Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Nick de user demasiado estranho
Eu, por acaso, até concordo com o assassino. Pelo menos neste caso. Se alguém for racista, nazi ou o que quer que seja, penso que deve ter todo o direito de o dizer. Aliás, esse direito está mesmo protegido pela lei, as proibições que existem referem-se à formação de organizações com ideologias anti-democráticas (eu, pessoalmente, penso que essas organizações deviam ser pemitidas desde que não apelassem à violência). A liberdade de expressão foi uma das conquistas mais elementares da luta democrática (embora incompleta), acho que deve existir para todos, para o que gostamos de ouvir e para o que não gostamos. De qualquer forma, o user foi sensível às interrogações que colocaram e já alterou o nick, está o caso sanado. :D
[Image: celeritas_sig.png]
Reply
ArrayVamos cá a ver, KKK n é só d Klu Klux Klan, assim como a Cruz Suástica n é só um símbolo nazi, já q tb é um símbolo religioso budista muito mais antigo q os nazis!![/quote]

A cruz suástica tem os "braços" virados para o lado direito, o símbolo religioso tem os "braços" virados para a esquerda. :fixe:
[Image: 23124423.jpg]
[Image: 37074921.jpg]
Reply
Quem for isso que vocês estao a dizer nao é livre.

Cada um é que escolhe sem duvida.
"An eye for an eye only ends up making the whole world blind" - Gandhi

Cyber Racing
Reply
ArrayTêm de rever o vosso conceito de liberdade pois quem for isso que vocês estao a dizer nao é livre.[/quote]

Bem, eu vejo a liberdade como um equilibrio entre as possibilidades objectivas de uma pessoa em articulação com as possibilidades das outras, ou seja, a liberdade de um indivíduo não pode ser limitativa para uma liberdade equivalente dos outros. O que disseste sobre a liberdade de uma pessoa começar onde acaba a liberdade das outras, em muitos casos, é mesmo verdadeiro e é aí que é preciso fixar esse equilibrío. Liberdade não é fazer o que nos apetecer, é fazer o que nos apetece sem prejudicar ninguém. Se eu tenho o direito de ser o que sou e de o exprimir, penso que todas as outras pessoas devem ter acesso a esse mesmo direito, não é uma coisa que comprometa directamente as liberdades. Pode ser um risco (e acho que é essa a tua maior preocupação), mas é um risco que a democracia tem de correr. Digo eu, mas já me tenho enganado nestas coisas. lol
Reply
ArraySe eu tenho o direito de ser o que sou e de o exprimir, penso que todas as outras pessoas devem ter acesso a esse mesmo direito, não é uma coisa que comprometa directamente as liberdades.[/quote]
A questão é que quem professa ideologias de cariz racista ou nazista é por definição contra a liberdade... Se eu julgar alguém apenas pela cor de pele, local de nascimento, ou credo religioso estou obviamente a ir contra a sua liberdade, e infelizmente, a nossa história já nos deu e continua a dar demasiados exemplos dos resultados desse tipo de pensamento. E nem é preciso recuar muito no tempo, basta recordar as questões étnicas a que pudemos assistir na década passada, durante a guerra na ex-Jugoslávia, ou o fanatismo religioso que legitima a morte de inocentes em atentados terroristas ou as "limpezas étnicas" a que assitimos com regularidade em países africanos...
[Image: bannerko6.jpg]
Reply
ArrayA questão é que quem professa ideologias de cariz racista ou nazista é por definição contra a liberdade... Se eu julgar alguém apenas pela cor de pele, local de nascimento, ou credo religioso estou obviamente a ir contra a sua liberdade, e infelizmente, a nossa história já nos deu e continua a dar demasiados exemplos dos resultados desse tipo de pensamento. E nem é preciso recuar muito no tempo, basta recordar as questões étnicas a que pudemos assistir na década passada, durante a guerra na ex-Jugoslávia, ou o fanatismo religioso que legitima a morte de inocentes em atentados terroristas ou as "limpezas étnicas" a que assitimos com regularidade em países africanos...[/quote]

Claro que há pessoas contra a liberdades, mas faz parte de uma sociedade livre reconhecer o direito dessas pessoas a ser contra a liberdade e poder afirmá-lo sem temer represálias. A liberdade tem de ser para todos. A História dá-nos todo o tipo de exemplos e eu concordo contigo sobre os riscos dos quais está imbuida uma democracia que aplique a minha definição de "liberdade de expressão". Mas a melhor forma de defender a democracia não é através da repressão, que é contraditória com a própria democracia. Penso que não podemos partir do princípio que é necessário proteger as pessoas das ideias e das manipulações anti-democráticas, isso seria assumir o papel de "educadores", ou "tutores" da população e ninguém está em posição de ter um papel desses. Nem nós, nem os legisladores, nem os governos. Como nota de rodapé, sobre um dos exemplos que deste (que não tira validade nenhuma ao que disseste), o tribunal internacional de Haia ilibou a Sérvia quanto aos crimes de "limpeza ética" que, alegadamente, aconteceram nos Balcãs. Eu não gostaria de ser discriminado por causa das minhas ideias, por isso esforço-me por não discriminar os outros.
Reply
Completamente de acordo com tudo o que o Diospiro Verde disse.

Mas a minha opinião sobre esse assunto é....! Não há que fazer? Vocês não têm corridas ou assuntos mais importantes que fazer do que estar a criar uma discussão (embora saudável) que pode ter ou levar a contornos de verdadeira discussão de opiniões, só por causa de um nick?
Então, acho que não é a melhor maneira de receber alguém nesta casa, eu pelo menos não fui recebido assim!
É mais simples dizer "Óh Kankkunen, muda o teu nick porque é mais simpático usares o teu nome verdadeiro em vez de nicks" (que geram discuções ridiculas) e o KKK, simplesmente dizia OK! E ficava contente por terem simpaticamente notado a sua presença por cá! E não associarem-no a satanismos, nazismos e uma série de "ismos" antipáticos que enxotam a possivel entrada de novos membros á casa!
[Image: mst%20n100.gif]
Reply
Boas

Bem de facto aqui o pessoal sabe do que fala e defende muito bem e articuladamente os seus pontos de vista, e pelo que li, até parece haver consenso acerca desta questão das liberdades e direitos.

Não é que me arrependa de ter escrito isto, apesar de não fazer a mínima de que o Juha tinha como alcunha KKK, ou que a Porsche teve em tempos um fornecedor de turbos com esta mesma designação, como salientou o virtuais. No entanto, julgo que fui mal interpretado, se o 1º post que fiz não tinha sido claro o 2º deveria tê-lo sido e, a única coisa que queria fazer notar, usando de toda a minha liberdade, era a possibilidade de o user não ter dado conta da questão, que para mim era relevante.

ArrayPrecisamente Gil.Visto que somos todos aficionados do automobilismo e percebemos uma coisa ou outra de mecânica, é demasiado óbvia a ligação...

Agora ligar KKK aos fanáticos já referidos é que acho demasiado estranho...quiçá duvidoso.

Mas isto sou só eu a pensar...[/quote]
Bem só "uma" coisa.
1º não vejo qual a relação entre saber de mecânica e saber os nomes dos fornecedores de empresas do ramo automóvel.

Epá e em 2º, eu não sei que idade tens, nem se isso tem muito a haver, mas achares que é demasiado estranho ou mesmo duvidoso da minha parte associar KKK a fanáticos, gostava que me explicasses porquê. Podes enviar pm para não estar aqui com mais coisas, desde que seja de forma cordial claro está.

Bem haja
Reply
Ah!! Gosto mt destes tópicos em q se geram discussões interessantes e sem conflitos estúpidos!! Aprende-se muito!! :fixe:

Tenho a certeza q a intenção do Indie n era d forma nenhuma melindrar o KKK. Apenas exprimir algo q lhe passou pela cabeça, e q pode passar pela d qq um, pois até da minha passou qd vi o nick a primeira vez. :blink1:

D qq maneira, espero q no meio disto tudo nínguem s tenha sentido ofendido com nada, e q saibam q são todos bem-vindos!! :cool:
Lynx.Racing.Team | Altough an endangered species the Iberian Lynx keeps racing!! Visit: SOSLynx.org
Reply
Este tópico rapidamente deixou de ser sobre a discussão de um determinado nick, que todos facilmente percebemos nada ter de negativo, e portanto não vejo qualquer motivo para esse ou outro qualquer user não se sentir bem vindo...
Já agora voltando ao assunto em discussão:

ArrayClaro que há pessoas contra a liberdades, mas faz parte de uma sociedade livre reconhecer o direito dessas pessoas a ser contra a liberdade e poder afirmá-lo sem temer represálias. A liberdade tem de ser para todos. A História dá-nos todo o tipo de exemplos e eu concordo contigo sobre os riscos dos quais está imbuida uma democracia que aplique a minha definição de "liberdade de expressão". Mas a melhor forma de defender a democracia não é através da repressão, que é contraditória com a própria democracia. Penso que não podemos partir do princípio que é necessário proteger as pessoas das ideias e das manipulações anti-democráticas, isso seria assumir o papel de "educadores", ou "tutores" da população e ninguém está em posição de ter um papel desses. Nem nós, nem os legisladores, nem os governos. Como nota de rodapé, sobre um dos exemplos que deste (que não tira validade nenhuma ao que disseste), o tribunal internacional de Haia ilibou a Sérvia quanto aos crimes de "limpeza ética" que, alegadamente, aconteceram nos Balcãs. Eu não gostaria de ser discriminado por causa das minhas ideias, por isso esforço-me por não discriminar os outros.[/quote]

Embora concorde contigo em princípio, acho que essa tua visão de liberdade de expressão é um pouco utópica. Qualquer democracia, embora se baseie em princípios de liberdade, necessita de regras e limites para o seu funcionamento e só isso pode garantir a sua subsistência. Tomemos como exemplo este fórum. Eu sou livre de pensar o que quiser de qualquer um dos membros deste fórum, mas isso não me dá a liberdade de vir aqui dizer o que bem me apetecer de qualquer um deles. Existe um conjunto de regras que devo respeitar, não querendo isso dizer que por isso este fórum é menos democrático ou que a minha liberdade de expressão está de alguma forma limitada. Nem me parece que a admistração deste fórum ao fazer cumprir essas regras esteja de alguma forma a assumir qualquer papel de "educadores" ou "tutores" dos seus membros. Para mim,a principal qualidade de alguém que se diga amante da liberdade, é respeitar a liberdade dos outros, e isso é algo que as ideologias que falávamos não aceitam, e como tal também não são aceitáveis dentro de uma democracia, para que não corramos o risco de a teoria se transformar em prática.
[Image: bannerko6.jpg]
Reply

Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  nao consigo entrar com o antigo user vitor costa 3 3.783 25-02-2009, 11:58 PM
Last Post: vitor costa

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)