Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Settings Simples mt Importantes para Volantes
Boas,

O Volante e os Pedais são tipo o "interface" entre o Piloto e o Carro, como tal é uma das coisas mais importantes a ficar bem afinado, mesmo antes de qualquer setup, principalmente para recriar a realidade e sentir o carro.

Estes Settings são principalmente para o Simulador GTR:

Steering Wheel Sensitivity - (+/- 45%) - A razão pela qual queremos mudar os valores default de 50% para +/-45% é que com os valores em default de 50% o volante fica super sensível a pequenas correcções na direcção, o que torna a condução irreal, principalmente para quem guia com "Steering Lock" superior a 16º e o "Speed Sensitive Steering" desligado. Baixar estes valores vai fazer com que em linha recta evitemos de estar constantemente a fazer pequenas correcções na direcção, dai a perder tempo e concentração para a próxima curva. Fica muito melhor e temos sensibilidade quando é preciso.
Na realidade tanto em carros normais como em carros de corrida ou até kartings de competição existe sempre uma ligeira flutuação na direcção em linha recta na mudança de direcção do primeiro centímetro. No carro e em linha recta se dermos pequenos toques de direcção na ordem de menos de 1cm de um lado para o outro, as rodas do carro praticamente nem mudam de direcção mas e se mudar é uma mudança muito leve e flutuante por vezes nem se nota. Claro que por exemplo num karting de competição que tem direcção directa e essa flutuação é mais reduzida mas não deixa de existir e é isso que recriamos no setting em cima mencionado.

Accelerator Sensitivity - (+/- 60%) - A razão pela qual queremos mudar os valores default de 50% para +/-60% é para que os pedais fiquem menos sensíveis no curso final do acelerador. Desta forma podemos dosear melhor a potencia quando por exemplo estamos a sair de uma curva, prestes a calcar o acelerador a fundo, assim evitanos piões escusados devido a excessos.

Brake Sensitivity - (+/- 40%) - A razão pela qual queremos mudar os valores default de 50% para +/-40% é para que os pedais fiquem menos sensíveis no curso inicial do travão. Desta forma podemos dosear melhor a forma como vamos largando o travão, tal como na realidade e evitar bloqueios de rodas escusados, a forma como largamos o travão é um dos segredos para travar tarde sem bloquear as rodas.

PS. Há pistas mais irregulares em que estes settings não resultam tão bem como o valor default (50%).

Settings para o volante MOMO:

Nos Settings das Properties do "Game Controler" do volante MOMO irão encontrar as seguintes opções para opcionalmente modificarem.

Basta seguir o seguinte caminho:

Start/Settings/Control Panel/Game Controllers

Combined- Devem deixar o quadrado em branco pois é importante ter os Axis em separado por vários motivos um deles é para podemos travar e acelerar ao mesmo tempo.

Enable Force Feedback - Colocar um visto, faz com que fique activo o FFB (Force Feedback).

Overall Effects Strength - 100% - Este setting tal como a palavra diz é a % geral de todos os efeitos.

Spring Effects Strength - 100% - Este setting controla a força da “mola” no caso do GTR controla a força aplicada no volante em curva mediante a velocidade e ângulo da curva em que vamos.

Damper Effects Strength - 100% - Este setting aplica forças e efeitos relativos à suspensão do carro e à Sobreviragem / Oversteering (tendência do carro começar a "fugir" de traseira) ou mesmo Subviragem / Understeer (tendência do carro começar a "fugir" de frente).

Enable Centering Spring - Colocar um visto, faz com que fique activo uma força de “mola” que coloca o volante no centro.

Centering Spring Strength - Na vida real e até ao momento não existe nenhum caro de corrida que parado coloque direcção no centro sem ninguém tocar no volante, pode ser que no GTR2 isto venha melhorado. No entanto deve ficar +/- fentro da casa dos 50% a 90%.

PS. É claro que depois podem jogar um pouco com os valores. Escusado será dizer que os volantes não são todos iguais e o mesmo é com os respectivos settings.

Podem ver Aqui uma versão em Inglês, retirada do antigo "Fórum NASCAR Racing 2003", mas neste caso são settings mais para o Nascar 2003 do que para o GTR:

Boas curvas a todos! :racer::biggrinbandit:
Reply
deve ser este o segredo do Vaz! :D
Reply
...
Primeiro apagaram a assinatura, agora também apagam o avatar. Pode-se saber porquê?
Reply
Também não uso deadzones nem uso exactamente estes settings, uso apenas valores relativamente aproximados aos do post anterior, penso que será também uma questão de tipo de volante que cada um tem e gosto pessoal em recriar ou não a realidade. Há settings para ser mais rápido e settings para recriar a realidade, eu gosto dos que estão no meio-termo a fugir para a realidade.:cheesy:

Os meus settings no GTR variam de pista para pista.

No setup do carro dependendo da pista uso por volta de 15º a 17º de Steering Lock

Os meus settings do volante Momo no "Game Controllers" são:

Overall Effects Strength - 100%
Spring Effects Strength - 100%
Damper Effects Strength - 100%
Enable Centering Spring - Com um Visto
Centering Spring Strength - 90%

No entanto há volantes tipo SideWinder sem FFB que obrigatoriamente convêm terem algum deadzone no volante de 1% ou 2% pois não são 100% calibrados de fábrica como deviam ser.:notrust:
Reply
Obrigado Hugo :fixe:

Ontem experimentei mudar os settings como indicaste aqui e a minha condução melhorou bastante. Apesar de ser ligeiramente mais lento (provavelmente porque ainda não me habituei bem), sou muito mais consistente agora andando a um ritmo forte. Fui sempre preguiçoso demais para fazer ajustes e testar :embarrest:. Parece que finalmente os despistes nas entradas para as curvas vão acabar :cool:

Mais uma vez obrigado, e como te disse ontem, espero ver-te em pista em breve
Reply
ArrayOs meus settings do volante Momo são:

Overall Effects Strength - 95%
Spring Effects Strength - 95%
Damper Effects Strength - 85%
Enable Centering Spring - Com um Visto
Centering Spring Strength - 65%[/quote]

Eu uso

Overall Effects Strength - 70%
Spring Effects Strength - 0%
Damper Effects Strength - 0%
Enable Centering Spring - disabled
Centering Spring Strength - 0%
Have Fun !!!
[Image: gobabygo4bv.gif]
Reply
No entanto há volantes tipo SideWinder sem FFB que obrigatoriamente convêm terem algum deadzone no volante de 1% ou 2% pois não são 100% calibrados de fábrica como deviam ser...........

que é o que acontece com o meu...tenho um Logitech Formula GP sem ffb
[Image: tcarvalhobanneraa0.jpg]
Reply
ArrayNo entanto há volantes tipo SideWinder sem FFB que obrigatoriamente convêm terem algum deadzone no volante de 1% ou 2% pois não são 100% calibrados de fábrica como deviam ser...........

que é o que acontece com o meu...tenho um Logitech Formula GP sem ffb[/quote]

Tal e qual, Flecha!:blink1:
GPLrank -67,808

[Image: trkbarruicarneiro2ao.jpg]
Reply

Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  Settings do volante no windows Tiago Silva 2 2.885 07-03-2011, 01:45 AM
Last Post: CManzini
  Questão sobre volantes... venes 4 3.323 29-03-2007, 06:57 PM
Last Post: Duarte.Pires
  Momo FFB Settings... Rui Cunha 4 4.084 25-10-2006, 07:09 PM