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Artigo sobre o futuro do desporto automóvel
#3
ArrayPara mim a F1 deve ser considerada um desporto como o futebol: industria e comércio desportivo, tendo uma fina linha de ligação com o desporto, na verdadeira acepção do termo.
Em suma: é um espectáculo.

O que é que esteve na origem dele e as pessoas querem ver ao ver F1? Os carros e os pilotos mais velozes ou melhores, os mais rápidos, nos carros mais perfomantes em circuitos (dispendiosos, vamos todos deitá-los abaixo e aproveitar as nossas estradas, porque não? Haverá maior desperdício que um circuito feito apenas para... correr e gastar combustível?:suspicious:) para, no fim da prova, celebrar o ou os carros e pilotos que conseguem o seguinte objectivo: chegar na frente, ser o mais rápido. Não o mais económico, o mais bonito ou o mais tecnicamente avançado, apenas o mais rápido.[/quote]

Lembro-me para aí de 15 circuitos do Campeonato do Mundo onde isso bem que poderia acontecer :biggrinbandit::biggrinbandit::biggrinbandit:

Ouvi dizer que o Nordscheleife ainda estava de pé (em 67 corriam lá, em 76 também). As estradas em Spa também continuam abertas ao tráfego. E se fôr preciso, há uma recta no meio de França, com 5 kms, que também está aberta ao tráfego 360 dias por ano :biggrinbandit:

ArrayVoltando ao desporto automóvel.. quem é que as pessoas querem ver ganhar num rallye?
O que chega ao fim na frente, com o carro mais rápido, mais caro e mais gastador..., na Resistencia e Endurance?... o Audi ou antigamente o Porshe, Matra ou Ford GT40 que chega ao fim com mais Kms (mais rápido).. não o que gastou menos, fez menos paragens nas boxes ou mostrou menos avarias.[/quote]

As pessoas sabem lá qual é o carro mais caro e gastador nos rallyes? Provavelmente, nem os engenheiros da Prodrive o saberão :bigsmile: E o conceito de poupança está presente, até no "ai god forgives" F1, quanto mais poupares, menos tens de encher o depósito :rolleyes:

ArrayNos rallyes e nas provas de endurance tambem participam carros muito proximos da produção, conduzidos por pilotos dedicados semi ou mesmo amadores, com pouco budget, perfomances naturalmente inferiores e hipóteses de ganhar reduzidas, embora comparativamente façam muitas vezes provas heroicas de estoicismo, conseguindo níveis de desempenho (relativamente aos outros e aos gastos e consumos) notáveis.
O que é o publico em geral pensa deles, como é que os valoriza, que notoriedade conseguem?
Zero, nada, ninguem sabe sequer que existem ou o que fizeram ou em que lugares ficaram.[/quote]

Diria o mesmo da Honda, Toyota, Red Bull, Minardi, Jordan, Ligier, Scuderia Italia, Zakspeed.... and the list goes on and on...

ArrayOs outros prémos e troféus que existem não têm qualquer impacto junto dos media e mesmo de algumas pessoas adeptas do automobilismo.
Em circuito, em rallye, raid, montanha, etc... o que interessa ao grande publico e o que fica são os vencedores absolutos. O resto é decoração.[/quote]

Diria o mesmo da F1 :noworry:

ArrayComo nas mui competivivas corridas tipo Lemans, em que existem duas ou tres equipas com 4 a 6 carros que lutam pela vitória, e depois uns 40 a 50 carros que alinham para compor a grelha e evitar o tédio absoluto de espectadores e telespectadores.[/quote]

Diria o mesmo da F1 :noworry:

ArrayMas lá está... com todas as modalidades desportivas que existem, saudáveis e ecologicamente correctas, logo haviamos de gostar (?) de corridas de automóveis.
E das corridas de automóveis, de todos os tipos e feitios, a que atrai mais o nosso tempo e atenção (paixão) havia logo de ser a insolente F1. :bigsmile:[/quote]

Agradece ao tio Bernie, que nos anos 70, pegou o touro pelos cornos e tornou a F1 aquele espectáculo comercial que é... Ah, e deixa estar que nos EUA, a F1 chama-se Nascar e só se converteram a gasolina sem chumbo em 2008 (ainda andam a carburadores :confused::confused::confused:).

ArrayE de todos os tipos de provas, classes, séries, campeonatos, ligas e troféus por este Mundo fora, querem que a F1 seja a ponta de lança da inovação, jã não em termos de tecnologia de corrida e de perfomance pura, mas em termos de poupança!! LOL.[/quote]

E porque é que não haveria de ser?! :rolleyes:Não é onde a maioria dos grandes constructores enterram orçamentos superiores a € 100 Milhões anualmente (que burros os gajos da VAG e da General Motors, não querem brincar na F1 :bigsmile:)? Porque não investir parte desse dinheiro, não em marketing, mas em R&D? O que é melhor para o mundo, um motor spec F1, com 2400 cm3, V8, com 800 cv e que consome 60 litros aos 100 km, ou um motor com, sei lá, pode ser V12 de 7 litros ou 3,6litros duplo-turbo, ou um motor que usa biodísel de 5,5 litros V12, com os mesmos 800 cavalos, mas que gasta apenas 30 litros aos 100?

ArrayIsto é, com os raids, rallyes, rampas, resistencia, TT's etc... que bem podem contribuir (contribuem?) para tornar os carros de produção corrente (em que supostamente se baseiam e procuram depois capitalizar nas vendas) mais avançados em termos de segurança, fiabilidade e economia, insiste-se em teimar que é à F1 que compete dar o principal exemplo![/quote]

Não deves ver o mesmo Dakar que eu... :noworry::noworry::noworry:Porque não vejo em quê que os Race Touareg ou o Pajero têm a ver com os modelos de estrada... quiçá o nome :noworry:

ArrayCom frezzes de evolução nos motores por 10 (?!?!?) anos, budgets limitados, ECU's, regulamentos e constrangimentos técnicos que devem pesar toneladas, mais isto e aquilo, qualquer dia chama-se FZero, zero de interesse, zero de publico e zero de missão: eleger o Campeão Mundial de Velocidade.
Era isso não era a F1? Era...[/quote]

E no entanto continua a ser o desporto automóvel mais mediático, tão mediático que o Schummi adora os EUA, porque pode ir a um Wal-Mart sem que ninguém o conheça :bigsmile:

Arrayps3: quase que apostaria que todos os helis, aviões, equipas TV, transportes do publico etc.. que se movimentam ao longo de cada GP são mais poluidores e gastadores que os 20 carros que fazem a prova. Solução: eliminem-se as provas, aliás, deixe-se de fazer qualquer actividade humana sem antes ser feito um estudo de impacte ambiental. Enquanto isto se passa e atrai o pessoal, as verdadeiras e grandes questões passam ao lado no meio do desinteresse geral e do lucro colossal de alguns... poeira nos olhos.[/quote]

E achas mesmo que o público quer pagar €5 por litro, que é o verdadeiro custo económico da gasolina?! Mais fácil será acabar com aquela coisa poluidora e que não contribui em nada para se gastar energia mais eficientemente... Ahhh, mas isto já está a acontecer. Quantos circuitos por essa Europa fora estão cada vez com mais problemas por causa dos residentes que moram nas redondezas e se queixam do som (mesmo se o circuito já lá estava à muito?! :wondering::confused:)

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Artigo sobre o futuro do desporto automóvel - by Gil A. - 05-02-2008, 09:30 PM

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