Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Será o GPL um simulador ultrapassado ?
Será o GPL um simulador ultrapassado?

Sendo um dos entusiastas deste simulador e assistindo ao "boom" de lançamento de bons simuladores nos ultimos anos, interrogo-me sobre até que ponto estará o GPL ultrapassado. Passo a opinar sobre as caracteristicas tal como as valorizo e convido os demais a fazer o mesmo "baixando o pau", ou não, sobre o que bem entenderem.

Valor histórico e época retratada:

Tomo como dado adquirido que neste dominio o GPL foi bem sucedido. Parte do seu sucesso (e do seu contrário) tem a ver com a época que é retratada e o "eco" que essa época tem nos amantes dos simuladores.

Física:

Globalmente acho a física muito bem conseguida. Os bólides têem o comportamento que se espera que eles tenham e é essa "previsibilidade" que torna o simulador tão apaixonante e se dão voltas atrás de voltas para se tirar um centésimo ao melhor tempo anterior. É conhecido o comportamento algo deficiente do modelo a baixas velocidades mas esse defeito não se faz sentir na esmagadora maioria das condições de corrida e raras vezes somos "vítimas" dela. O desgaste e o aquecimento dos pneus está simulado assim como os danos por toques, acidentes, utilização indevida dos regimes de motor, etc.

Gráficos

Na sua versão inicial os gráficos do GPL eram pobres mas o trabalho da comunidade transformou-os em algo tecnológicamente não muito avançado mas muito bem conseguidos. Os cockpits são históricammente correctos, muito detalhados e realistas e a visão dos outros carros é simplesmente perfeita. As suspensões funcionam, os carros deslizam tal como se os estivessemos a ver na realidade. A sensação de velocidade é perfeita e os movimentos dentro do "cockpit" transportam-nos para dentro da viatura desde que estamos parados na grelha a acelerar (com o cockpit a vibrar em resposta ao acelerador) aos momentos de condução mais extrema. O comportamento empenhado e entusiástico dos bandeirinhas a par com proporções correctas carro/pista/ambiente fazem dos gráficos um conjunto harmonioso e que funciona muito bem, mimando bem a "realidade". O "motor" do simulador foi limitado à nascença a fazer um máximo de 36 fps, valor atingido práticamente por qualquer PC's dos ultimos 3 anos, factor que permite a todos obter o máximo explendor com material corrente, incluindo os portáteis. De resto as 36 fps são perfeitamente suficientes não sendo perceptivel qualquer descontinuidade as imagens.

Som

Não encontro defeitos neste campo. Não sei até que ponto cada som corresponde históricamente aos motores em causa mas o efeito é muito bom. Para além do mais existem na net vários opções de escolha sendo possivel encontrar o som que mais nos "convence".

Facilidade de utilização

Interface sóbrio, simples e prático. Acesso lógico a todas as funções disponiveis, rápido e eficiente. Menus de configuração sem equívocos. Configuração dos volantes sem complicações. Ainda não conheço melhor.

Carros

Sete carros (Lotus, Eagle, Cooper, Ferrari, Honda, BRM, Brabham) com fisicas e comportamentos claramente diferentes mas capazes de desempenhos suficientemente próximos para serem todos correntemente utilizados. Cada um é um desafio diferente e motivo para muitas horas de exploração.

Pistas

Uma das maiores "riquezas" do GPL. Para além das 11 pistas originais, uma base de dados grátis com mais de 500 pistas (mais de 300 reais) onde se podem encontrar práticamente todas as que fizeram história e correr nelas. A acrescentar que existem já 4 pistas portuguesas para o público (Estoril, Monsanto, Montes Claros, Boavista) mais Vila do Conde em fase final (em testes mas acessivel à comunidade portuguesa do GPL). Pistas extraordináriamente exigentes (muito diferentes dos actuais autódromos) e adaptadas às corridas da década de 60. Pistas detalhadas e algumas com uma riqueza de pormenores espectacular. Cada uma a merecer "estudo" próprio para cada carro.

Opções

Treino, corridas, offline, online, todas com amplas hipoteses de configuração.
Opções de entrada para principiantes (com ajudas) à configuração para o praticante experiente (sem ajudas). Corridas offline contra a AI (dificuldade desta configuravel), com um nivel bastante realista.
Corridas online, o melhor do GPL. Inicialmente problemática, com a melhoria da velocidade da net e caracteristicas dos servidores, o online é hoje uma experiência gratificante na maior parte das vezes.
Existem alguns problemas contudo com o modelo de previsao de colisões sendo uma das maiores preocupações a de evitar qualquer contacto ou mesmo proximidade entre veículos pelo risco de acidente com consequências por vezes desastrosas. Provávelmente o aspecto negativo mais importante a apontar ao GPL.
Aumentando as opções e enriquecendo a experiência, membros da comunidade criaram programas integrados com o programa principal e que se tornaram indispensaveis para muitos como o pribluda, gplshift, gplglance ou o gpl digital display modifier.

Instrumentos de apoio

Destaca-se o replay do gpl, simples, prático, intuitivo. Não sei se algum outro se lhe compara ou se o ultrapassou.
O gplra, instrumento de análise e de recolha de dados estatisticos a partir dos dados em replay e que se tornou um clássico. O Winvroc, Igor e Gem+ instrumentos indispensaveis para as corridas online e gestão dos mods.

Mods

Grátis e desenvolvidos por membros da comunidade gpl existem 2 mods históricos com qualidade idêntica à do proprio GPL, o Mod65 e o Mod69 com os carros e físicas das respectivas épocas a que não faltam sequer os novos apêndices aerodinâmicos nos carros de 69. Em desenvolvimento e de que se espera bastante e para breve teremos o Mod Cortina que decerto será interessante para muitas das pistas disponiveis. Tudo isto usando exactamente a mesma base que o gpl e coexistindo sem problemas graças ao Gem+ e Igor.

Tamanho (dimensão), disponibilidade e custo

Mesmo com muitas pistas, upgrades e com os "add-on" importantes o GPL é provavelmente o unico simulador que ainda cabe dentro de um CD pois 500 MB são suficientes para o conjunto. Grátis para quem faça o download da demo que já vem com tudo (incluindo patchs) excepto 10 dos circuitos originais. Ou menos de 10 € para quem o encontrar numa montra ou na ebay. Uma dádiva ...

Comunidades

A caracteristica que valorizo mais é a do entusiasmo e de comportamento do que se convencionou chamar de "gentleman driver" que desde o inicio se desenvolveu e foi determinante no seu sucesso. Tanto a comunidade internacional como a nacional têm gente de todas as idades, dedicada, com muito interesse pelo desporto automovel, em particular pelos históricos. A afabilidade e espirito de ajuda a par da competitividade foi sempre o comportamento maioritário dos membros. Como consequência os recém-chegados foram sempre muito apoiados e uma das consequências mais evidente é a existência de milhares de setups e replays onde todos podem ir "beber" informação para evoluir. A competitividade é bem patente pela existência do GPLRank que dá conta do lugar "relativo" que cada um consegue atingir. Com uma "curva de aprendizagem" reconhecidamente lenta e dificil, o rank é em grande medida um objectivo a melhorar e um incentivo sempre presente. A comunidade portuguesa do GPL evoluiu a partir de um grupo restrito de corredores e à volta dum campeonato que neste momento já vai no fim da sua 9ª edição (já realizadas 10 das 14 corridas). A par desenvolve-se o 3º campeonato do Mod65 (realizadas 7 de 10 corridas) e do 1º campeonato do Mod69 (realizadas também, 7 de 10 corridas).

Datado o GPL?

Normalmente quando se "acusa" o GPL de datado não é com referência à época retratada, antes à forma como o software encara os problemas de simulação a resolver. Fisicas "datadas" (vulgo incompletas e insatisfatórias), opções insuficientes, gráficos pouco elaborados, online caduco, interface confusa, não utilização do hardware mais recente.
Em todos estes indices onde o actual software chegou claramente mais longe parece ter sido nas animações de box, corridas com alteração do estado do tempo e ao longo das 24 h do dia e nalguns casos com variação das condições da pista. São avanços consideraveis e que trazem "valor acrescido" às novas propostas mas que não diminuem as que as não apresentam. Sobretudo se considerar-mos que as corridas duram cerca de 45 minutos e o piso no GPL já é suficientemente escorregadio para ser dificil dominar os carros mesmo sem chuva e curvas cegas existem na maior parte das pistas de então, não sendo necessário ser noite para se ter que advinhar as trajectórias.

Será O GPL é um simulador ultrapassado ? parece-me bem que não :smile:

Está lançado o debate ....
Simulador actual: iRacing;  Passado: GPL
Reply
tb não acho que esteja ultrapassado.
embora tenha passado por ele ainda uns 3 ou 4 anos, dedico-me agora ao que mais gosto - carros de turismo ou super turismo.

pelo q me recordo o GPL tinha (nao sei se continua) algumas deficiencias, mas exceptuando isso, como simulação é muito bom, e da para muita diversao.

ao nivel do GTL, é para saudosistas :)
Reply
Também não o acho ultrapassado...muito pelo contrario... a falta de tempo é que lixa tudo...
Filipe Galego

[Image: assinaturaracingjf9.jpg]
Reply
Desculpem lá ser do contra. Mas que é ultrapassado é..:notrust:Já tem quase uma década em cima
Agora pra quem curte aquelas máquinas não tem qualquer hipótese de escolha... Não estou a dizer que seja mau, mas sim ultrapassado. Podem crer que se fosse lançado nos dias de hoje iria ser muito melhor:blink1:
é a lei dos simuladores:bye:
Reply
Olhando para a sua comunidade e para o nível de participação nas diversas ligas, é bem claro que o GPL está muito longe de estar ultrapassado, apesar dos seus quase 9 anos.

Existem actualmente muitos e bons simuladores, mas o GPL continua a ter, e terá por muitos anos, um grande número de fans, para os quais é o Rei dos Simuladores.

Não dá para fazer a pista a pé, não escurece nem arrefece com o passar das horas, os espectadores são feios, estáticos e mudos, não chove nem faz vento, a pista não se suja, os pneus não furam, não nos limpam a viseira, etc. Como simulador de ambiente de corridas, o GPL é o pior. Mas para muitos simracers, o que realmente interessa é a simulação da condução, e neste aspecto o GPL continua ao nível dos melhores.

Não menos importante são os carros simulados, para muitos os melhores anos da F1. Há quem não goste (é o meu caso), de aviões com rodas, e pior ainda, pilotados por um computador. Depois há aqueles carrinhos simpáticos, cujos pneus conseguem transmitir ao solo o dobro da potência dos motores...

Mesmo que venha a aparecer um Mod dos anos 60, para qualquer outro simulador (que não seja uma cópia pirata e mal feita), não me parece que venha a ocupar o espaço do GPL. É que este, ao longo dos anos, adquiriu uma mística incontornável.
Reply
Já ng fala do GPL como antes... eu gosto do jogo para dar umas laps qd me canso dos outros... fora isso acho que já muita gente enterrou o GPL... a comunidade reduziu drasticamente nos ultimos anos é complicado um jogo com quase 10 anos competir com estes novos simuladores
Reply
Os números falam por si:

MARÇO DE 2007:
30000 downloads do Mod 65
30000 downloads do GEM
3000 downloads do Mod 69

DEMO 2004 do GPL :
540 downloads nesta semana
Mais de 130000 downloads desde o lançamento

540 circuitos e vários lendários a caminho (incluindo o Targa Florio)

Vários mods a caminho (66, Cortina, SportsCars67, F2, F3...)

Digam-me outro simulador onde tenham Montes Claros, Monsanto, Circuito da Boavista, Estoril e em breve, Vila do Conde.

O GPL tem neste momento mais de 20 carros diferentes para conduzir, sem contar com os F2 e F3 (a simulação destes é um pouco duvidosa, portanto não os vou incluir na contagem)

O GPL tem o melhor sistema de replay alguma vez feito (claro que melhorado no NR2003).

Os cockpits e os carros do GPLEA elevam o GPL a nível gráfico. Junto com pistas actualizadas, parece-me dos melhores sims a nível gráfico tb.

As unicas limitações que existiam no GPL eram:

- Limite de 25km nas pistas (LIMITE ULTRAPASSADO)
- Criação de mods (ULTRAPASSADO, nova ferramenta para desenho rápido de carros a caminho para a comunidade de mods, acelerando o processo talvez a mais de 200%)

Infelizmente, as unicas coisas a lamentar são:
- Desenho gráfico em DirectX7 (eu não noto... nada de especial)
- Limite de 7 carros por mod (para mods históricos apenas cria problemas em épocas como a de 68...)

Código online instável??? Eu não acho, e se o é, também não é mau de todo. Sabem porquê? Porque assim assistimos a corridas com mais cuidado por parte dos pilotos. Em 1967, os carros não se mandavam uns para cima dos outros!
GPLRank: -77.628 (101)
Monster Rank: -327.608 (145)

GPL65Rank: -36.770 (9)
GPL65RankV2: -33.640 (10)

GPL69Rank: -54.065 (15)
Reply
:lol2::tutasla:
Filipe Galego

[Image: assinaturaracingjf9.jpg]
Reply
ArrayNão dá para fazer a pista a pé, não escurece nem arrefece com o passar das horas, os espectadores são feios, estáticos e mudos, não chove nem faz vento[/quote]

- Queres correr no escuro? Experimenta o night mod, que já tens 14 carros para andar de noite em mais ou menos 10 pistas.
- Os espectadores podem ser animados e podes até chegar ao ridículo de os por a correr ao longo da pista. Basta usares uma ferramenta do Phil Flack que faz isso. É bastante complicado, por isso quase nunca é usado... lembram-se do dirigivel de Clermont Ferrand? Foi feito com esta técnica :blink1:
- Um sistema de sub-imagens nos MIPS permite criar o efeito de nevoeiro em pistas. Nunca foi usado na práctica, mas está provado desde este verão que é possível!
- Há rumores que o mod F2 (ou F3?) trará chuva...
GPLRank: -77.628 (101)
Monster Rank: -327.608 (145)

GPL65Rank: -36.770 (9)
GPL65RankV2: -33.640 (10)

GPL69Rank: -54.065 (15)
Reply
ArrayOs números falam por si:

MARÇO DE 2007:
30000 downloads do Mod 65
30000 downloads do GEM
3000 downloads do Mod 69

DEMO 2004 do GPL :
540 downloads nesta semana
Mais de 130000 downloads desde o lançamento

540 circuitos e vários lendários a caminho (incluindo o Targa Florio)

Vários mods a caminho (66, Cortina, SportsCars67, F2, F3...)

Digam-me outro simulador onde tenham Montes Claros, Monsanto, Circuito da Boavista, Estoril e em breve, Vila do Conde.

O GPL tem neste momento mais de 20 carros diferentes para conduzir, sem contar com os F2 e F3 (a simulação destes é um pouco duvidosa, portanto não os vou incluir na contagem)

O GPL tem o melhor sistema de replay alguma vez feito (claro que melhorado no NR2003).

Os cockpits e os carros do GPLEA elevam o GPL a nível gráfico. Junto com pistas actualizadas, parece-me dos melhores sims a nível gráfico tb.

As unicas limitações que existiam no GPL eram:

- Limite de 25km nas pistas (LIMITE ULTRAPASSADO)
- Criação de mods (ULTRAPASSADO, nova ferramenta para desenho rápido de carros a caminho para a comunidade de mods, acelerando o processo talvez a mais de 200%)

Infelizmente, as unicas coisas a lamentar são:
- Desenho gráfico em DirectX7 (eu não noto... nada de especial)
- Limite de 7 carros por mod (para mods históricos apenas cria problemas em épocas como a de 68...)
Código online instável??? Eu não acho, e se o é, também não é mau de todo. Sabem porquê? Porque assim assistimos a corridas com mais cuidado por parte dos pilotos. Em 1967, os carros não se mandavam uns para cima dos outros![/quote]

Está mais que provado de que, quem fala assim não é gago... :fixe:
[Image: helio.png]
Reply

Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  O Simulador Grand Prix Legends Tiago Silva 20 19.821 21-10-2008, 11:20 PM
Last Post: MadAE86

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)