Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Violencia nos videojogos
Pois é pessoal, impingiram-me esta agora de que tenho de fazer uma reportagem sobre um tema do meu gosto (e tem de ser actual e pertinente e bla bla bla...), por isso resolvi falar da violencia nos videojogos.

Como alguns de vocês devem saber, esta tema não vem de agora.. já deste há muito que isto anda nas bocas do mundo, com uma série de Sr's (daquele tipo que se preocupa com todos), a chagar a cabeça a industria dos jogos de computador por causa do excesso de violencia de alguns titulos lançados para o mercado. A verdade é que para todos os jogos existe uma classificação chamada classificação PEGI, semelhante à que se usa nos USA e que indica a idade recomendada para a qual os jogos se destinam.
Comecei por colocar algumas perguntas aos moços do PTGamers, mas a afluencia não tem sido a melhor, por isso vou esperar que vocÊs me possam ajudar. Vou deixar as perguntas aqui.

- Quando compram jogos, ou quando os vosso pais vos compram um jogo, têm atenção à classificação PEGI (www.pegi.info) que lhe é atribuída? Por exemplo, se vocês tiverem 12 ou 13 anos e o vosso pai ou mãe vos comprar um jogo para maiores de 16, acham que isso terá alguma influência na forma como o vão jogar ou não ilações que dele vão tirar?

-
Vocês já se viram a cometer algum acto menos são ou já conheceram alguém que o tenha feito e que para o qual tenha dado a desculpa da influência dos jogos de computador? Como diz aqui o BigLord, os verdadeiros gamers são os que não olham a classificações quando compram jogos. Vocês acham que as crianças têm preferência por jogos mais violentos porque os fazem sentir mais velhos ou acham que é tudo uma questão de publicidade e exposição à mesma?

- Será que a pressão posta pelos Governos e as sucessivas sanções que estes estão a administrar as editoras e as empresas que produzem os jogos vão fazer com que o mundo dos videojogos e do entretenimento se torne menos interessante e mais seguro?

Ajudem-me sff... que o prazo tá a acabar:cheesy:
[Image: bottompp9.jpg]
Reply
Ok eu posso começar.

1º- Compro jogos raramente e os meus pais já nem me dão jogos à alguns anos mas não nunca olhava para o letreiro a dizer para maiores de 16, mas isso não fez com que me torna-se numa pessoa má por causa do jogo, eu gosto de jogar, é uma coisa virtual e se alguns rapazes passam para o real é porque não teem a mínima noção do que estão a fazer.

2-Nunca cometi nem conheço ninguém que tenha cometido actos menos são, por norma as crianças escolhem estes jogos por serem os melhores, ou porque este ou aquele dizem que é excelente e que vale a pena, realmente e eu axo que é verdade os melhores jogos são aqueles que contem mais violência, exemplo disso, os Call of duty, medal of honors, Crysis, World of Warcraft e por ai fora, são jogos que mutivam a pessoa a compra-los pois são excelentes jogos e que dão verdadeiramente vontade de jogar, eu falo por mim nunca me achei homem por jogar destes jogos, cada um faz o que quer e joga o que quer.

3- Pode ou não pode influenciar, só o futuro o dirá mas se caso isto aconteça certamente que os videojogos perderam certa piada e gozo a que estamos habituados.

espero ter ajudado com as respostas, mas certamente é dificil pois cada um tem a sua opinião.
If you want to win it, you got to believe it.
[Image: mrcorsenovaimagem.gif]
Canal Youtube
Reply
Bem... eu joguei GTA 1 quando tinha 13 ou 14 anos, diz para maiores de 18 e sou o que sou... calminho calminho.
Acho exagero dizerem que influência as pessoas. Ninguém de nós vai para a estrada a pensar que pode carregar em Esc acho eu...
[Image: 78367385.jpg]
Reply
1- A minha mãe quando me comprava algum jogo ou filme antigamente, não olhava para a classificação mas sim para a capa, ou seja, se lá estive-se um gajo armado em mau....ou coisa do genero ela dizia k era violento e n comprava. No meu caso os jogos nc me fizeram violento...embora conheco pessoas que quando estao a jogar n lhes podemos dizer nd e ficam agrecivas sem duvida...

2 - Eu acho que as criancas tem preferencia pelo que esta na moda!!!
1a PTCS 2008 - 2009 - 2010
1a Race of Champions 2009
Reply
ArrayPois é pessoal, impingiram-me esta agora de que tenho de fazer uma reportagem sobre um tema do meu gosto (e tem de ser actual e pertinente e bla bla bla...), por isso resolvi falar da violencia nos videojogos.

Como alguns de vocês devem saber, esta tema não vem de agora.. já deste há muito que isto anda nas bocas do mundo, com uma série de Sr's (daquele tipo que se preocupa com todos), a chagar a cabeça a industria dos jogos de computador por causa do excesso de violencia de alguns titulos lançados para o mercado. A verdade é que para todos os jogos existe uma classificação chamada classificação PEGI, semelhante à que se usa nos USA e que indica a idade recomendada para a qual os jogos se destinam.
Comecei por colocar algumas perguntas aos moços do PTGamers, mas a afluencia não tem sido a melhor, por isso vou esperar que vocÊs me possam ajudar. Vou deixar as perguntas aqui.

- Quando compram jogos, ou quando os vosso pais vos compram um jogo, têm atenção à classificação PEGI (www.pegi.info) que lhe é atribuída? Por exemplo, se vocês tiverem 12 ou 13 anos e o vosso pai ou mãe vos comprar um jogo para maiores de 16, acham que isso terá alguma influência na forma como o vão jogar ou não ilações que dele vão tirar?

-
Vocês já se viram a cometer algum acto menos são ou já conheceram alguém que o tenha feito e que para o qual tenha dado a desculpa da influência dos jogos de computador? Como diz aqui o BigLord, os verdadeiros gamers são os que não olham a classificações quando compram jogos. Vocês acham que as crianças têm preferência por jogos mais violentos porque os fazem sentir mais velhos ou acham que é tudo uma questão de publicidade e exposição à mesma?

- Será que a pressão posta pelos Governos e as sucessivas sanções que estes estão a administrar as editoras e as empresas que produzem os jogos vão fazer com que o mundo dos videojogos e do entretenimento se torne menos interessante e mais seguro?

Ajudem-me sff... que o prazo tá a acabar:cheesy:
[/quote]

1) Nunca me ocorre observar a classificação PEGI a menos que esteja a comprar um jogo destinado a uma criança.

2) Essa desculpa, nunca a ouvi pessoalmente. Penso que as crianças, como parte do seu desenvolvimento normal, desencadeiam processos de imitação através dos quais vão apreender, incorporar e estruturar a realidade, de modo a aprenderem a interagir com os outros e exercitar a sua agilidade social. É minha opinião que a eventual preferência por jogos mais violentos tem matriz, sobretudo, cultural. Essa predisposição cultural é apoiada por estratégias de publicidade que instrumentalizam as componentes sociais mais eficientes para alcançar as finalidades que pretendem levando as crianças, ou os seus pais, a comprar jogos contendo violência. Em resumo, como disse o Joaquim, as crianças têm preferência pelo que está na moda (e os adultos também).

3) Por enquanto, isso ainda só acontece com a Formula 1. Penso que o interesse dos jogos não varia na razão directamente proporcional à quantidade de violência existente e que os jogos de computador, ainda que violentos, não tornam, isoladamente, a sociedade mais insegura ou mais violenta. O jogo mais vendido de todos os tempos é o SIMS. As representações dominantes sobre violência estão inculcadas na sociedade de uma forma axiomática, através de regras, normas, escalas de valores, códigos morais e estereótipos presentes no imaginário colectivo. Os jogos de computador, os filmes, as músicas, os livros, os desenhos animados, servem para reproduzir e reforçar esse conjunto de arquétipos, funcionam de modo articulado e é nessa dimensão que se mede o seu poder. Sozinho, um jogo de computador violento seria bastante inócuo (sem respaldo no resto da sociedade), assim como será infrutífera uma lei sobre conteúdos que se restrinja apenas aos jogos de computador.
[Image: celeritas_sig.png]
Reply
Sinceramente nunca fui muito de comprar jogos e os meus pais acho que nunca me deram um jogo. De qualquer forma joguei todos e mais alguns que são ditos "violentos" e "sangrentos" e isso não teve qualquer influência no que sou hoje em dia.
Mas também não joguei a esses jogos quando tinha 7/8 anos mas sim quando tinha uns 13/14 e já tinha a cabeça no lugar.

Não conheço ninguém que tenha actuado mais violentamente com essa desculpa mas não é por aí que se pode ir. Embora eu ache que não tenha sido influenciado não acho que isso aconteça com a maioria dos adolescentes que jogam a esse tipo de jogos. Não existem actos predefinidos por jogarem a esses jogos mas o seu comportamento fica ( ou pode ficar) mais agressivo sem que isso seja atribuído directamente as jogos e portanto é ainda mais complicado diagnosticar este problema nos jovens de hoje.

Na minha opinião os jovens são sim influenciados, e acho que com esse ranking pode prevenir um pouco quando os pais vão comprar jogos para os filhos (que penso que não seja a maioria da situações), embora eu ache que esse problema só se revolve com o maior acompanhamento dos pais da vida informática dos filhos, quer este problema dos jogos como do uso da internet. É uma aprendizagem como outra qualquer em que os adolescente podem não conseguir discernir o que é melhor ou pior e podem ficar afectados com isso.
[Image: assinaturavicecampeesr4fw2.jpg]
Reply
Quando era puto, jogava Duke Nukem 3D, Vejam no que me tornei:lol2:

Reply
Falam dos jogos e dos desenhos animados... e então os filmes? Um filme do James Bond, o sujeito passa ileso de 20 gajos a disparar contra ele, não tem bolinha no canto do ecrã.... mas esse já não tem violencia....:confused:
[Image: StickFight.gif] [Image: RPAB-TF109-03copy.jpg]
Do melhor!!!!!
Reply
Em mim o video-jogo tem influência sim.
Quando andava mais no GPL, na estrada não sentia tanto a necessidade de dar gás. Logo, a ser assim, isto funciona mais como um escape ao crime do que como uma preparação do crime.
GPLrank -67,808

[Image: trkbarruicarneiro2ao.jpg]
Reply
ArrayEm mim o video-jogo tem influência sim.
Quando andava mais no GPL, na estrada não sentia tanto a necessidade de dar gás. Logo, a ser assim, isto funciona mais como um escape ao crime do que como uma preparação do crime.[/quote]

Aconteceu-me exactamente o mesmo ... e faz todo o sentido.
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)