer o Load do mm. Não é certamente num Warm-Up q vais fazer um Setup de corrida, mas sim carregá-lo (Load), temos todos duas outras sessões p acabar, retocar e carregar.
100km/h chegam perfeitamente e aconteçe à semelhança do que o Luis Branco referiu no Pit Lane, para n ser uma seca a 60km/h levantou-se a fasquia até aos 100 e obviamente a velocidade varia de curva p curva, de carro p carro, de lugar de grelha p lugar de grelha.
Dadas as variações no tipo de Arranque é tb natural penso eu, q ainda possam existir algumas confusões, mas é p isso q estamos a testar e n a penalizar.
Se a afluência é assim tão pouca como dizes acabo por n perceber o resto...é realmente pouca e estão livres de compareçer, mas isto n quer (REPITO) não quer significar nada. Testes são testes, corridas são corridas.
:bye:
01-10-2005, 12:47 PM
(This post was last modified: 01-10-2005, 01:05 PM by AlexB.)
Boas pessoal!
Eu quando falei principalmente da velocidade não foi apenas por ter a opinião pessoal de a considerar excessiva mas principalmente pk nas duas provas de teste desta semana e em todas as da pré-temporada em k entrei não ter visto uma única volta de lançamento sem problemas, problemas esses apenas derivados da excessiva velocidade do carro da frente. Talvez os GTs da frente não se apercebessem, mas estes problemas k falei aconteceram em todas e não me parece muito certo k para k uns não passem a "seca" de fazer uma volta a 60km/h tenham outros de pagar por isso e sem culpa nenhuma.
Quanto às penalizações k falei numa eventual prova de testes não era com o intuito de obrigar ninguém a nada e já k as pessoas apenas se comprometeram com o campeonato não seria lógico penaliza-las com algo externo a este. Se vos parecer mais confortavel não encarem esta hipotética prova de testes como uma simples prova de testes mas sim como uma prova pré-qualificativa. A ideia, ao contrário de penalizar os participantes, é precisamente ajuda-los, fornecendo-lhes uma boa base para o campeonato, base essa k precisa da participação de todos para afinar algumas arestas. Já k os participantes nas provas são favoricidos com os pontos k aduirirem nas respectivas não me parece particularmente imoral um favorecimento, mesmo k não seja definitivo numa eventual pré-prova a combinar pela organização. Poderia ser por exemplo uma primeira sessão de qualificação a contar já para o campeonato.
Eu por exemplo acho mais honesto isto ser uma coisa previamente definida pela direcção e incluida no campeonato do k dar liberdade a todos e depois vir mandar recados no forum aos k não entraram, k foi o k aconteceu.
Marco, é evidente que muitas vezes tem mesmo de ser o bom senso a regir algumas atitudes, mas como se está a ver este bom senso nem sempre é igual para todos. É aí k entram as regras, para garantir um padrão k garanta o bom funcionamento dum sistema. Num caso k se tem vindo a mostrar tão meticuloso como a largada não me parece mesmo nada mal k as regras sejam mesmo muito restritivas e ninguém se deve sentir incomodado com isso. Afinal é para o bem de todos k elas existem.
Abraço a todos!:fixe:
01-10-2005, 12:56 PM
(This post was last modified: 01-10-2005, 01:03 PM by AlexB.)
Ops, esqueci-me do warm-up.
Eu bem sei k 30 segundos chegam e sobram para fazer o load do setup. Acontece k eu por exemplo tenho um problema no volante k para garantir k isso não acontece tenho de alterar uma coisa no menu controlers antes da prova. E quem diz o meu caso pode haver outros do género e aí 30 seg já é apertado.
Mas isto nem é a razão principal. A razão é apenas para dar tempo às pessoas para beberem um copo de água, irem à casa de banho, ou qualquer outra coisa k queiram antes de passarem uma hora ou mais sentados e concentrados em frente ao computador sem se poderem mexer.
Eu por exemplo vivo com outras pessoas, k por exemplo ainda estão acordadas antes de começarem as provas mas k já podem estar a dormir no fim destas. Aproveito este tempo para me despedir, fechar a porta do quarto e avisar p/ n me incomodarem e ao mesmo tempo descompriomir um pouco antes da prova.
Isto das provas já é às vezes incomodo tanto tempo sentado na mesma posição k não há necessidade de se tornar num suplício por 5 minutos.
E por fim aind há uma outra questão. Eu por exemplo gosto de ver a grelha de partida, dar uma vista de olhos nos tempos e saber como é k o pessoal está a andar. Aliás, isto parece-me um elemento essencial, especialmente lá para meio do campeonato onde muitas vezes a gestão do mesmo omeça a ser uma preocupação. A última coisa k keria era na qualificação saltar para a garagem e ter de ir a correr fazer o load do setup para rapidamente voltar a entrar no carro para estar na grelha de partido, e tudo em 30 seg, para k não saia da box. Pelo menos a mim, isto parece-me muito pouco natural e sem qualquer razão de ser.
Alex, como tinha dito sao 5 min de warm up
Ja o sao desde a pre temporada.
"Eu por exemplo acho mais honesto isto ser uma coisa previamente definida pela direcção e incluida no campeonato do k dar liberdade a todos e depois vir mandar recados no forum aos k não entraram, k foi o k aconteceu."
nao entendi
q estas a insinuar?
as regras sao explicitas qt as penalizaçoes.
e eu, e particularmente os responsaveis pela analise da primeira volta e acidentes, nao vamos permitir "artistas" e hormonas saltitantes.
penso q as penalizaçoes sejam duras suficientes para sossegar os mais impetuosos
Threads: 243
Há aqui uma clarificação q tem de ser feita;
- Há Testes Oficiais e Não Oficiais
- Há Qualificações (Extra ou inseridas em evento)
- Há Corridas (de teste e de campeonato)
- Há Corridas Extra-Campeonato
Penso eu q a Organização (neste caso o Marco) é bem claro qt à especificação das Sessões a decorrer. O seu âmbito, os seus participantes, as suas razões e regras.
Penso tb q 5 min de Warm Up na minha opinião chegam, mas n me importo q seja mais.
As partidas deveriam ser duma vez clarificadas, se somos adultos então acho q podemos fazer como gente grande. Standing Start, temos a maneira de ver qd começa mm q n haja maneira de ver semaforos (o q o Luis Branco disse do mostrador Motec) e fazer uma partida normal.
Axo mm q nem chegamos a testar essa maneira sem todas as regras, arrancar! Apenas arrancar! sem restrições, pois acho sinceramente q o pessoal tem cabeça e terá juízo e calma.
Acho q temos de experimentar tudo, Testar como se tem dito.
|