Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Servidor para o SRP?
Gil disse:
"PS: Não esquecer nunca na "massa crítica". É ela que muitas vezes significa o sucesso ou insucesso de 1 produto."

Pois esse é o problema, Gil, a massa é que é crítica, vontade temos todos...:bigsmile:
GPLrank -67,808

[Image: trkbarruicarneiro2ao.jpg]
Concordo que um site poderia ser mais apelatico para alargar a comunidade, mas não é peli site que vamos arranajr um patrocinador, eu por experiencia propria já de algum tempo sei o dificil que é, e não sei até k ponto a virtual games apoiava está comunidade, mas n se perde nd em tentar e pensar nesse caminho.
agn,Apr 15 2005, 03:14 PM Wrote:3 pontos rápidos, não como pontos finais mas como pontos para debater.

1 - os que ....

2 - O server está aberto gratuitamente para testes até Maio, 24/7, embora limitado ao Nascar e GTP (mono sim). ....

3 - Acho tb que estamos numa fase de lançamento, e  ......

<div align="right">[snapback]3451[/snapback]</div>

(sorry pelo cut artur, mas n keria tar a ocupar mt espaço)

Ponto 1: Isso de arranjar tarifas diferentes para tipo de pessoas diferentes é difícil de se conseguir e de se controlar, visto não existir nenhum controlo sobre idades/profissões/rendimento bruto anual (então este :sick:)... Afinal a maioria de nós esconde-se atrás de um nick :noworry: (Sei que, se pudessemos, sem dúvida que seria &quot;óptimo&quot; cobrar x a uma pessoa e cobrar y a outra, dependendo a valorização que cada um dá a este &quot;produto&quot;, mas isto de &quot;óptimos de pareto&quot; é mais ficção economista do q realidade).
O que se poderia arranjar, em vez disso, era planos, ou seja, se jogares só numa liga para 4 euros/mês, mas se jogares em 2 podes pagar só 6/mês e por 8/mês podes jogar naquelas que quiseres... (os valores podem ser outros qq, n interessa). Não esquecer uma coisa, quer jogues numa liga, quer jogues em três, o custo de o servidor é exactamente igual (ou seja, custo marginal é nulo, salvaguardando-se o limite de jogadores por server ao mesmo tempo...)

Ponto 3 - tb acho que &quot;1 mês À experiência&quot; seja uma boa ideia... Só quero acrescentar isto, nesse &quot;mês de experiência&quot;, deve-se deixar as pessoas jogarem qd quiserem, EXCEPTO nas corridas das ligas (ou seja, se fôr a feijões, podem correr para ver se o vício pega; se n fôr a feijões, &quot;então paga se queres correr&quot;!
Primeiro apagaram a assinatura, agora também apagam o avatar. Pode-se saber porquê?
NeokilleR,Apr 15 2005, 08:41 PM Wrote:Concordo que um site poderia ser mais apelatico para alargar a comunidade, mas não é peli site que vamos arranajr um patrocinador, eu por experiencia propria já de algum tempo sei o dificil que é, e não sei até k ponto a virtual games apoiava está comunidade, mas n se perde nd em tentar e pensar nesse caminho.
<div align="right">[snapback]3464[/snapback]</div>

Ninguém disse que bastava um site e o &quot;mundo&quot; começava logo a bater à porta, o que quero dizer é que é precisso &quot;um pouquito&quot; de td (e mesmo assim:embarrest:).
E qt à virtual-games, foi só uma ideia de alguém q se poderia interessar... quem sabe, possa surgir alguém que queira montar empresa semelhante com outros produtos e nos queira patrocinar (nunca esquecer, se há dinheiro para ser feito num negócio, mais cedo ou mais tarde alguém acabará por aparecer). Ou então outra empresa qq, o q importa é o patrocínio em si e não quem patrocina (salvo raras excepções eheheh).
Primeiro apagaram a assinatura, agora também apagam o avatar. Pode-se saber porquê?
Rui Carneiro,Apr 15 2005, 08:41 PM Wrote:Gil disse:
&quot;PS: Não esquecer nunca na &quot;massa crítica&quot;. É ela que muitas vezes significa o sucesso ou insucesso de 1 produto.&quot;

<div align="right">[snapback]3463[/snapback]</div>

Bah, n expliquei isto nd bem :sick:

O que quero dizer com isso é o seguinte:
-&quot;vocês pagavam para jogar contra 2 ou 3 gajos online?&quot; dificilmente, n é?
-&quot;e pagar para jogar contra 30 conductores diferentes?&quot; seria mais apelativo (para além de o custo puder ser menor), não?

Ou seja, se tiverem um número suficiente de pessoas (a tal &quot;massa crítica&quot;, em termos económicos), é muito mais fácil cativar outras para experimentarem (nem que seja pelo facto de &quot;se eles tds experimentam, tb quero experimentar!&quot;) e possivelmente adquirirem este serviço.
Não percebi Gil.... sorry

1 . não defendo &quot;tarifas diferentes para tipo de pessoas diferentes&quot;, o que defendi foi
a) utilizadores de forum apenas
b) associados que correm mas n participam em ligas
c) quem corre em ligas (uma ou mais, n interessa)
* Estas duas podem eventualmente se o ppl achar assim fundirem-se num unico tipo, utilizador do server, no problem)
d) carolas, entusiastas, apoiantes
* com apenas 3 tipos puder-se-ia por ex ir para uma estrutura de contribuição de forum= 0€, piloto=5€, apoiante=10€ ou mais. Sao apenas sugestões, nada mais... :cool:

o que disse é que n tou interessado em fiscalizar o estatuto de cada um; se um piloto diz que quer aderir mas neste momento é dificil dar, contribuir, no problems, confio em que n haja uma taxa de aproveitamento ilicito excessiva (para mim, até 10% acho que n há crise), em principio um tipo novo que estuda tem menos disponibilidade que outro que tenha rendimento, mas cada um em consciencia decide em que plano está: como tudo fica publicado no site/forum, nominalmente e identificado, acho que fica mal alguem pretender criar condições para si que estejam mal aplicadas (fica mal com a sua moral, n quer dizer que se vá &quot;investigar&quot; de fora... )
o nick serve para eventualmente correr, mas tem nome e cara. Isto é imprescindivel.

2 - Neste tipo de ideia, correres em 1, 2 ou 3 ligas n trás custos acrescidos, acho que corta a nossa vontade e motivação para correr nas ligas, empobrece o conjunto: penso mais (repito) em flat rates. Isto para ligas organizadas e coordenadas internamente por associados do SRP (pode ser a tal coisa que nos distingue.... :toung: ); o que n invalida que se alguma liga externa, que cobra aos seus pilotos para correrem, e queira usar o server da SRP (dentro das nossas limitações de tempos de server disponiveis) para fazer as suas provas, seja cobrada uma taxa de utilização à liga, por ocupação de tempo (por exemplo duas noites por mês tanto, etc... ) : Mas esse problema é dos organizadores dessa liga, n teremos nada a ver com o que a liga cobra ou como organiza as provas, é ceder o espaço, cobrar e siga.

3 - Para mim quer seja em liga quer não o primeiro mês à experiencia era igual, a forma de inscrição/participação na liga seria do ppl que organizasse, se quisesse colocar esse tipo de restrições ok (sim com muita saída... ) se quisesse abrir mais a porta (sim com menos interessados) ok tambem.... fica com quem pensar cada liga independentemente. Por isso, se forem 50 por ex a pagarem um server, seja uma liga com 6 pilotos seja liga com 26, n pagas mais, e podes experimentar um sim em camp sem teres de te preocupar &quot;se tiver 15 fica mais barato, se forem 10 n dá!&quot;... :laugh: Tas a ver a vantagem e a motivação que apenas correr um camp, sem ter preocupações com custos-e-cobranças-aos-inscritos-nesse-camp-para-pagar-o server? Think about it... :idea:

ps: outra coisa que nos poderia disitinguir era formalizar a adesão da SRP à FILSCA... por ex....
..................................................................................................................
I know you believe you understand what you think I said, but I am not sure you realize that what you heard is not what I meant....Sleepy
.................................................................................................................
Artur, bota aí faladura sobre o que é necessário para aderir à filsca (o SRP), vantagens, obrigações, etc, já que deves ser o mais entendido de entre todos neste assunto, se não é pedir muito...:blink1:
GPLrank -67,808

[Image: trkbarruicarneiro2ao.jpg]
Bem acho que temos uma boa base de partida nakilo que o Artur disse (se assim te posso tratar :rolleyes:). Acho que com o desenrolar próprio das coisas outras questões se levantarão com certeza, mas penso que pode-se avançar com o projecto.

Podem contar comigo :bigsmile:
Have Fun !!!
[Image: gobabygo4bv.gif]
Para mim e pondo-me no ponto de vista de um possivel utilizador\pagador o que me faz pagar?
Vou pagar para ter um servidor onde posso fazer umas pickup Races de vez em quando?
hum.. existem tantos servidores gratis de todos os Sims...

Para se pagar por alguma coisa tem de se ter a certeza que essa coisa vale a pena, e para mim isso sub-entende um campeonato que sabemos que sera bem organizado, com poucas falhas e que com garantias que tera bastante pessoal inscrito pronto para se divertir.

Como o dEUS defendeu e eu concordo a coisa nao se resume em alugar o servidor e pronto, é preciso ter muita coisa por traz para fazer o Servidor valer a pena!
Exactamente André, servidores já os há por aí aos pontapés para umas corridas pickup. Mas para pagarmos para o servidor, temos de ter a consciência que há um (na realidade, mais) campeonato(s) por detrás.
Se conseguirmos ter 3 ou 4 campeonatos &quot;profissionais&quot; (no sentido que têm uma verdadeira organização por trás), não é muito difícil arranjarmos 40 ou 50 pilotos &quot;pagantes&quot;.

Quanto à questão de uns pagarem e outros, vejam este caso:
- O piloto A paga 10 euros por mês, mas só participa no campeonato X;
- O piloto B não paga nd por mês e participa nos campeonatos X, Y e Z.
Um dia, numa corrida do campeonato X, o piloto B atira para fora o piloto A... Este dá-lhe o benefício da dúvida, mas na corrida seguinte, acontece o mesmo, o B atira para fora o A. Este último &quot;fica chateado, claro que fica chateado!&quot; porque anda a pagar para o servidor, só tem tempo para participar num campeonato e, ainda por cima, vê o piloto B que não paga e anda sempre a jogar a atirá-lo para fora de pista. Conclusão, o piloto A faz finca pé e deixa de pagar para outros pilotos &quot;se encostarem&quot;...
Mais, o que é que acontece se 40 ou 50 pilotos pagarem pelo server e dps começam a aparecer muitos mais pilotos? Vamos fazer estes últimos pagar por algo que usaram sempre a sem pagar? Ou os outros 40/50 pilotos desistem de pagar e ficamos todos na estaca zero?
Para aqueles que não podem pagar (e desculpem-me, mas 5 euros por mês todos têm. O simracing é caro (pcs de topo, mais ligação à internet + volantes que são caros sem dúvida!) e não é o custo de 2 maços de tabaco por mês que vamos deixar de ter pilotos a correr imho, agora, temos é de criar aliciantes para que as pessoas paguem mesmo estes 5 euros. É que eu (e aposto que muitos de vocês) não estou para pagar para haver 2 ou 3 penduras, porque para mim ou pagam todos ou não paga ninguém (resalva, concordo com o mês de experiência).

Outra coisa que aqui ainda não se falou, acho que começar a pagar pelo servidor já a partir de Maio parece-me muito prematuro, creio que seria preferível pensar-se mais lá para Setembro (fim de férias/ínício de ano lectivo/provável início de um novo (ou mais :p ) campeonatos de GPL, LFS, etc.)

Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  Servidor Diogo César 0 1.974 07-02-2013, 06:48 PM
Last Post: Diogo César
  Servidor SRP Andre 35 18.686 02-09-2005, 12:41 PM
Last Post: Artur Nunes

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)