Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Luis Nabais
Boas!

Chamo-me Luís Nabais. Resido na Póvoa de Santo Adrião, ao pé de Odivelas. Sou programador. Tenho 26 anos.

O meu primeiro grande simulador, foi o F1 GP (o jogo que deu origem ao GP2), mas só o jogava esporadicamente, em casa de amigos, em modo multiplayer no mesmo pc (cada um corria uns minutos, o pc controlava o carro entretanto e jogava outro jogador).
Mais ou menos na mesma altura em que comprei o meu 1º PC (P2 233MHz), foi quando comecei a jogar GP2. Esse jogo viciou-me imenso. Desde aí que fiquei com o bichinho dos simuladores automóveis entalado na goela. O GP3 e o GP4 desiludiram-me imenso. Nunca gostei do facto de o jogo impedir-nos de virar mais ou menos, só porque usávamos teclado... Isso sem as ajudas todas, claro.
Entretanto joguei ao antigo TOCA2, que também foi um jogo que me reviveu o espírito de um bom simulador, mais fácil de conduzir que um F1, no entanto. Foi nesta altura que comecei a usar mudanças manuais mais constantemente, mas, obviamente, apenas em single player.

Fiquei alguns anos a jogar apenas FPS (First Person Shooters), como Day Of Defeat, Counter Strike, entre outros. Depois fiquei uns 2 ou 3 anos sem jogar a nada mais do que X-Moto (um jogo multiplataforma, 2D, muito parvo mas muito viciante). Como sou um Linux User, raramente joguei a jogos do tipo.

Há talvez 1 ano, ou menos, um amigo meu mostrou-me o Live For Speed, do qual já tinha ouvido falar, mas nunca tive pachorra para experimentar. Acabei por o testar em Linux, através duma espécie de emulador de windows, chamado Wine, que me permitiu correr o jogo com tudo ao máximo excepto as sombras, que apareciam quadradas. Visto volantes e outros aparelhos do género não funcionarem ou serem complicados de configurar no Wine, acabei por instalar o Windows XP e, durante umas boas semanas, passava 2, 3h diárias a jogar LFS.
Com um teclado não fazia maus tempos de todo, mas não se comparava ao uso do volante, pois notava o que derrapava nas curvas e a falta de controle nas travagens. Qualquer acerto de travagem a meio da curva era espetanço garantido...

Entretanto, devido a vários factores, encontro-me com pouco tempo livre, mas que me permite perder, pelo menos umas 2x por semana (sem contar com os fins-de-semana e feriados, que nesses tenho mais tempo, felizmente), ter 1 ou 2h para "dar um vício".

Pedi o volante emprestado ao meu pai, que nunca o usa, apesar de o ter há uns 4 ou 5 anos. É um Microsoft Sidewinder Wheel, USB com pedais ligados por RJ45. Apesar de, de acordo com o que tenho lido, não ser nada por aí além, até me tem sido útil e dado bons momentos de condução em simuladores, mais precisamente rFactor (que já esgotei os 60 min, mas achei-o um simulador fantasticamente real, apesar de extremamente difícil), Live For Speed, Richard Burns Rally (sou um desastre neste jogo, mas gosto muito na mesma) e Race 07 (esperava mais do jogo, ou é muito fácil, ou muito difícil, não achei ponto intermédio de dificuldade dos oponentes, no entanto, experimentei muitas % de AI).

Ainda ando meio indeciso sobre qual o simulador que vá optar, mas talvez pelo rFactor. Sei que tenho muito pela frente para ter um nível competitivo, pois até num simulador mais fácil, como o LFS, os meus tempos são um bocado inferiores ao que esperava. De qualquer forma, tenho força de vontade e um enorme prazer.

Agora que já descrevi parte da minha vida "vicial" :bigsmile:vou pedir-vos também algumas opiniões, sobre o que será melhor a fazer para uma rookie nas minhas condições.

Estou indeciso entre falar com o meu pai para lhe ficar com o volante (obviamente pagar-lho), ou tentar arranjar um em segunda mão (aqui ainda surge outra indecisão, a de comprar um MS Sidewinder ou outro melhor, talvez o DFP), caso ele queira mantê-lo, claro, ou então comprar um novo, aí talvez um DFP. Gostaria de saber a vossa opinião, mais referente à situação do que um jogador nas minhas condições deverá fazer, do que no sentido de ser mais caro ou melhor, pois quais os melhores, felizmente, já eu li muito e sei quais são, mas não sei quais são os mais adaptados para os tipos de condutores...

Em termos de simuladores, não vi nenhum com F1 que fosse fácil, por isso, talvez comece com carros mais comuns. Como gosto de variar no tipo de veículos, gostaria de algum simulador que não desse só F1, ou só Turismo, ou parecido, mas que fosse mais universal, com suporte a muitos mods. Daí o rFactor até ao momento ser o que mais me agrada, apesar de ser muito difícil mesmo, tenho que o admitir. Qual a vossa opinião nisto?

Em termos de forma de jogar, o que me aconselham? A começar por servidores públicos até ter bons tempos, depois juntar-me a alguns privados?

Em termos de PC, felizmente não é problema, pois tenho um pc decente, que nos próximos meses irá levar com upgrade de CPU e RAM. Neste momento é um Dual Core 2160, com 2x1GB DDR2 PC6400 800MHz, com uma Gigabyte NVIDIA Geforce 8800GT 512MB, com cooling Zalman. Pelo que tenho visto e experimentado, tenho jogado com toda a fluidez, qualquer simulador com tudo no máximo de definições, excepto resolução, que o meu TFT não dá mais de 1280x1024 (que considero bem aceitável).

Agora que já me apresentei, espero realmente vir a poder estar junto a alguns de vós no futuro, talvez a um nível parecido, quem sabe? :blink1:

Um abraço e obrigado por lerem até fim este testamento :cheesy:
[Image: assinaturasonic.jpg]
Reply
nao li ate o fim do testamento, mas acho que deve estar aqui por causa de simuladores de corrida.....entao seja bem vindo....lol
If you want finish in first, first you need to finish.

CManzini - ABRacing #19 Driver
[Image: ?u=Cizot&u3=8555786]
Reply
Bem vindo Luís!

O Toca2 também foi grande vício, gostei bastante dessa versão :blink1:

Já tive um Sidewinder FF mas já foi à uns anos valentes, na altura era o que de melhor havia, entretanto feito nabo vendi-o por 10 contos na altura foi uma burrice tendo em conta o estado do mesmo. Não te posso dizer se é um volante porreiro ou não, pois sinceramente já não me lembro e os jogos da altura não tinham uma física tão boa.

Sugiro-te que experimentes os vários simuladores com o volante que tens, investe algum tempo e experimenta BEM os vários modos (F1, GT, Kart's, etc, etc) e analisa o comportamente do carro. Podes basear-te também na enorme quantidade de videos que tens no YouTube, seja de simulação, seja de provas a sério. Daí podes tirar muitas conclusões, se tiveres experiência com automóveis ainda melhor. Não te esqueças de investir horas valentes à procura da configuração ideal (sensibilidade, forças do force feedback, entre outras opções).

Tudo depende do feeling que sentes quando jogas, se realmente vibras e sentes o carro, sabes exactamente se estás a perder a frente ou a traseira, se consegues ter o toque e resposta do acelerador, travão e volante. É tudo uma grande dôr de cabeça, mas é necessário!

Isto porque um volante pode ser excelente para ti e não o ser para outra pessoa, umas definições do volante serem as ideias e para outros não ser. O importante aqui é aquilo que sentes e o quanto estás a usufruir do volante e do prazer de condução.

Mediante tudo isto que acabei de dizer saberás se vale a pena partir para outro volante ou se o Sidewinder cumpre a função.
Podes ver também no YouTube pessoal a jogar com o Sidewinder e ao que me parece, há bastantes pessoas satisfeitas. No entanto, e tal como já deves saber, os volantes do momento com melhor relação qualidade/preço são os Logitech.

Eu tenho um Driving Force Pro e ainda estou à procura da configuração ideal, de qualquer das formas já sinto um gozo enorme com a actual:bigsmile:
Se tiveres a oportunidade de experimentar um DFP de um amigo seria excelente para ficares com uma ideia das diferenças.

Quanto ao jogo preferido, já experimentaste o GTR2? Não digo que seja melhor do que o rFactor pois há quem goste mais de um do que outro, mas antes de te decidires seria vantajoso experimentares os vários simuladores do momento. Até para ficares com uma ideia daquilo que cada um oferece. Além disso o GTR2 também suporta mod's e tem umas bastante engraçadas (podes incluir o GT Legends e o M3 Challenge, assim como tens o circuito de Nurburgring que foi feito para o rFactor disponível para o GTR2, entre outras mod's engraçadas).

A nível de treinos, sugiro-te que começes antes de mais pelo time trial jogando localmente, até atingires as configurações pretendidas, a partir daí começas a juntar-te a servidores públicos e pouco tempo depois estás a ver-te em servidores privados e a querer ganhar :cool:

Abraço e força nisso, :racer:
Diogo
[Image: sign.small.jpg]
E30 - A Máquina Intemporal!
Diogo Moura
Reply
Tás mt bem no rFactor. :P Boa escolha.

Bem-vindo e vê se escreves menos pra próxima. :D hehe
"A primeira lei da natureza é a tolerância - já que temos todos uma porção de erros e fraquezas."
GhostSpeed.net
rFactor 3d Scenes!
Reply
Bem-Vindo!

Se procuras mesmo diversidade de mods.. então a escolha acertada é o rFactor ;-)

Um abraço de um outro programador :1a:
Reply
LOL. Ainda agora cheguei e já tenho protestos sobre a minha escrita. LOL.

Tou mesmo a pensar comprar o rFactor, talvez o faça durante esta semana. 2 MOD's que me agradaram muito (pelo que vi na net) foram o Megane Trophy (gosto muito do carro) e o novo de Turismo, ETCS 07, ou parecido.

Vou ser sincero, sem querer deixar fãs do GTR2 mal, mas achei o jogo muito fraquinho. Ou joguei a outro GTR2, ou o jogo tem gráficos mauzitos e os deslizes do carro em curvas e peões são muito irreais... no entanto, os gráficos dos carros até não são maus, mas não considero bons. Joguei com tudo no máximo, inclusive Anisotronic Level 6, DirectX 9, 1280x1024 (o meu monitor não dá mais), mas achei os gráficos e o jogo em si fraco... Fiz alguns testes da Driving School, tive algumas esperanças, depois agarrei num Lamborghini e fiz uma corrida e foi uma tristeza... esperava mesmo muito mais, talvez por isso a desilusão... mas pronto, são gostos ;)

Peço aos fãs do jogo que não me torturem ou parecido :bigsmile:

Abraço
Reply
Sou novato também, mas seja bem vindo! :D

E obrigado pela ajuda no meu tópico sobre a busca do Logitech G25.
Reply
ArraySou novato também, mas seja bem vindo! :D

E obrigado pela ajuda no meu tópico sobre a busca do Logitech G25.[/quote]

Sempre às ordens ;)

Temos que ser uns para os outros :)

Um abraço
Reply
Fiz ontem a minha primeira corrida completa de rFactor. No caso, foi no Megane Trophy 2.0.

Fiquei em 14º. Todos até ao 11º me deram 1 volta de avanço :biggrinbandit:

Capotei 1x, nem sei bem como... fugiu-me a traseira, ao tentar endireitar, em vez de sair de pista, fui em direcção ao rail no centro, mas só bati nele de lado e ao endireitar, devo ter batido em algo de frente, pois o capotanço foi a traseira a levantar, até ficar virado para trás e com as belas das rodas no ar.

Saí de pista umas 3 ou 4x, com piões dignos.

Ainda assim consegui ficar à frente duns quantos.

Ainda fiz outra corrida, numa pista em que parte é tipo nascar. Essa começou mal, alta confusão de gajos espetados ao fim de algumas curvas, bati num de tal forma que fiquei logo com pneu furado e tive que ir às boxes uma vez, mas pensei que o limite de velocidade na box fosse o mesmo que o do live for speed, distraído entrei a pouco menos de 100Km/h e lá tive eu que voltar uma 2x à box na volta seguinte para um stop-and-go... enfim, massarradas de iniciante... Mesmo assim não fiquem em último no total, mas fiquei em último dos que acabaram :biggrinbandit:

Concluindo, diverti-me imenso. Cada dia mais gosto deste jogo e dos vários mods. O grau de realismo é excelente, além dos gráficos, condução, sensação de velocidade, etc, tudo excelente.

Espero ansiosamente por algumas fun races com o pessoal daqui :) Talvez daqui a uns meses (ou menos, quem sabe) entre em algum campeonato com a malta daqui, quando me sentir preparado.

Abraço
Reply
Bem vindo!
Aprecio a tua vontade! Força nisso mate!
Marco "UNA" Ribeiro @ GhostSpeed Team Admin
SRP Founder
Reply

Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  Apresentação Luís d'Almeida Luis d'Almeida 6 248 12-04-2026, 11:23 PM
Last Post: Paulo Figueiredo
  Apresentação Luis Fidalgo Luis Fidalgo 1 393 27-10-2025, 10:15 PM
  Apresentação Luís Alves Luis Silva Alves 1 1.801 28-09-2018, 07:27 PM

Forum Jump: