22-03-2008, 02:15 PM
ArrayComo revela algum desconhecimento sobre a forma como é gerida uma escola (e não é deixado ao critério discricionário de ninguém, professor, auxiliar, pai ou aluno), lembro-lhe que cada escola/agrupamento tem de elaborar o seu Regulamento Interno, onde são devidamente estabelecidas as normas pelas quais todos se têem de guiar. Este Regulamento Interno é aprovado pela Assembleia da Escola, que tem representantes dos pais, e é tornado publico e entregue aos pais no acto da matricula do seu educando e tambem facultado aos alunos no inicio do ano escolar. Todos têm o dever de o ler e respeitar.
Por ex, lemos no Regulamento Interno da EB23 D Dinis, de Leiria, página 58:
k) Não utilizar telemóvel ou qualquer outro equipamento de comunicação / jogos, mantendo-os desligados no decurso das actividades escolares. Ao professor, é reservado o direito de retirar o objecto ao infractor em caso de utilização indevida, sendo posteriormente restituído ao Encarregado de Educação;
Aqui, o docente apenas tem de cumprir o que está estabelecido, discutido e aprovado pelo orgão máximo de gestão de uma escola, a assembleia, onde participam os pais. Não tem que ser o professor "porreiro" que até deixa ao aluno a liberdade de sair da sala quando quer por qualquer motivo, certamente apoiado por bons exemplos e praticas das escolas e sistemas mais evoluídos dos países da UE. Nisto, receio que sejamos originais... :blink1:
É claro que numa escola privada, as tais dos "rankings", nem tal (desrespeitar um regulamento) passaria pela cabeça dos alunos/encarregados de educação, nem o verdadeiro problema do video (o desrespeito por um membro da comunidade escolar, no caso docente, mas que podia também ser auxiliar ou colega aluno) seria tolerado sem o convite imediato a sair pela porta por onde entrou (vulgo expulsão), sem apelo, recurso ou desculpa.
Em relação ao aproveitamento escolar ser exclusivamente medido por papeis e testes, em muitas áreas e disciplinas tal não é de todo possivel e em todo o caso traduz uma visão (recorrente na sociedade portuguesa) de total desvalorização da função social da escola. No fundo, o cerne do problema não é?
O problema principal para que o video aponta é a impunidade e alarvidade (com a complacencia geral) dos comportamentos e atitudes de grande parte dos jovens e adultos, que se não reduz à sala de aula ou ao edifício escolar mas que atravessa diversas situações e ambientes, desde a forma como se conduz, se passam os semáforos vermelhos de limite de velocidade e estaciona no nosso país, à forma como se está numa sala de cinema a ver um filme (e a falar alto e ao telefone, e a enviar sms e a atirar pipocas uns aos outros e a sujar o chão...), como se fuma em ambientes fechados com não-fumadores e crianças/bebés a levarem com o fumo ou à forma alienada como se discute e se insulta e se ataca e magoa por causa de um jogo de futebol.
O problema do vídeo não é o telemóvel, mas não deixa de ser significativo que se queira levar a coisa para esse lado, mais uma vez evitando encarar as coisas de frente e desresponsabilizando e desculpando os meninos (e adultos...) sob a desculpa da "liberdade" desde que "não incomode"... claro que os originadores das situações pensam sempre que não incomodam ("estou estacionado no lugar dos deficientes ou na passadeira dos peões, mas não vejo que esteja a incomodar ninguem!")...
Somos bem um país do 3º Mundo que por acaso está geograficamente na Europa. :embarrest:
ps: Sobre o que diz o Filipe Santos, é sintomático: "<span style="color:#4169E1">Se um stor pedir pra lhe dar o movel eu prefiro sair da sala do que tar a arranjar problemas." Leia-se: se sair da sala não se passa nada (falta, comunicação aos EE, sanção disciplinar, chumbo...), não há problema nenhum... Lindo.[/quote]
Agree a 200% :noworry::noworry::noworry:
Por ex, lemos no Regulamento Interno da EB23 D Dinis, de Leiria, página 58:
k) Não utilizar telemóvel ou qualquer outro equipamento de comunicação / jogos, mantendo-os desligados no decurso das actividades escolares. Ao professor, é reservado o direito de retirar o objecto ao infractor em caso de utilização indevida, sendo posteriormente restituído ao Encarregado de Educação;
Aqui, o docente apenas tem de cumprir o que está estabelecido, discutido e aprovado pelo orgão máximo de gestão de uma escola, a assembleia, onde participam os pais. Não tem que ser o professor "porreiro" que até deixa ao aluno a liberdade de sair da sala quando quer por qualquer motivo, certamente apoiado por bons exemplos e praticas das escolas e sistemas mais evoluídos dos países da UE. Nisto, receio que sejamos originais... :blink1:
É claro que numa escola privada, as tais dos "rankings", nem tal (desrespeitar um regulamento) passaria pela cabeça dos alunos/encarregados de educação, nem o verdadeiro problema do video (o desrespeito por um membro da comunidade escolar, no caso docente, mas que podia também ser auxiliar ou colega aluno) seria tolerado sem o convite imediato a sair pela porta por onde entrou (vulgo expulsão), sem apelo, recurso ou desculpa.
Em relação ao aproveitamento escolar ser exclusivamente medido por papeis e testes, em muitas áreas e disciplinas tal não é de todo possivel e em todo o caso traduz uma visão (recorrente na sociedade portuguesa) de total desvalorização da função social da escola. No fundo, o cerne do problema não é?
O problema principal para que o video aponta é a impunidade e alarvidade (com a complacencia geral) dos comportamentos e atitudes de grande parte dos jovens e adultos, que se não reduz à sala de aula ou ao edifício escolar mas que atravessa diversas situações e ambientes, desde a forma como se conduz, se passam os semáforos vermelhos de limite de velocidade e estaciona no nosso país, à forma como se está numa sala de cinema a ver um filme (e a falar alto e ao telefone, e a enviar sms e a atirar pipocas uns aos outros e a sujar o chão...), como se fuma em ambientes fechados com não-fumadores e crianças/bebés a levarem com o fumo ou à forma alienada como se discute e se insulta e se ataca e magoa por causa de um jogo de futebol.
O problema do vídeo não é o telemóvel, mas não deixa de ser significativo que se queira levar a coisa para esse lado, mais uma vez evitando encarar as coisas de frente e desresponsabilizando e desculpando os meninos (e adultos...) sob a desculpa da "liberdade" desde que "não incomode"... claro que os originadores das situações pensam sempre que não incomodam ("estou estacionado no lugar dos deficientes ou na passadeira dos peões, mas não vejo que esteja a incomodar ninguem!")...
Somos bem um país do 3º Mundo que por acaso está geograficamente na Europa. :embarrest:
ps: Sobre o que diz o Filipe Santos, é sintomático: "<span style="color:#4169E1">Se um stor pedir pra lhe dar o movel eu prefiro sair da sala do que tar a arranjar problemas." Leia-se: se sair da sala não se passa nada (falta, comunicação aos EE, sanção disciplinar, chumbo...), não há problema nenhum... Lindo.[/quote]
Agree a 200% :noworry::noworry::noworry: