Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Artigo sobre o futuro do desporto automóvel
#2
Para mim a F1 deve ser considerada um desporto como o futebol: industria e comércio desportivo, tendo uma fina linha de ligação com o desporto, na verdadeira acepção do termo.
Em suma: é um espectáculo.

O que é que esteve na origem dele e as pessoas querem ver ao ver F1? Os carros e os pilotos mais velozes ou melhores, os mais rápidos, nos carros mais perfomantes em circuitos (dispendiosos, vamos todos deitá-los abaixo e aproveitar as nossas estradas, porque não? Haverá maior desperdício que um circuito feito apenas para... correr e gastar combustível?:suspicious:) para, no fim da prova, celebrar o ou os carros e pilotos que conseguem o seguinte objectivo: chegar na frente, ser o mais rápido. Não o mais económico, o mais bonito ou o mais tecnicamente avançado, apenas o mais rápido.
No futebol? Não a equipa que joga melhor, a mais forte ou a que marca mais cantos e livres... apenas a que ganha o jogo no fim.

Voltando ao desporto automóvel.. quem é que as pessoas querem ver ganhar num rallye?
O que chega ao fim na frente, com o carro mais rápido, mais caro e mais gastador..., na Resistencia e Endurance?... o Audi ou antigamente o Porshe, Matra ou Ford GT40 que chega ao fim com mais Kms (mais rápido).. não o que gastou menos, fez menos paragens nas boxes ou mostrou menos avarias.

Nos rallyes e nas provas de endurance tambem participam carros muito proximos da produção, conduzidos por pilotos dedicados semi ou mesmo amadores, com pouco budget, perfomances naturalmente inferiores e hipóteses de ganhar reduzidas, embora comparativamente façam muitas vezes provas heroicas de estoicismo, conseguindo níveis de desempenho (relativamente aos outros e aos gastos e consumos) notáveis.
O que é o publico em geral pensa deles, como é que os valoriza, que notoriedade conseguem?
Zero, nada, ninguem sabe sequer que existem ou o que fizeram ou em que lugares ficaram.
Os outros prémos e troféus que existem não têm qualquer impacto junto dos media e mesmo de algumas pessoas adeptas do automobilismo.
Em circuito, em rallye, raid, montanha, etc... o que interessa ao grande publico e o que fica são os vencedores absolutos. O resto é decoração.
Como nas mui competivivas corridas tipo Lemans, em que existem duas ou tres equipas com 4 a 6 carros que lutam pela vitória, e depois uns 40 a 50 carros que alinham para compor a grelha e evitar o tédio absoluto de espectadores e telespectadores.

Mas lá está... com todas as modalidades desportivas que existem, saudáveis e ecologicamente correctas, logo haviamos de gostar (?) de corridas de automóveis.
E das corridas de automóveis, de todos os tipos e feitios, a que atrai mais o nosso tempo e atenção (paixão) havia logo de ser a insolente F1. :bigsmile:
E de todos os tipos de provas, classes, séries, campeonatos, ligas e troféus por este Mundo fora, querem que a F1 seja a ponta de lança da inovação, jã não em termos de tecnologia de corrida e de perfomance pura, mas em termos de poupança!! LOL.
Isto é, com os raids, rallyes, rampas, resistencia, TT's etc... que bem podem contribuir (contribuem?) para tornar os carros de produção corrente (em que supostamente se baseiam e procuram depois capitalizar nas vendas) mais avançados em termos de segurança, fiabilidade e economia, insiste-se em teimar que é à F1 que compete dar o principal exemplo!

Com frezzes de evolução nos motores por 10 (?!?!?) anos, budgets limitados, ECU's, regulamentos e constrangimentos técnicos que devem pesar toneladas, mais isto e aquilo, qualquer dia chama-se FZero, zero de interesse, zero de publico e zero de missão: eleger o Campeão Mundial de Velocidade.
Era isso não era a F1? Era...

ps: sempre fui contra os reabastecimentos, era uma forma correcta de limitar o grau de potencia do carro e, para mim, principalmente, uma forma de não existirem vencedores por ultrapassagens nas boxes ou estratégia de corrida... ou se ganhava na pista no tempo que demorava a fazer os 300kms ou não. Nesse tempo todos saudaram a medida como "boa para o espectáculo"...
ps2: já viram se agora a FIFA ou a UEFA começasse a limitar os bugets das equipas tipo Milão, Real ou United (Chelsea...), a impor restrições aos equipamentos e a obrigar os jogadores a pagarem uma superliçença para puderem jogar nos jogos da Champions? :cheesy:
ps3: quase que apostaria que todos os helis, aviões, equipas TV, transportes do publico etc.. que se movimentam ao longo de cada GP são mais poluidores e gastadores que os 20 carros que fazem a prova. Solução: eliminem-se as provas, aliás, deixe-se de fazer qualquer actividade humana sem antes ser feito um estudo de impacte ambiental. Enquanto isto se passa e atrai o pessoal, as verdadeiras e grandes questões passam ao lado no meio do desinteresse geral e do lucro colossal de alguns... poeira nos olhos.
..................................................................................................................
I know you believe you understand what you think I said, but I am not sure you realize that what you heard is not what I meant....Sleepy
.................................................................................................................
Reply


Messages In This Thread
Artigo sobre o futuro do desporto automóvel - by Artur Nunes - 05-02-2008, 08:55 PM

Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  "Que Grande Máquina" - Fórum sobre desportos motorizados Gonçalo Araújo 1 2.353 21-03-2013, 01:29 AM
Last Post: Gonçalo Araújo
Tongue 42º circuito automovel de vila real imback 4 2.651 27-07-2009, 12:27 PM
Last Post: romaolp
  Abaixo-assinado - Mais desporto automóvel na RTP Ricardo Rodrigues 6 3.128 10-02-2008, 05:45 PM
Last Post: Gil A.

Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)