Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Nick de user demasiado estranho
Este tópico rapidamente deixou de ser sobre a discussão de um determinado nick, que todos facilmente percebemos nada ter de negativo, e portanto não vejo qualquer motivo para esse ou outro qualquer user não se sentir bem vindo...
Já agora voltando ao assunto em discussão:

ArrayClaro que há pessoas contra a liberdades, mas faz parte de uma sociedade livre reconhecer o direito dessas pessoas a ser contra a liberdade e poder afirmá-lo sem temer represálias. A liberdade tem de ser para todos. A História dá-nos todo o tipo de exemplos e eu concordo contigo sobre os riscos dos quais está imbuida uma democracia que aplique a minha definição de "liberdade de expressão". Mas a melhor forma de defender a democracia não é através da repressão, que é contraditória com a própria democracia. Penso que não podemos partir do princípio que é necessário proteger as pessoas das ideias e das manipulações anti-democráticas, isso seria assumir o papel de "educadores", ou "tutores" da população e ninguém está em posição de ter um papel desses. Nem nós, nem os legisladores, nem os governos. Como nota de rodapé, sobre um dos exemplos que deste (que não tira validade nenhuma ao que disseste), o tribunal internacional de Haia ilibou a Sérvia quanto aos crimes de "limpeza ética" que, alegadamente, aconteceram nos Balcãs. Eu não gostaria de ser discriminado por causa das minhas ideias, por isso esforço-me por não discriminar os outros.[/quote]

Embora concorde contigo em princípio, acho que essa tua visão de liberdade de expressão é um pouco utópica. Qualquer democracia, embora se baseie em princípios de liberdade, necessita de regras e limites para o seu funcionamento e só isso pode garantir a sua subsistência. Tomemos como exemplo este fórum. Eu sou livre de pensar o que quiser de qualquer um dos membros deste fórum, mas isso não me dá a liberdade de vir aqui dizer o que bem me apetecer de qualquer um deles. Existe um conjunto de regras que devo respeitar, não querendo isso dizer que por isso este fórum é menos democrático ou que a minha liberdade de expressão está de alguma forma limitada. Nem me parece que a admistração deste fórum ao fazer cumprir essas regras esteja de alguma forma a assumir qualquer papel de "educadores" ou "tutores" dos seus membros. Para mim,a principal qualidade de alguém que se diga amante da liberdade, é respeitar a liberdade dos outros, e isso é algo que as ideologias que falávamos não aceitam, e como tal também não são aceitáveis dentro de uma democracia, para que não corramos o risco de a teoria se transformar em prática.
[Image: bannerko6.jpg]
Reply

Messages In This Thread
Nick de user demasiado estranho - by indie - 20-07-2007, 05:18 PM
Nick de user demasiado estranho - by Tiago Silva - 20-07-2007, 05:25 PM
Nick de user demasiado estranho - by indie - 20-07-2007, 05:43 PM
Nick de user demasiado estranho - by Gil A. - 21-07-2007, 12:53 PM
Nick de user demasiado estranho - by Tiago Costa - 21-07-2007, 08:37 PM
Nick de user demasiado estranho - by Rui Cunha - 22-07-2007, 02:00 PM
Nick de user demasiado estranho - by juhha - 22-07-2007, 03:31 PM
Nick de user demasiado estranho - by Mario Gama - 22-07-2007, 09:50 PM
Nick de user demasiado estranho - by Carlos Costa - 23-07-2007, 12:01 PM