Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Servidor Tuga
agn,Jul 18 2005, 11:46 PM Wrote:A ideia é (sempre foi, e para mim continua a ser) essa mesmo: SRP como associação (clube) de pilotos, que pagam uma cota mensal para ter uma série de serviços (site, forum, server, competições, TS), cota essa igual para todos, para programarem ao longo do ano as actividades que quiserem e tiverem capacidade para gerir. Sem ppl de primeira ou de segunda, sem ligas de primeira, segunda ou terceira ordem. E sem confusões criadas por divergencias entre ligas.  Apenas uma associação, não 10 ou 12.
<div align="right">[snapback]7570[/snapback]</div>

:fixe:, mais uma vez, na minha opinião, a melhor solução, mais justa e de maior futuro, principalmente, em termos de implementação, previsão e control.

:racer:
[Image: banner-site.jpg]
Reply
luis,Jul 19 2005, 12:08 AM Wrote:
agn,Jul 18 2005, 11:46 PM Wrote:A ideia é (sempre foi, e para mim continua a ser) essa mesmo: SRP como associação (clube) de pilotos, que pagam uma cota mensal para ter uma série de serviços (site, forum, server, competições, TS), cota essa igual para todos, para programarem ao longo do ano as actividades que quiserem e tiverem capacidade para gerir. Sem ppl de primeira ou de segunda, sem ligas de primeira, segunda ou terceira ordem. E sem confusões criadas por divergencias entre ligas.  Apenas uma associação, não 10 ou 12.
<div align="right">[snapback]7570[/snapback]</div>

:fixe:, mais uma vez, na minha opinião, a melhor solução, mais justa e de maior futuro, principalmente, em termos de implementação, previsão e control.

:racer:
<div align="right">[snapback]7590[/snapback]</div>

Apoiado :fixe:
Have Fun !!!
[Image: gobabygo4bv.gif]
Reply
Entao em que ficamos?
Por exemplo, supondo que a liga de GPL quer fazer as suas corridas no server..

Todos os pilotos dessa liga devem pagar xx€ pelo server?

Se eu gostar de LFS e nao houver uma liga organizada, pago os mesmos xx€?

Tb nao gostei muito da ideia de fazer sub-aluguer do server a ligas!
Acho que se pode fazer isso de modo a ajudar a suportar os custos, tipo alugando 4\5horas por dia a uma determinada liga (portuguesa ou nao)

Mas tb concordo que uma cota mensal é a melhor maneira de financiar.

Por exemplo.. um driver de LFS, vai pagar 5€ para fazer umas pickup races, com amigos tugas é certo, mas onde nao vai encontrar mais que 9\10 amigos ao mm tempo..
Para isso pq nao usa as dezenas\centenas de server publicos que ha? :blink:
Ha que acrescentar valor..
Agora se o SRP tivesse activa uma liga de LFS com os melhores drivers SRP (e extra-SRP pq nao), uma liga que garantisse corridas de qualidade, com uma boa participacao, se calhar ja era tentado a pagar 5€ por mes..
Reply
parece ke este topico assim nao acaba. É preciso chegar a uma conclusao :cool:
Eu penso que para nao haver confusão naqueles meses que nao ha ligas, cada jogo teria um ou dois dias da semana reservados para ele no servidor. Agora se nesses dias houvesse ligas ou não ja era com todos aqueles que jogam o jogo. Caso quissessem ocupar esses dias com ligas ocupavam, caso nao quissessem fariam outra coisa qualquer...
Por exemplo:
O jogo X tem os dias Segunda e Quinta no servidor durante o ano. Imaginem que existem 3 ligas durante o ano, durante 3 meses. Os outros 9 meses faziam o que quissessem no servidor nos dias deles.
Quem quissesse ir para o server que pagasse. Eu penso que cada um de nos pagariamos uma pouca quantia para jogar no servidor,e poderiam participar no jogo que quissessem e nao pagar para participar naquela liga X ou Y.
Depois de ver bem as coisas foi isto que pensei ser melhor... lol :smile:
Marco "UNA" Ribeiro @ GhostSpeed Team Admin
SRP Founder
Reply
...
Primeiro apagaram a assinatura, agora também apagam o avatar. Pode-se saber porquê?
Reply
Entao queres fazer um sub-aluguer do server é isso?

Para isso entao fica mais barato alugar um server nascar, outro server gpl outro server, outro server gtr e outro lfs.

Se forem so esses 4, aposto ke fica mais barato por mes alugar apenas uns slots num determinado dia\hora do que alugar um server dedicado..

:blink:
Reply
...
Primeiro apagaram a assinatura, agora também apagam o avatar. Pode-se saber porquê?
Reply
Mas nao foi isso que disse?! :blink:
Podia-se alugar tb a campeonatos extra-srp para ajudar a abater o preço.. sem problemas.

Mas acho que ainda nao percebeste a minha ideia...

A ideia era pagares 5€ por mes (ou outro valor ke depois depende dos inscritos!)

Nesses 5€ tinhas direito a correr sempre que te apetecer no server!

So nao podias correr, quando o server tivesse numa das duas hipoteses:

1 - Ocupado exclusivamente por uma liga SRP
2 - Ocupado por uma liga extra-SRP (servidor em modo sub-alugado)

As ligas SRP seriam organizadas por membros do SRP, que se disposessem a tal.
Ligas que tinha de seguir certas normas de qualidade..

A vantagem, é que nao existem &quot;tempos livres&quot; como chamas.. pois neste tempo o server esta ah disponibilidade da comunidade pagante!!
Ou seja..

Supoe que estamos 15bacanos online e nos da na cabeça de fazer uma race de GTR.
Vais ao server, abres um slot de GTR e siga pa bingo.

Agora as desvantagens que vejo na tua ideia:

- O server deixava de ser do SRP, e passava a ser um servidor de cada liga num determinado dia\hora
- Os sims pequenos que nao tem elementos suficientes para um liga, nao podiam utilizar o server
- Havia divisao clara de sims. Porque ninguem vai pagar + 5€ por mes para jogar umas corriditas num Sim que nao tem tempo para levar a serio.
- Essas tais ligas que falas, tem ke ser muito bem geridas e ah prova de falha, aumenta a responsabilidade dos admins!

Agora na ideia de cota mensal ha problemas, o mais obvio que vejo sao os problemas de controlo de acessos:

A maneira obvia é ter password no server e enviar apenas aos elementos pagantes..
Mas eu sou pagante, recebo a password e posso passar a colegas meus nao pagantes..
Ou seja um pagante pode valer por 3\4..
Reply
1 - um server deste tipo n tem horas mortas.
2 - um server deste tipo está sempre livre, o sim está sempre online. Qualquer sim.
3 - Podendo estar online a toda a hora, mais de 60 pilotos a correr em qualquer sim.. qual o problema e conflito esperado?
4 - um server deste tipo suporta 2 ou 3 corridas para camp simultaneas (apenas como precaução para garantir qualidade);. apenas se acha que dado alguem puder estar inscrito em 2 ou 3 ELE teria vantagem em n serem ao mesmo tempo. O piloto... pelo server n há problema.
5. - Acham que n vale a pena porque há montes de camps e races pick up à borla... ok. Não é bem à borla... alguem algures está a pagar isso. Os borlistas são voces.
6 - Mas o contrário n aceitam: que o SRP seja tb fornecedor de races pick up e camps à borla para outros, por ex: estrangeiros. Digam-me qual a coerencia disto. E ser organizador de competições com malta lá de fora, garantindo boas condições de server para todos, não só os portugueses.
7 - Um grupo de associados paga uma cota para organizar os seus eventos: races, torneios, camps. Usa o seu server 12 meses por ano com regras minimas comuns e padrões de qualidade.
8 - Existindo acordo, recebem algum por aluguer do server a outros grupos fora do SRP (até sem serem sim) que utilizam pagando X. Esse valor ajuda os associados a pagarem menos. Ou nada.
9 - Google Ads. Funciona no caso do NTRL, n funciona no SRP... Alguma razão?
10 - Alguem gosta de GTR que tem 50 adeptos, corre pick up races e camps. Mas como é tb apaixonado de outros sims com menos gente, pode tb fazer corridas com menos participantes. Ou usar o server para correr ou treinar com amigos. A qualquer hora. A questão aqui é que TODOS ou quase todos nós temos 2, 3 ou 4 sims em que gostamos de correr. Online. Voces dividem tudo em clans, tribos, e grupinhos fechados. Em luta por um osso. N conseguem ver que a realidade n é essa. Gostamos de sims, ponto final.:bigsmile:

Ninguem disse melhor que o dEUS: a ideia do SRP é uma comunidade de racers, com o server ao dispor desta comunidade. Esta é a ideia em que os fundadores apostaram e se esforçam por manter. Para o transformar numa associação (?) de ligas, n contem comigo tb. :bye:
..................................................................................................................
I know you believe you understand what you think I said, but I am not sure you realize that what you heard is not what I meant....Sleepy
.................................................................................................................
Reply
Gil Abobeleira,Jul 19 2005, 12:18 PM Wrote:Vamos lá ver, alguns de vocês (artur, dEUS, André, Zangão, etc (desculpem se omiti ou me enganei com alguém)) defendem a opção &quot;clube de gentleman drivers&quot;. Muito bem, definem isso como cada piloto paga um X por mês para termos o server. Assim, quer haja campeonatos ou não, paga-se sempre o mesmo. Assim, se for uma pessoa que goste de um determinado simulador mas houver apenas uns quantos simracers como ele, dificilmente conseguirão organizar um campeonato. Todavia pagam o mesmo que outro simracer que tem a sorte de poder competir numa liga SRP. Há aqui logo uma distorção (o serviço não é o mesmo, logo o preço também não deveria ser o mesmo).

Como tu bem dizes o SRP não é só o servidor. Se para bem da comunidade e se conseguirmos alargar o leque de serviços a disponibilizar não creio que será díficil arranjar quem queira contribuir. E assim quantos mais, menos custa. Este é o princípio teórico que eu acho que deveria ser seguido, na practica poderá utópico ? Talvez. Mas nada impede de se tentar.

Gil Abobeleira,Jul 19 2005, 12:18 PM Wrote:Depois, há o problema de definirem o que é este clube? Por exemplo, arranjamos 50 pagadores para o server (3€ por mês, não é nada de especial). Esses 50 pagadores dividem-se em vários simuladores (não interessa quais para este problema) e lá conseguem arranjar, por exemplo 4 ligas (GPL, GTR, LFS, GTP - de novo um exemplo, pode ser outra coisa qualquer que não interfere no raciocínio). É claro que, muito dificilmente conseguem arranjar 20 pilotos para cada liga.

Se a administração do SRP e os gestores das Ligas tiverem cuidado na organização dos Eventos SRP, de modo a que estes sejam bastante participados, não acredito que não haja uma boa adesão. Se a principal preocupação for o SRP e não as ligas de LFS, GTR ou GPL ou lá o que seja, penso que se conseguirá reunir em todos o Simuladores, e não num só, a quantidade de participantes suficiente para que se consiga ter sucesso.

Gil Abobeleira,Jul 19 2005, 12:18 PM Wrote:Ora, eu, como simracer, gosto de participar sempre em ligas que tenham mais ou menos esta quantidade de pilotos. Se, por exemplo, numa liga GPL, há só 12 pagadores, como é, esses 12 pagam e 7 &quot;freeriders&quot; - ou que andam à boleia - (afinal, se já pagamos o serviço ter esses 7 paraquedistas só aumenta a nossa propensão marginal para pagar pelo serviço). Logo aqui há 7 &quot;freeriders&quot; que não vão pagar, mas que para o ppl do GPL não interessa porque quantos mais melhor (até aos 19 salvo seja). Como é que, uma pessoa que por exemplo do LFS se vai sentir quando souber que &quot;eles andem aí&quot;? Se calhar depois acontece o mesmo, no LFS uns pagam e outros acabam por correr também sem pagar... E assim sucessivamente.

Esta questão é sensível pois tem que se ter em conta 2 pontos

1. O serviço prestado a quem paga tem que se deferenciar do serviço prestado de quem não paga. Isto para que haja motivos suficientes para quem pague esteja contente e que não pague se sinta motivado a querer pagar.

2. Acho que fechar à porta simplesmente a quem não paga será negativo pois reduz o potencial universo de possíveis aderentes aos serviços que o SRP pretende fornecer. Mau para o SRP, mau para o Sim Racing Português em geral.

São questões que têm que ser muito bem ponderadas a fim de se chegar a um equilíbrio.

Gil Abobeleira,Jul 19 2005, 12:18 PM Wrote:Mais, o server só se justifica, na minha opinião não assim tão humilde, se os campeonatos forem portugueses.

Completamente de acordo. Embora não ponha de parte outro tipo de eventos em que o leque de participantes seja mais alargado.

Agora em minha opinião a rentabilização do server depende da sua calendarização e organização. O SRP tem por obrigação fazer com os Simuladores tenham o maior número de aderentes possível. Todos e não só um. Um simulador que tenha menos adesões deve ser tratado de maneira igual, ou ainda se possível estimular a participação nesse mesmo simulador. Seja em ligas ou não.

Andre,Jul 19 2005, 02:03 PM Wrote:Agora na ideia de cota mensal ha problemas, o mais obvio que vejo sao os problemas de controlo de acessos:

A maneira obvia é ter password no server e enviar apenas aos elementos pagantes..
Mas eu sou pagante, recebo a password e posso passar a colegas meus nao pagantes..
Ou seja um pagante pode valer por 3\4..

Acho que como no forum, deverá haver regras de utilização do server, ou seja dos serviços garantidos pelo pagamento da tal cota. Quem não o fizer deverá ser sancionado. E acho que é fácil neste caso do server saber quem o utiliza. Ou não ?

Vejam este debate não como uns contra os outros mas sim um esgrimir de ideias e argumentos para que se consiga chegar a um entendimento para bem de todos. Concerteza que as duas (ou mais que por aí apareçam) abordagens terão pontos positivos e negativos no entender de cada um.

Não vejo o pagar de um servidor apenas só para isso, só para jogar. Vejo também para servir o crescimento e a sustentabilidade da comunidade SRP.
Have Fun !!!
[Image: gobabygo4bv.gif]
Reply

Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  Servidor Diogo César 0 1.976 07-02-2013, 06:48 PM
Last Post: Diogo César
  Servidor SRP Andre 35 18.750 02-09-2005, 12:41 PM
Last Post: Artur Nunes
  Comunidade Tuga Bruno Nobre 23 15.737 24-01-2005, 10:17 PM
Last Post: Xkapee

Forum Jump: