Thread Rating:
  • 1 Vote(s) - 5 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Setups & Configurações - Estoril
grande jvaz!!

hoje, em 1h30m, dps de seguir o teu "guia de pressão", sacei com o meu porsche gt3 NGT pleo menos 2 segs ao meu melhor... incrivel...

vou "martelar" mais para ver o que posso fazer! mt obrigado!!!
Reply
Tarec, ja usaste o MOTEC para ver pq ta tao lento?
relaçoes de caixa, asa, etc etc.
eu com o 360, no final da recta dou os 260km/h, por isso mesmo em GT tava lento....
Reply
tarec,Jul 26 2005, 02:56 PM Wrote:Boas pessoal,

Para começar o meu muito Obrigado ao Jvaz, por esta iniciativa de ajudar o pessoal.
Os setup´s podem nao fazer milagres mas pelo menos ajudou-me a entrar melhor nas curvas e a sair delas ainda mais rapido :), comecei a ganhar 4/5 segundos aos meus tempos anteriores, na proxima pista da pre-epoca(Estoril), tenho o carro bastante estavel fzendo voltas de 1:42 mas perdi velocidade nas rectas, coloquei tudo default, depois apenas mexi nas orientações do Jvaz, mas para terem uma ideia de quanto lento estou, na reta da meta apenas consigo dar 214km´s, onde andava nos 264/270 km´s

Ontem ja nao tive grande pacienci para ver o que se passava mas se alguem tiver o mesmo problema e tenha aranjado a solução , digam s.f.f.
<div align="right">[snapback]8266[/snapback]</div>

Alguma coisa de muito errado se está a passar aí. Com que carro estás a andar? O carro está a bater no chão? Têns o pedal do acelerador a fazer o curso todo? (podes ver no controller box as barras a crescer quando carregas no acelerador travao ou viras o volante). Alguma coisa que até pode mesmo ser extra setup se está a passar aí.
Reply
Hum....é claro que boas mãos (e pés) são excelentes ajudas mas um bom setup é melhor que o código postal...é mais que meio caminho andado.

Apenas sucede que o mesmo setups pode ser bom para uns e mau para outros. Há quem goste de conduzir com sobreviragem e quem goste de sobviragem; há quem goste de cortar tudo o que são correctores, há quem não goste nem de lhes tocar, e tudo isso vai influenciar de sobremaneira o setup.

Pessoalmente acho que existem 3 pontos fundamentais na forma como o carro se conduz e quão rápido o mesmo pode ser conduzido:
1- Springs
2- Roll bars
3- Power/Coast Differential

De nada serve andar a mexer no resto quando o setup construído á volta destes 3 elementos não funciona. Os restantes parâmetros têm efeitos menos visíveis, ou menos pronunciados, na condução do carro. São parâmetros de detalhe, mas que podem, e têm, influência na condução.

Um simples exemplo: o caster. Tem influência de como o carro entra nas curvas e como reage à travagem. Um setup com mais caster irá facilitar a forma como o carro vira para a entrada das curvas mas vai complicar a travagem, tornando esta mais instável (o carro ganhará tendência para desviar-se da trajectória durante a travagem).

[Image: caster.GIF]
Menos caster............................Mais caster

Imaginem que querem transportar uma mesa. Se quiserem fazer a mesa girar para um lado ou para o outro quanto mais a inclinarem para a frente (mais caster) verão que se mais fácil se torna fazer a mesa girar sobre si mesma. Mas quando a empurrarem para a frente, mantendo a mesma inclinação, a mesa parece querer saltitar nos pés que estão assentes. Este exemplo é bem elucidativo do efeito do caster.

Quanto á questão da configuração do volante e dos pedais julgo que esta acaba mais por resultar da forma como cada um gosta que o carro reage ao input.

Usar a sensibilidade dos pedais (acelerador e travão dentro do próprio jogo) entre 0-15%, significa que é mais fácil controlar quer a aceleração como a travagem. Terá que se movimentar mais o pedal para ter o mesmo efeito dentro do jogo que se usarem 50% ou 60%. Isto acaba por ser útil pois torna mais fácil dosear a aceleração e travagem. Torna possível mexer mais o pé (pressionar mais ou menos) sem que a reacção no jogo seja tão brusca.
Contudo temos o reverso da moeda. No final do curso de aceleração do pedal a aceleração/travagem será mais sensível ao movimento do pedal. Significa que quando se carrega a fundo no pedal a última parte do curso será aquela que terá uma maior reacção no jogo.

[Image: gráficos.GIF]
0-15%...............................80-90%.....................................50%

Os 3 gráficos mostra a forma como o jogo reage ao movimento do pedal, sendo mais brusco no final do curso com uma sensibilidade baixa, mais reactivo no início do curso do pedal com sensibilidade mais alta, e constante durante todo o curso com sensibilidade a 50%.
Pessoalmente recomendo uma baixa sensibilidade para os pedais. A utilização de uma sensibilidade baixa também é uma forma de reduzir o desgaste prematuro dos pneus já que permite controlar melhor a aceleração e a travagem durante a maior parte do curso do pedal. Quando for preciso uma aceleração/travagem forte então é por a tábua no fundo.
[Image: WebLogo.gif]
Reply
o Tarec tem um momo racing.
quase de certeza q tem o tao conhecido problema.
ja lhe dei as indicaçoes para solucionar o caso :)
Reply
Marco,

Existe algum problema com Momo Racing? Eu tenho um Logitech Momo Racing, que comprei com o GTR e não noto nada...

Mario
<span style="color:#336666">Volante DFP com upgrade Frex/Sparco, WheelBox+, Frex Sequential Shifter, Frex Pedals Outright
----------------------------
<span style="color:#3366FF">&quot;Não importa ir depressa, importante é não abrandar...&quot;

Reply
o momo racing tem um sistema nos pedais de auto calibraçao.
ora, a partir de dada altura, depende do uso q se da, essa auto calibraçao eh alterada por fenomenos q eu considero estranhos, mas q me leva a crer q sejam fruto do material de menor qualidade usado em alguns componentes dos pedais.
a soluçao numa fase inicial (e ja tenho os pedais a coisa de 1 ano...) eh desligar o cabo dos pedais e voltar a ligar.
a mim resolve q eh um mimo.

outra soluçao eh a instalaçao dos novos drivers da logitech.
qd encontrar o link, coloco aqui.

claro q isto tudo tem a ver com o cuidado como se usam os pedais.
se derem &quot;marretadas&quot; vai durar menos.
se forem mais delicados...duram mais
Reply
Existe um patch para o momo racing em www.wingmanteam.com
Have Fun !!!
[Image: gobabygo4bv.gif]
Reply
O problema estava mesmo nos pedais , metia o acelerador a fundo e nao passava dos 220km´s na recta do estoril, tudo calibrado e e passamos os 270km´s

Obrigado a todos mais uma vez pela ajuda.

Amanha ira ser apertado chegar a horas da prova, mas tudo irei fazer para estar presente.
Reply
J Vaz, és o maior, consegui andar muito melhor com os conselhos de setups que deste, não faço voltas muito mais rápidas mas mesmo assim melhorei, a grande evolução é que consigo fazer várias a um ritmo consistente devido á neutralidade conseguida.
Estranhei bastante o facto de aconselhares as molas sempre o mais soft possivel, mas a verdade é que funciona, será que é assim na realidade? Não deve ser, mas que resulta, resulta.
Thank You.:fixe:
Reply

Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  Setups oficiais AlexB 2 2.584 26-02-2005, 10:03 AM
Last Post: AlexB
  setups pré cozinhados Joaquim Abranches 7 4.930 15-01-2005, 07:11 PM
Last Post: Xtreme_Boy

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)