Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Lembram-se do Lada?
#22
ArrayBem Diospiro, defender a DDR como defendes ...... (e já mostraste a tua empatia pelo Chávez na Venezuela:noworry::noworry:).

Só o facto de desvalorizares a opinião de umas pessoas, que sabem mais do que tu ou eu o que se passava na Alemanha pré-queda da cortina de ferro. É o mesmo que dizer que os livros da história pintam o Hitler de maneira muito negra, porque os livros são escritos por pessoas, que têm opiniões, que podem ou não ser tendenciosas (atenção que não estou a passar um pano limpo sobre as atrocidades cometidas por uma Grande Nação, instigadas por um "doente mental" com manias esquizofrénicas de governar o mundo) :noworry:

E quem fala no Hitler, fala também no Nero, o "causador/instigador" do Grande Fogo de Roma, o qual não está comprovado mas é aceite para efeitos práticos.

´[/quote]

Penso que dizer que estive, nos dois posts anteriores, a “defender” a RDA corresponde a uma manipulação absolutamente grosseira do que foi dito. Falou-se primitivamente em espionagem e limitei-me a esclarecer, segundo as informações que tenho, as dimensões e alcance da espionagem que existia na Alemanha de leste e comparei-a com fenómenos análogos que aconteceram e acontecem no resto do mundo. Essa comparação era absolutamente relevante para o que estivemos a discutir. Isso é “defender” a RDA? Penso se trata apenas de uma atitude de rigor, esclarecimento e equilíbrio em relação à compreensão da realidade. Qualquer coisa que seja diferente de uma perspectiva ciclópica corresponde a defender algum sistema em particular? A melhor forma de defender toda a humanidade é através da verdade, não da manipulação ou preconceito. Convém ter noção da composição relativa de cada variável em relação às outras em vez de nos deixarmos limitar por meras figuras de estilo que podem ser enganadoras e transmitir versões adulteradas da realidade.


A questão da Venezuela foi aludida como juízo de valor à minha pessoa, por isso é irrelevante e nem sequer vou falar dela já que, o que está em questão, não sou eu.

Penso também que não “desvalorizei” de forma alguma as opiniões dos teus amigos alemães. O que disse (e penso que fui claro) foi que a nacionalidade não dá nem tira razão a uma pessoa. Neste contexto, a nacionalidade não é argumento que sirva para validar o que quer que seja. Da mesma maneira que há alemães com a opinião que citaste há, igualmente, alemães com opiniões localizadas nos antípodas dessa. Eu próprio conheço alguns desses alemães.

ArrayContinuo sem perceber os ocidentais. Contra nós são cometidas demais atentados às liberdades, semelhantes aos países de leste. No entanto, nada muda, nem existe uma vontade por mudança radical. Mas nos países de leste, mudaram! :alien::alien:Será porque, no fim de contas, a sociedade aberta, baseada no consumismo e na riqueza como base para o bem-estar da população ser o limite atingível pelo ser humano?
Ou será que a ditatura da Maison Blanche (aquele lugar entre Arnage e a linha de meta, que em 1972 passou a ser apenas uma parte do nosso imaginário :biggrinbandit::biggrinbandit:) se aliou a uma raça qualquer alíenígena, suficientemente forte, para conseguir controlar as vontades de grande parte da população?
Será que há um grande "Arquitecto"?
´[/quote]

Não sei, essa é uma pergunta que faria sentido colocar ao criador, se vier a encontrar-me com ele prometo indagar. A “natureza humana”, que acaba por estar implícita no que escreveste neste parágrafo, não serve como argumento para nada, já que nem sequer as teorias mais avançadas em psicologia, psiquiatria ou sociologia se pronunciam sobre ela. Cientificamente, assume-se que nem sequer existe. Concordo com essa definição. Mesmo assim é possível falar em “condição humana” que tem um significado em termos cognitivos completamente distinto, pode servir para fixar objectivos mas nunca fixa limites. Acho que adoptaste uma abordagem teleológica em relação à humanidade e ao seu futuro sem uma base suficientemente sólida. Penso que contém um obstáculo “naturalista” muito importante e que emana do contacto localizado e imediato com aspectos particulares da realidade. Mas, se eventualmente tiveres razão a esse respeito (e acredita que eu ADMITO que possas ter) e o egoísmo, o individualismo, a desigualdade e as injustiças forem o máximo razoável a ser atingido pelos seres humanos então penso que deveríamos todos suicidar-nos por uma questão de dignidade. Por enquanto, ainda acredito que os seres humanos são capazes de muito mais (e de muito menos, também). Sem dúvida que aconteceram importantes transformações na Europa de leste onde, na maioria dos casos (e não estou a DEFENDER nem ACUSAR ninguém) aumentou em larga escala a pobreza, a corrupção e o crime organizado (embora no antigo modelo houvesse outro tipo de organizações criminosas, com isso, concordo), por outro lado também desceu em flecha a esperança média de vida e os indicadores médios de nível de vida. Virtudes do liberalismo económico, suponho (agora sim estou a acusar).

Arnage está no meu imaginário porque foi nesse local que ultrapassei o Vítor Enes e o meu colega de equipa, Hugo Grilo, para uma épica (e, até agora, única) vitória em Le mans. :D

Os atentados às liberdades que sofremos no ocidente, por enquanto, não são ainda sequer uma pequena fracção dos que aconteceram nos países do antigo bloco de leste, mas acompanho-te nessa preocupação.

ArrayOu será que a Sociedade, defendida pelo Socialista (e ingénuo, diria eu) Rousseau como sendo podre, corrompe o Homem, obrigando-o a consumir tudo o que o vizinho já tem, ou vai ter? Bah, vamos-nos deixar de materialismos. :biggrinbandit::biggrinbandit:
Mas antes há que ganhar para uma casa grande com garagem... E de preferência com um Turismo a Diesel com muitos cavalos (para poder puxar 1800 kg de metal, ar condicionado, computadores xpto, etc). E, na casa grande, arranjar um simconmotion, 3 ecrãs e um volante e pedais da frex para completar o ramalhete.
Depois há que encher o guarda-fatos de....fatos de $1000 da Hugo Boss, polos de $100 da Fred Perry, sapatilhas de $90 da Puma...
E claro, gastar $400 num iPhone, depois de já se ter gasto $350 num iPod e $450 num BlackBerry
....[/quote]

Bem, Rousseau não foi socialista nenhum, quanto muito, foi um antecessor do socialismo, ou um seu percursor, mas penso que nem isso, na minha humilde opinião. É natural que as suas concepções anti-científicas e, acima de tudo, moralizadoras em relação à ciência e às sociedades (chegando mesmo a defender ideias de regressão tecnológica, pelo seu efeito "disruptor") hoje nos pareçam pueris, mas é preciso notar que são ideias elucubradas no século XVIII. Entretanto ganhámos acesso a informação que não existia nessa altura. O materialismo é uma realidade inevitável para todos os seres humanos, na medida em que vivemos num universo físico as necessidades materiais são-nos imanentes, essa ideia não é minimamente contraditória com qualquer sistema diferente do capitalista. Os valores do individualismo que são inculcados estrategicamente nas sociedades e que levam ao sistema ultra-competitivo, desigual e insalubre que conhecemos hoje e que descreveste é que são, sim, deliberadamente estimulados pela lógica neo-liberalista, mas não vejo isso como “corromper” os seres humanos, não vejo o mundo em termos de “puro” ou “impuro” ou de “bom” e “mau”.

ArrayNão sei, lá para os 70 anos, acho que me posso libertar dos materialismos.:lol2:[/quote]

Com tanta poeira das rodas de trás dos outros carros a entrar no organismo, achas que lá chegas? :D

Kidding.

Bater na madeira.
[Image: celeritas_sig.png]
Reply


Messages In This Thread
Lembram-se do Lada? - by David Costa - 28-08-2007, 11:24 PM
Lembram-se do Lada? - by jazzda - 28-08-2007, 11:35 PM
Lembram-se do Lada? - by diospiro_verde - 29-08-2007, 12:30 AM
Lembram-se do Lada? - by venes - 29-08-2007, 08:07 PM
Lembram-se do Lada? - by Alexandre Caetano - 29-08-2007, 08:38 PM
Lembram-se do Lada? - by Jonny_Bazokaton - 29-08-2007, 09:20 PM
Lembram-se do Lada? - by jazzda - 29-08-2007, 09:26 PM
Lembram-se do Lada? - by Gil A. - 29-08-2007, 10:37 PM
Lembram-se do Lada? - by Luis Azinheira - 29-08-2007, 10:45 PM
Lembram-se do Lada? - by CManzini - 29-08-2007, 11:14 PM
Lembram-se do Lada? - by diospiro_verde - 30-08-2007, 02:27 AM
Lembram-se do Lada? - by Gil A. - 30-08-2007, 08:27 AM
Lembram-se do Lada? - by Marco - 30-08-2007, 09:37 AM
Lembram-se do Lada? - by diospiro_verde - 30-08-2007, 11:35 AM
Lembram-se do Lada? - by Berto Carvalho - 30-08-2007, 12:01 PM
Lembram-se do Lada? - by diospiro_verde - 30-08-2007, 12:10 PM
Lembram-se do Lada? - by Gil A. - 01-09-2007, 11:42 AM
Lembram-se do Lada? - by diospiro_verde - 01-09-2007, 01:39 PM
Lembram-se do Lada? - by Gil A. - 01-09-2007, 02:02 PM
Lembram-se do Lada? - by diospiro_verde - 01-09-2007, 02:28 PM
Lembram-se do Lada? - by Gil A. - 01-09-2007, 05:00 PM
Lembram-se do Lada? - by diospiro_verde - 01-09-2007, 06:24 PM
Lembram-se do Lada? - by Gil A. - 01-09-2007, 07:52 PM
Lembram-se do Lada? - by diospiro_verde - 01-09-2007, 09:14 PM
Lembram-se do Lada? - by Gil A. - 01-09-2007, 10:34 PM
Lembram-se do Lada? - by diospiro_verde - 01-09-2007, 10:47 PM
Lembram-se do Lada? - by diospiro_verde - 02-09-2007, 01:45 PM

Forum Jump:


Users browsing this thread: 4 Guest(s)