![]() |
|
Servidor para o SRP? - Printable Version +- SimRacing Portugal Forum (https://www.simracingportugal.net/forum) +-- Forum: SimRacing Portugal (https://www.simracingportugal.net/forum/forumdisplay.php?fid=3) +--- Forum: SimRacingPortugal (https://www.simracingportugal.net/forum/forumdisplay.php?fid=11) +--- Thread: Servidor para o SRP? (/showthread.php?tid=8485) |
Servidor para o SRP? - Pedro Rodrigues - 15-04-2005 eu n disse k n concordava com a filosofia corre/paga. Apenas no meu caso os valores são demasiado elevados e n devo ser o único nessa situação. e + uma coisa...como pensam arranjar novos "clientes" se n os deixarem fazer 1 ou outra corrida pra verem se vale a pena gastarem dinheiro neste "produto"? :suspicious: Servidor para o SRP? - Rui Lopes - 15-04-2005 dj_PRO,Apr 15 2005, 09:10 AM Wrote:e + uma coisa...como pensam arranjar novos "clientes" se n os deixarem fazer 1 ou outra corrida pra verem se vale a pena gastarem dinheiro neste "produto"? :suspicious: Não penso que o nosso servidor seja o único no mundo para ver se o jogo vale a pena ou não. Mas uma hipotese é arranjar uma determinada hora (ou 30 minutos, ou lá o que seja) num determinado dia da semana (ou mais) correspondendo a um período menos utilizado do servidor em que o acesso seria livre (sem ter que pagar), tipo "Happy Hour" :bigsmile:. Servidor para o SRP? - Pedro Rodrigues - 15-04-2005 podia ser uma boa opção. kdo me referi a "produto" tava a referir - componente online de 1 jogo kk no servidor. axo k preferes ver 1º o produto pra teres a garantia k tás a comprar algo de kualidade. mmo k te digam k akilo é mto bom, blá, blá, blá, axo k a filosofia "ver pra crer" é a k se aplica +.:amuse: Servidor para o SRP? - Artur Nunes - 15-04-2005 3 pontos rápidos, não como pontos finais mas como pontos para debater. 1 - os que podem e os que n podem pagar: só vejo uma possibilidade de uma certa justiça, sempre relativa, e que trate ppl em situações similares de forma igual: os estudantes terão um estatuto que atenda à sua especificidade: podem dar mais do que lhes for pedido, mas, sendo estudantes ficam com condições adaptadas a essa actividade profissional, não remunerada. :bigsmile: 2 - O server está aberto gratuitamente para testes até Maio, 24/7, embora limitado ao Nascar e GTP (mono sim). Se quiserem experimentar, combina-se, o server definitivo é igual ou melhor, mas enquanto n for alugado n há possibilidade de ter mais dados, para alem da reputação da jolt, da localização e dos dados técnicos que constam do site deles. O que sabemos, por ter experimentado, é que conseguimos pings entre 40-80, e que é para um numero ilimitado de pilotos, com garantia de boas condições até 36 jogadores e em vários sims em simultâneo. 3 - Acho tb que estamos numa fase de lançamento, e que como tal se podem justificar algumas decisões iniciais temporárias que promovam o crescimento da comunidade e não o afastamento de alguém por falta de disponibilidades ou desconfiança. Por ex, ter 1 mês inicial sem obrigações monetárias, para usar e decidir se lhe vale a pena continuar e pagar de acordo com o que ficar definido. Ou outro tipo de atitudes que permitam que o que está verde amadureça, e venha a médio prazo criar raízes que permitam então responsabilizar todos pela sua sustentação. Por enquanto estamos a tentar plantar a coisa e a procurar água para se aguentar. Basicamente, acredito que quando houver ppl e suficientes para pagar o server (150 mensais) o server pode ser alugado, que pode haver um período em que funciona suportado apenas nos fundadores/apoiantes (serão precisos entre 10 a 20), mas que com o tempo todos serão chamados a contribuir com a sua parte para que se possa prosseguir com este grupo. the way I see it... :noworry: Servidor para o SRP? - Rui Lopes - 15-04-2005 agn,Apr 15 2005, 03:14 PM Wrote:the way I see it... :noworry: Ponto 1 - Só não sei como é que validas o facto de o membro x ser estudante ou não. E nem só os estudantes têm dificuldades financeiras :oh:. Ponto 3 - Concordo basicamente com o que tu dizes, excepto na questão de termos 10 ou 15 "gajos" a financiar uma comunidade de 100. Servidor para o SRP? - Artur Nunes - 15-04-2005 dEUS,Apr 15 2005, 05:16 PM Wrote:Ponto 1 - Só não sei como é que validas o facto de o membro x ser estudante ou não. E nem só os estudantes têm dificuldades financeiras :oh:. Talvez por participar à algum tempo numa comunidade (GPLPT) sensacional, que assenta a sua existencia numa grande amizade, franqueza e honestidade pessoal dos seus membros..:noworry::smile: Parto do principio que vai continuar a ser assim, e que quem pode pagar o fará, e quem n pode pagar tb o assumirá, no questions asked. Acho que em geral o ppl, ao ver o que se propoe e o prazer que pode desfrutar pelo facto de isto seguir em frente, vai querer colaborar no que possa. E se não puder, ficará tambem sem ser excluído; assim que possa vai querer contribuir com a sua cota parte. Em geral acho que o ppl vai proceder assim. As excepções, que as há sempre, ficarão assim mesmo... excepções, e confesso n tencionar perder muito tempo com isso. Fica com a consciencia individual de cada. Se tudo correr como esperamos, certamente que n ficarão 15 a financiar 100... nem pouco mais ou menos... pode ser que de inicio o seja, mas rapidamente o numero será maior e as excepções residuais. Acrescento que o contributo de cada, bem como todos os pagamento, despesas etc... ficarão publicados no site, para ser transparente de onde vem e para onde vai. :blink1: Servidor para o SRP? - Vitor Barreto - 15-04-2005 Pois à aspectos que são complicados de controlar, nem tao pouco se fossem possiveis haveria paciencia para o fazer... Servidor para o SRP? - Rui Lopes - 15-04-2005 Pois, mas o meu único problema são os que se encostam. E numa comunidade de 1 sim são capazes de ser poucos, agora numa comunidade multi-sim, como será. Há outro pormenor, se começamos só com facilidades e toda a gente participa, e só mais tarde começamos a por restrições, n sei se a reacção não será pior. Eu sei como reajo quando me oferem uma coisa e depois me começam a tirar bocadinhos :bigsmile: Servidor para o SRP? - Artur Nunes - 15-04-2005 dEUS,Apr 15 2005, 08:57 PM Wrote:Pois, mas o meu único problema são os que se encostam. E numa comunidade de 1 sim são capazes de ser poucos, agora numa comunidade multi-sim, como será. Por ser uma comunidade multi sim não implica mais "penduras"... estamos no essencial a falar do mesmo (sims "a sério", portanto gente séria e apaixonada por correr online em boas condições com colegas e amigos, n estamos a falar de joguinhos "arcade"), até porque muitos de nós vamos estar em vários sims, e n mudamos de cara conforme o sim... :bigsmile: Não menciono facilidades iniciais e depois "tirar o doce".... o que falo e acho correcto é haver um periodo inicial pós adesão de 1 mês que, em querendo, pode ser usado total ou parcialmente para avaliar. Para mim uma taxa de penduras de 10% é o que espero e aceito. :noworry: Servidor para o SRP? - Gil Abobeleira - 15-04-2005 Deixem-me dar aqui a minha opinião (q vale tanto ou menos q qualquer uma dada por vocês): Supondo 170 euros mensais que custa o servidor mais o forúm (será 20 artur? ou é mais?). Isso dá a quantia de 1020 euros por semestre (médio prazo que poderá servir de experiência e suficiente para 10 corridas de uma qualquer liga). Se tivermos 20 jogadores pagantes, isso dá uma quantia de 51 euros por 6 meses para cada jogador, ou seja, 8,5 euros por mês/jogador. No entanto, se formos 60 jogadores (20 no gpl + 20 no lfs s2 + 20 no nascar+mods), conseguir-se-ia algo como 3 euros por mês por pessoa (e mais uns trocos), ou, 18 euros por semestre (o q até nem é muito). O problema é arranjar mesmo esses 60 jogadores dispostos (se calhar até se consegue arranjar mais, haja boa vontade e inteligência).... ou seja, "será que eu vou pagar 20 euros por semestre para correr no GPLPT (ou whatever) se posso correr à pála noutro campeonato qq?" Como fazer com que uma pessoa sinta vontade para pagar.... My ideas: - em primeiro que tudo ver quem está mesmo disponível para pagar; - tentar alargar o leque potencial de jogadores (ver motor e autosport. quem viu a edição desta semana do AS deu de caras com um artigo sobre sims (cof cof CMR2 e WRC4 :( ) de rallyes na Madeira). Sei q isto é difícil, mas teria a sua piada ver alguns pilotos nacionais a tentar correr por aqui (nem que fosse o "zé das batatas" q corre com um "xaso velho" no "campeonato regional sul de rolamentos"). Arranjar um site apelativo, com notícias, artigos + forúm "profissional" são condições mais do que necessárias! - aposto que, se conseguíssemos o que está acima, conseguiríamos arranjar um patrocinador ( q tal virtual-games, q vende produtos de sims em PT, ou então aquela loja no Porto (o cyber sabe qual é) q parece q tb vende material?). - dps disso td, talvez arranjar qq coisa que nos diferencie (o fundo da questão, "como é que eu posso valorizar o meu produto"). PS: Não esquecer nunca na "massa crítica". É ela que muitas vezes significa o sucesso ou insucesso de 1 produto. IMHO, acho que seria necessário alguns 50 jogadores/pagadores |