25-08-2008, 07:44 PM
Deixo as considerações sobre a "Administração" para outros tópicos.
Estou absolutamente maravilhado com o iRacing. Já esperava algo muito bom, a nível de simulação, mas não esperava um mundo completamente novo.
Há mais de 20 anos que o Dave Keammer e a sua equipa fazem produtos que deixam a concorrência a "anos-luz", mas este vai muito mais longe. Perceberam a importância que o GPLRank teve na concentração da comunidade, perceberam os problemas das corridas online e dão uma resposta soberba.
Parece-me que finalmente vou fazer corridas online com gajos que querem fazer corridas de automóveis, e não com gajos para quem o modelo de diversão são os carrinhos de choque. Provavelmente, também estes últimos vão gostar do modelo da iRacing, pois vão fazer as corridas contra outros iguais.
Se estes gajos pudessem simular F1 dos 60's, punha já o GPL de lado. Este parece-me ser o grande problema, os carros que podem simular não dizem nada à maioria. Mas muita gente prefere fazer boas corridas, sem ligar muito aos carros que está a conduzir. A sensação que tive a conduzir o Skip Barber em Laguna foi do outro mundo. Se o NR2003 está 2 passos (5 anos) à frente do GPL, em termos de sensação, este está 5 passos à frente do NR2003. Fabuloso!!!
Fiquei "desiludido" com o registo de actividade, ou então sou eu que não estou a ver bem a coisa. Alimentei a esperança de que o iRacing registasse toda a actividade dos pilotos, não só o histórico de corridas. Deste modo, "desmascarava" os gajos que dão 500 voltas a uma pista, antes das corridas, e depois dizem que instalaram a pista na véspera e só deram 10 voltas...
Preocupa-me a longevidade deste produto. Um simulador desta categoria vai ser usado por muitos anos, mas não tantos como merece. Existe uma massa de utilizadores crítica, abaixo da qual o serviço deixa de ser rentável. Sem o serviço, não há simulador para ninguém.