Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Artigo sobre o futuro do desporto automóvel
#4
ArrayLembro-me para aí de 15 circuitos do Campeonato do Mundo onde isso bem que poderia acontecer :biggrinbandit::biggrinbandit::biggrinbandit:

Ouvi dizer que o Nordscheleife ainda estava de pé (em 67 corriam lá, em 76 também). As estradas em Spa também continuam abertas ao tráfego. E se fôr preciso, há uma recta no meio de França, com 5 kms, que também está aberta ao tráfego 360 dias por ano :biggrinbandit:
As pessoas sabem lá qual é o carro mais caro e gastador nos rallyes? Provavelmente, nem os engenheiros da Prodrive o saberão :bigsmile: E o conceito de poupança está presente, até no "ai god forgives" F1, quanto mais poupares, menos tens de encher o depósito :rolleyes:
Diria o mesmo da Honda, Toyota, Red Bull, Minardi, Jordan, Ligier, Scuderia Italia, Zakspeed.... and the list goes on and on...
Diria o mesmo da F1 :noworry:
Diria o mesmo da F1 :noworry:
Agradece ao tio Bernie, que nos anos 70, pegou o touro pelos cornos e tornou a F1 aquele espectáculo comercial que é... Ah, e deixa estar que nos EUA, a F1 chama-se Nascar e só se converteram a gasolina sem chumbo em 2008 (ainda andam a carburadores :confused::confused::confused:).
E porque é que não haveria de ser?! :rolleyes:Não é onde a maioria dos grandes constructores enterram orçamentos superiores a € 100 Milhões anualmente (que burros os gajos da VAG e da General Motors, não querem brincar na F1 :bigsmile:)? Porque não investir parte desse dinheiro, não em marketing, mas em R&D? O que é melhor para o mundo, um motor spec F1, com 2400 cm3, V8, com 800 cv e que consome 60 litros aos 100 km, ou um motor com, sei lá, pode ser V12 de 7 litros ou 3,6litros duplo-turbo, ou um motor que usa biodísel de 5,5 litros V12, com os mesmos 800 cavalos, mas que gasta apenas 30 litros aos 100?
Não deves ver o mesmo Dakar que eu... :noworry::noworry::noworry:Porque não vejo em quê que os Race Touareg ou o Pajero têm a ver com os modelos de estrada... quiçá o nome :noworry:
E no entanto continua a ser o desporto automóvel mais mediático, tão mediático que o Schummi adora os EUA, porque pode ir a um Wal-Mart sem que ninguém o conheça :bigsmile:
E achas mesmo que o público quer pagar €5 por litro, que é o verdadeiro custo económico da gasolina?! Mais fácil será acabar com aquela coisa poluidora e que não contribui em nada para se gastar energia mais eficientemente... Ahhh, mas isto já está a acontecer. Quantos circuitos por essa Europa fora estão cada vez com mais problemas por causa dos residentes que moram nas redondezas e se queixam do som (mesmo se o circuito já lá estava à muito?! :wondering::confused:)[/quote]
Não sabia que se corria F1 "numa recta de 5Kms" em França (não é uma poupadissima corrida de 24h (!) que lá se corre?... ou no Nordscheleife, ou no Spa antigo.. Tou corrigido.

Exactamente, as pessoas "sabem lá qual é o carro mais caro e gastador nos rallyes"... e nas outras modalidades!... tal a importância que dão a esse problema.. Autocorrigiste-te.

Na fórmula 1, os carros concorrem todos na mesma categoria, e as diferenças são na casa dos segundos, no máximo 5 segundos por volta. Mais uma vez, para poder argumentar, foges à realidade: referia-me ao N carros de N categorias diferentes com N diferenças que afectam a perfomance relativa em muitos segundos, para não falar da categoria dos pilotos. Isto nas provas de Endurance, as tais poupadinhas de 6 a 24 horas. Corrigi-te.

Não tenho que agradecer nada ao "teu" tio (só se for teu, porque meu não é...) porque antes dele meter o bedelho já eu (falava no post por mim, por ti obviamente que não) tinha a paixão pela F1 dos 60 e anterior, que ficou até hoje. Por acaso a agradecer a alguem foi ao antigo jornal Motor e à RTP que não sei por que carga dágua transmitia em directo as provas, isto quando sabemos a notoriedade da F1 nos nossos vizinhos (por estas e por outras estarei sempre grato ao D. Afonso Henriques).

Vou-te explicar mais uma vez devagarinho: poupança de economia e progressos nos carros do nosso dia a dia não é, não foi, mas com experts como tu e o teu tio Bernie é possível que venha a ser o objectivo da F1, foi feita para correr e ser mais rápido ponto final. Querem introduzir isso no desporto automóvel? Façam isso, comecem pelas categorias mais divulgadas, pelas corridas em que há às centenas por ano em todo o mundo, não numa modalidade especializada que, durante todo o ano, consiste em 17 provas por 22 carros em circuitos preparados para o efeito. Estou para ver a factura poluente e ecológica de uma época de F1 em comparação com o Paris Dakar (500 carros + comitiva durante 8000 kms. Ah! esqueci-me, já não há Dakar,. agora são 3! ou de uma prova de 24 horas, 5000kms feita por 55 carros (5000 kms é a totalidade de Kms de uma época de F1, com metade dos carros...)

Gostei dessa de apresentar o impacto mediático ou a notoriedade de uma modalidade baseado numa sondagem do Wal Mart, nos "cultos" USA. Como sabes existe uma modalidade residual, sem qualquer interesse e practicamente sem publico que se chama futebol. Como é que eu sei? O Ronaldinho, o Kaká, o Cristiano Ronaldo e o Gerrard disseram-me que estiveram como turistas nos USA, passearam por vários Wal Marts e McDonalds etc... e ninguem os reconheceu.

Mas gostei de saber uma coisa: vou agradecer às empresas de extracção petrolífera, às distribuidoras e gasolineiras e ao estado portugues, porque percebi que sem eles abdicarem dos seus lucros e impostos, se eles não estivessem a nos subsidiar, estaríamos a pagar o litro da gasolina a 5€, em vez do euro e meio que pagamos aqui e substancialmente menos nos USA, onde já ninguem quer descobrir poços de petróleo ou estar nesse negócio, só de pensar no apoio social que são forçados a dar à população, vendendo o produto com esse prejuízo. Bem hajam, estou demasiado comovido para continuar.

Finalizo contudo concordando com a parte do ruído: aqui nas redondezas tambem me queixo do mesmo, é insuportável. :biggrinbandit:
..................................................................................................................
I know you believe you understand what you think I said, but I am not sure you realize that what you heard is not what I meant....Sleepy
.................................................................................................................
Reply


Messages In This Thread
Artigo sobre o futuro do desporto automóvel - by Artur Nunes - 05-02-2008, 10:46 PM

Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  "Que Grande Máquina" - Fórum sobre desportos motorizados Gonçalo Araújo 1 2.353 21-03-2013, 01:29 AM
Last Post: Gonçalo Araújo
Tongue 42º circuito automovel de vila real imback 4 2.651 27-07-2009, 12:27 PM
Last Post: romaolp
  Abaixo-assinado - Mais desporto automóvel na RTP Ricardo Rodrigues 6 3.128 10-02-2008, 05:45 PM
Last Post: Gil A.

Forum Jump:


Users browsing this thread: 4 Guest(s)