21-04-2005, 11:43 PM
luis,Apr 21 2005, 11:11 PM Wrote:Como já anteriormente afirmei, esta troca de pontos de vista sobre a comunidade Simracing em Portugal, está deveras interessante e bem demonstrativa da maioridade que este projecto está, tão rápidamente, a alcançar.
Os meus parabéns, novamente.
Já agora, vou apresentar a minha ideia para o futuro deste grupo de "biciados", ao qual tenho o prazer de pertencer.
Já alguém pensou que, uma das soluções quer para o futuro da comunidade quer para o tão falado servidor (que quase se está a tornar num D.Sebastião) pode passar pela criação de uma associação sem fins lucrativos, vulgarmente conhecido como clube?
Esta comunidade passaria a dispor de um estatudo juridico, de corpos dirigentes e do reconhecimento público. Deixaria de ser "uma coisa pirata" e passaria a assumir-se como um grupo com direitos, funções e deveres. Para além de tornar muito mais transparente toda esta questão de dinheiros, que me parecer ser inibitória para muitos.
Passariam a existir sócios, com cotas pagas, e então poder-se-ia começar a equacionar, mais realisticamente, os fundos existentes para o aluguer de um servidor ou, até, num futuro, a sua compra.
Pelo aquilo que conheço do funcionamento de um outro clube (sou o sócio nº 13 :bigsmile:), neste caso voltado, principalmente, para os automóveis "full scale", as cotas dos associados permitem o acesso a uma série de serviços e a valores especiais na inscrição nos eventos organizados pelo clube. O dito clube, mantém, no entanto, as portas da sua sede e eventos abertas ao público em geral.
A coisa começou pequenina. Sem sede, com poucos sócios e, hoje, para além da excelente sede, organiza 1 prova para um campeonato regional de rallyes, 2 passeios todo-o-terreno, 1 passeio de automóveis antigos, 1 feira mensal de viaturas usadas, várias corridas de karting ...
Transpondo isto para o Sim Racing Portugal, no que resultaria?
As cotizações ds sócios e eventuais patrocinios manteriam o funcionamento geral da associação (site, forum, server, ...) e permitiriam a realização de "fun races" com livre acesso e grátis.
Para os campeonatos, usando o server SRP, cada comissão organizadora cobraria uma taxa de inscrição com valores diferenciados para sócios SRP e não sócios. Tambem sou de opinião que uma percentagem dessa taxa deveria reverter para os "cofres" da SRP.
Atenção, que dado a função legal desta associação, teriam de existir os respectivos comprovativos de pagamento e de recebimento.
Os, eventuais, lucros seriam aplicados, como já referi, quer no servidor, quer na divulgação e apoio deste fenómeno, quase desporto, que tanto gostamos.
O facto de nos paresentar-mos como uma associação, legalizada e reconhecida, tem ainda a vantagem de aumentar a "nossa" credibilidade junto, quer de empresas, quer de instituições quer da própria comunidade. Este facto, torna, por exemplo, o acesso a patrocinios muito mais efectivo e consistente.
Pronto. Agora podem descascar-me em cima à vontade.:bigsmile: :bigsmile: :bigsmile:
:cool:
<div align="right">[snapback]3684[/snapback]</div>
Calma não metas os bois à frente da carroça.
1º esta em assegurar os servidores.
Nós os portugueses temos a mania de construir impérios.
Os hobbies relacionados com a informatica não têm o mesmo estatuto como o do teu clube ou um grupo de convívio, etc...
PS: toma la!!! alguém de descasque o resto. :toung: