Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Rampa da Falperra: O regresso esperado
#1
[Image: defaultm.jpg]

Quote:Nove anos depois, o fim-de-semana de 1 e 2 de Maio de 2010, assinala o regresso muito esperado da Rampa da Falperra, uma das mais míticas provas de automobilismo nacional.

Foi em 2001 que pela última vez se ouviram os motores nos poucos mais de cinco quilómetros que o Clube Automóvel do Minho tornou conhecido, não só em termos nacionais, como internacionais.

Escusado será dizer que o interesse em alinhar por parte de equipas e pilotos neste regresso é enorme, ficando bem patente pela excelente lista de inscritos que ultrapassa qualquer das edições anteriores.

A jornada é pontuável para a Taça FIA Internacional de Montanha, Taça FIA Europeia de Montanha, Campeonato de Portugal e de Espanha de Montanha, Troféu Desafio Único, sendo ainda candidata ao Campeonato FIA Históricos de Montanha.

[Image: 21172.jpg]

Apontar favoritos é uma tarefa muito complicada visto as forças em presença, mas há sempre a destacar o espanhol André Vilariño, aos comandos de um Norma M20, até porque se trata de um histórico da prova, tendo-a vencido por três vezes.

Neste linha, também Pedro Salvador, actual campeão nacional de Montanha, que aos comandos de um Juno, não deve deixar os seus créditos por mãos alheias. Destaque também para Patrick Cunha, aos comandos do Laborghini Gallardo, ele que já venceu este ano provas do Campeonato de Portugal de GT.

António Coimbra e António Nogueira, ambos em Porsche GT2, são outras presenças relevantes, bem como Pedro Moreira com um Porsche GT3 e Paulo Ramalho, em Juno.

Na longa lista, dois nomes merecem ainda referência, pois tratam-se de dois veteranos. Rufino Fontes, em Alfa Romeo, e Rui Lages, num Citroen BX GTI.

Depois, há ainda que contar com os interessados do Campeonato de Espanha de Montanha, que devem trazer espectáculo e competição acrescida, para além dos carros do Troféu Desafio Único FEUP, com as suas duas categorias, neste caso, os Fiat Uno e Punto, que também acrescentam uma boas dezenas de pilotos.

Por fim, o Troféu “Fiat em Nós e Acelera”, que apesar de estar no Campeonato Open de Ralis, não quis deixar de realizar uma competição extra nesta Rampa da Falperra.

In Sportmotores.com


Para quem estiver perto de Braga, é de aproveitar WinkWinkWink


Reply
#2
(29-04-2010, 12:20 AM)Gil A. Wrote: [Image: defaultm.jpg]

Quote:Nove anos depois, o fim-de-semana de 1 e 2 de Maio de 2010, assinala o regresso muito esperado da Rampa da Falperra, uma das mais míticas provas de automobilismo nacional.

Foi em 2001 que pela última vez se ouviram os motores nos poucos mais de cinco quilómetros que o Clube Automóvel do Minho tornou conhecido, não só em termos nacionais, como internacionais.

Escusado será dizer que o interesse em alinhar por parte de equipas e pilotos neste regresso é enorme, ficando bem patente pela excelente lista de inscritos que ultrapassa qualquer das edições anteriores.

A jornada é pontuável para a Taça FIA Internacional de Montanha, Taça FIA Europeia de Montanha, Campeonato de Portugal e de Espanha de Montanha, Troféu Desafio Único, sendo ainda candidata ao Campeonato FIA Históricos de Montanha.

[Image: 21172.jpg]

Apontar favoritos é uma tarefa muito complicada visto as forças em presença, mas há sempre a destacar o espanhol André Vilariño, aos comandos de um Norma M20, até porque se trata de um histórico da prova, tendo-a vencido por três vezes.

Neste linha, também Pedro Salvador, actual campeão nacional de Montanha, que aos comandos de um Juno, não deve deixar os seus créditos por mãos alheias. Destaque também para Patrick Cunha, aos comandos do Laborghini Gallardo, ele que já venceu este ano provas do Campeonato de Portugal de GT.

António Coimbra e António Nogueira, ambos em Porsche GT2, são outras presenças relevantes, bem como Pedro Moreira com um Porsche GT3 e Paulo Ramalho, em Juno.

Na longa lista, dois nomes merecem ainda referência, pois tratam-se de dois veteranos. Rufino Fontes, em Alfa Romeo, e Rui Lages, num Citroen BX GTI.

Depois, há ainda que contar com os interessados do Campeonato de Espanha de Montanha, que devem trazer espectáculo e competição acrescida, para além dos carros do Troféu Desafio Único FEUP, com as suas duas categorias, neste caso, os Fiat Uno e Punto, que também acrescentam uma boas dezenas de pilotos.

Por fim, o Troféu “Fiat em Nós e Acelera”, que apesar de estar no Campeonato Open de Ralis, não quis deixar de realizar uma competição extra nesta Rampa da Falperra.

In Sportmotores.com


Para quem estiver perto de Braga, é de aproveitar WinkWinkWink


rampa da falperra 2010, EU VOU! MrGreen
Reply
#3
La estarei Tongue
Reply
#4
ditto
Reply
#5
[Image: Cartaz_Falperra_2010.JPG]

Reply
#6
Sabem se vai dar em directo na TV?
[Image: O_diesel.gif]
Reply
#7
Só se der no Porto Canal, porque na RTP2 não vai dar nada (como acontecia no passado) Sad

Se entretanto souber de mais informação, ponho aqui, Wink

Reply
#8
Fiquei algo decepcionado com os carros inscritos. Metade era unos e puntos... que grande seca.
Reply
#9
Quote:Falperra: Vilariño vence pela quinta vez

Confirmando algum favoritismo que trouxe do primeiro dia, André Vilariño (Norma M20) foi o vencedor da 31ª edição da Rampa da Falperra, que regressou este ano após um interregno de nove anos pelas mãos do Clube Automóvel do Minho.

O piloto espanhol conseguiu inscrever pela quinta vez o seu nome na lista dos vencedores, depois de ter chegado ao lugar mais alto do pódio em 1989, 90, 91 e 92, sendo assim o piloto que mais triunfos tem na prova: “Estou muito satisfeito com mais esta vitória, numa prova que me correu bem, exceptuando apenas na última subida em que tive um pequeno engano com a caixa de velocidades. De resto, foi tudo perfeito e só posso dar os parabéns à organização por ter de novo a Falperra, prova onde me sinto em casa, tal o carinho que o público me dá e por isso saio daqui muito satisfeito, pois também consegui agora a minha quinta vitória neste lindo traçado”.

Numa prova onde o público acorreu em massa, cumprindo a tradição da Falperra, Pedro Salvador (Juno SSE), tudo fez para contrariar o favoritismo de piloto espanhol, que aliás lhe deus os parabéns no final. O actual campeão nacional de montanha, terminou a prova em segundo em termos absolutos, mas venceu em termos nacionais com uma margem folgada sobre o segundo classificado. António Barros (BRC), ficou com este lugar e venceu o Grupo CM, mas teve que suportar a forte pressão de João Portinha (Silver Car), que perdeu o lugar intermédio do pódio por apenas 0,185s.

[Image: 21242.jpg]

António Nogueira (Porsche GT2), foi quarto classificado, mas foi o melhor do Grupo GT. Destaque também para João Fonseca (Radical), primeiro do Grupo C3, e Manuel Ferreira (Mitsubihsi), que levou a melhor no Grupo A. Entre os Históricos 81, foi José Pires (Ford Escort), o vencedor, cabendo posição semelhante a Pedro Fins (Lotus Elan), nos H71. António Rodrigues (Volvo), conquistou o triunfo nos VSH.

No Desafio FEUP 1, que utiliza os Fiat Uno, e FEUP 2, que utiliza os Fiat Punto, mais um dia com uma subida para cada um dos dois pilotos. Nos Uno, Adelino Camelo foi o mais rápido na primeira subida, tendo atrás de si, Hugo Negrais e Joana Magalhães. Na segunda, Ricardo Rocha, Pedro Lemos e José Ferreira, ficaram classificados por esta ordem.

Nos Punto, Filipe Matias conseguiu levar a melhor na primeira subida sobre Tiago Martinho e Jorge Areal. Na última subida, Nuno Duarte venceu, sendo seguido por Pedro Salvador e Filipe Monteiro.

Em termos de Campeonato Espanhol de Montanha, José Lópes (Audi), foi o vencedor, triunfando por pouco mais de um segundo sobre Angel Castro (Seat Toledo). Raul Borreguero (Audi), foi o terceiro classificado. Na Taça, Pedro Roca (Silver Car), levou a melhor, por uma escassa margem, deixando nas posições seguintes Inigo Martinez (BRC) e Oscar Palacio (BRC).

Por fim, no Troféu Fiat em Nós e Acelera, Nuno Reis conseguiu ser o mais rápido nas duas subidas, com Alex Pereira a repetir o segundo posto, o mesmo se passando em relação ao terceiro lugar com António Queiroga.

In Sportmotores

Link para a classificação final: http://cam.stm.pt/falperra2010/index.php...=882&lg=pt

Reply
#10
Já agora, ficam aqui algumas fotos, que "roubei" do seguinte link: http://www.flickr.com/photos/voz_do_berc...3853922279

[Image: 4572221557_1027c7cd94_o.jpg]

[Image: 4572854656_a5bec91e18_o.jpg]

[Image: 4572851978_5724ee8887_o.jpg]

[Image: 4572206575_06c190b6cd_o.jpg]

[Image: 4572822920_1ffb10b009_o.jpg]

[Image: 4572827772_400a6145f0_o.jpg]

[Image: 4572138349_dfd3f3135f_o.jpg]

[Image: 4573955155_61f5bee9e3_o.jpg]

Reply


Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  Rampa Bragança Mário Samões 2 1.764 28-08-2007, 02:41 AM
Last Post: Tiago Moreira
  Rampa Figueiro dos Vinhos Andre Gomes 0 1.345 12-06-2007, 11:08 PM
Last Post: Andre Gomes
  Rampa Serra da Estrela Filipe Mendes 6 3.218 23-05-2007, 09:58 PM
Last Post: Filipe Mendes

Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)