Vais ao Layout e escolhes New Workbookt. Atribuis-lhe um nome (por ex. Travagem). Sempre que crias um Workbook, surge de imediato um Worksheet. Podes ter vários Worksheet dentro do Workbook. Cada Worksheet pode conter diversos gráficos (variáveis de análise). Podes adicionar ou eliminar variáveis de análise. No separador lateral DATA ou no menu File, escolhes Open New Log. Escolhes o Log com a volta que queres analisar. Só depois disto ficam disponíveis as variáveis de análise. Para escolheres essas variáveis vais ao Menu ADD ou clicas com o Botão direito sobre a área de trabalho da Worksheet e escolhes ADD. Aparecem diversas variáveis de análise. Escolhes as que te interessam. Em qualquer uma delas, se clicares com o botão direito sobre o gráfico podes escolher Properties e alterar alguns dados. O ideal é fazeres experiências até encontrares um conjunto de gráficos que sejam claros e que conjugados te possibilitem tirar conclusões. Em qualquer Worksheet podes ir às propriedades. No menu tools/Options/Colours escolhi Motec Black em Select Scheme. Para mim é mais fácil de ler os dados com o fundo preto. Mas é só uma opinião.
Podes ainda criar as tuas próprias variáveis usando o Tools/Math e conjugando matematicamente os dados que o Motec recolhe. Para mim, poucos gráficos mas em tamanho razoável e devidamente associados entre si é o ideal (por exemplo, ter o Weel Speed associado ao Brake Pedal Position e às temperaturas desse pneu e à G Force Longitudinal ajudam-me a compreender a capacidade de travagem consoante a temperatura e a calibrar a percentagem de travagem entre a frente e a traseira de forma a eliminar derrapagens dos pneus, ou seja, a perca repentina de velocidadde desse pneu em plena travagem).
Podes ainda criar as tuas próprias variáveis usando o Tools/Math e conjugando matematicamente os dados que o Motec recolhe. Para mim, poucos gráficos mas em tamanho razoável e devidamente associados entre si é o ideal (por exemplo, ter o Weel Speed associado ao Brake Pedal Position e às temperaturas desse pneu e à G Force Longitudinal ajudam-me a compreender a capacidade de travagem consoante a temperatura e a calibrar a percentagem de travagem entre a frente e a traseira de forma a eliminar derrapagens dos pneus, ou seja, a perca repentina de velocidadde desse pneu em plena travagem).
Paulo Baptista