08-02-2011, 07:04 PM
(08-02-2011, 06:45 PM)Félix Simões Wrote:(08-02-2011, 03:40 PM)Hugo_Hilario Wrote:(08-02-2011, 02:46 PM)Félix Simões Wrote:(08-02-2011, 12:54 AM)Hugo_Hilario Wrote:(08-02-2011, 12:47 AM)Félix Simões Wrote: Hugo, a ideia é teres, o mais próximo possível, as mesmas condições que tens na realidade. Como tal apenas podes conduzir sentado _dentro_ do cockpit.
Exacto eu compreendo isso, mas não é real essa ideia. Como todos sabemos na realidade a visão é bem diferente, neste tipo de camaras é muito bonito mas perdemos a noção das distâncias e das curvas.
Por isso se deve ajustar o FOV à percepção que cada um tem de velocidade e distâncias. É por isso, também, que considero que a utilização de 3 ou 5 monitores é uma vantagem contra quem tem apenas 1... ainda por cima CRT de 4:3 como é o meu caso...
Pois sem dúvida. Eu já ajustei o FOV, meti assim mais em cima do capot.
Realmente com mais monitores ajuda.
Mas eu tenho sempre aquelea sensação de que falta muito para quem joga tenha uma percepção real da pista. Nós acabamos por ter porque decoramos a pista.
Um exemplo que para mim é porreiro de fazer, é colocar uma pessoa que nunca jogou nada destas coisas e dizer para dar uma volta à pista.. Das duas uma, ou acelera desmesuradamente por saber que nada lhe vai acontecer, e é espeta certa na 1ª curva, ou vai a 40 o percurso todo pq não consegue ter noção das curvas. Ora isto na realidade não acontece
Isto é um desabafo, não se aplica ao iRacing apenas, mas sim a todos os simuladores. Sempre tive esta sensação.
Essa sensação de que falas é te dada pela capacidade que os humanos têm de percepção tridimensional do espaço que os rodeia. Para além de veres os obstáculos "sentes" a alteração da distância a que se encontram em relação à tua posição.
Quando tivermos uma tecnologia 3D a funcionar em pleno e sem artefactos (a.k.a. óculos especiais) o universo dos simuladores vai sofrer (no bom sentido) um impacto dificil de prever neste momento. Isto precisamente pela percepção da nossa posição no espaço tridimensional que nos rodeia.
Ora nem mais. Esperemos que seja em breve.
É um pouco frustrante quando queremos colocar alguém a testar um simulador como o iRacing, e tristemente a pessoa não faz uma curva
, pois não tem a noção das velocidades...Isto na realidade não acontece, qualquer condutor que pegue num carro de competição consegue mal ou bem dar umas voltas. (falo em condutores "Normais")..
Abraço